dcsimg

Saiba como virar padre

É preciso estudar bastante para ser padre. Veja os cursos que você deve fazer para assumir esse importante papel na comunidade!

padre

A profissão de padre é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e integra a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O papel social deste profissional é extremamente importante. Além de reproduzir ensinamentos da fé cristã, ele presta suporte emocional e espiritual à comunidade.

São necessários anos de estudo para ser ordenado padre. Os requisitos podem variar de acordo com os preceitos de cada comunidade cristã. Geralmente, quem quer virar padre precisa frequentar um seminário e estudar Filosofia e Teologia.

A rotina de um padre é muito diferente do dia a dia das profissões mais conhecidas. Quem tem esta vocação encontra neste trabalho uma realização de vida e a perspectiva de um futuro estável.

Conheça mais de perto esta atividade e o que você precisa estudar para virar padre!

O trabalho do padre

Quem opta pela carreira de padre precisa ter realmente uma vocação para este trabalho, pois ele possui características bem singulares, que variam um pouco dependendo da paróquia.

Na maioria dos casos, os padres devem estar preparados para atender à comunidade em qualquer dia ou horário, morar na igreja ou perto dela e viver com uma ajuda de custo. Eles têm suas despesas básicas custeadas e recebem uma quantia extra em dinheiro, uma espécie de salário, proporcional à situação financeira da paróquia que atendem. Os valores não costumam ser altos, ficam entre dois e três salários mínimos.

O maior retorno da profissão de padre não é o financeiro. Este profissional se realiza com as transformações sociais que ele provoca por meio dos ensinamentos da palavra cristã.

Na igreja católica, a religião mais expressiva no Brasil, o padre tem a responsabilidade de ouvir e orientar os fiéis e realizar os sacramentos, que são os ritos sagrados desta doutrina. Confira quais são eles:

  • Batismo
  • Confirmação
  • Eucaristia
  • Penitência
  • Unção dos Enfermos
  • Ordem
  • Matrimônio

O que estudar para virar padre

No geral, são necessários oito anos de estudos para completar a formação exigida para a ordenação de um padre. Existem dois caminhos para quem deseja seguir esta carreira:

  1. Entrar num seminário logo que concluir o Ensino Médio

O processo de introdução ao seminário, uma instituição voltada à formação de padres, é chamado de período Propedêutico. Neste período, que dura cerca de um ano, os jovens participam de algumas atividades no seminário e estudam História, Latim e Cantos Gregorianos, entre outras disciplinas. Se a adaptação for positiva e a vocação for confirmada, os alunos seguem para uma segunda fase, na qual vão estudar Filosofia durante três anos e depois Teologia, durante mais quatro anos.

  1. Fazer uma faculdade de Filosofia ou Teologia e depois seguir os estudos num seminário

Muitos padres iniciaram seus estudos com um curso superior. É possível entrar para um seminário depois de ter concluído uma graduação em Filosofia ou Teologia. Nestes casos, o tempo de estudo no seminário é bastante reduzido. É preciso procurar a paróquia onde você deseja atuar para avaliar as condições de validação do curso que você concluiu ou que deseja fazer.

Como são os cursos que formam padres

Os cursos superiores de Filosofia e Teologia formam profissionais com diferentes aptidões. Entre eles, estão aqueles que desejam seguir a carreira de padre. Conheça as principais características de cada um destes cursos:

Filosofia

A graduação em Filosofia tem duração média de quatro anos e é oferecida nas modalidades presencial e a distância. Existem cursos de bacharelado e licenciatura – estes últimos voltados à formação de professores. O currículo desta graduação é composto essencialmente por disciplinas teóricas e exige o estudo das principais obras de pensadores e filósofos consagrados.

Os alunos que optam pela licenciatura em Filosofia devem realizar um estágio obrigatório, lecionando na educação básica. No bacharelado, os alunos precisam apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Veja algumas das disciplinas mais comuns do curso de Filosofia:

  • História da Filosofia
  • Ética
  • Estética
  • Filosofia da Ciência
  • Filosofia da Linguagem
  • Teoria do Conhecimento
  • Teoria das Ciências Humanas

Teologia

O curso de Teologia dura em média quatro anos e é oferecido nas modalidades presencial e a distância. Assim como na Filosofia, há cursos de Teologia em grau de bacharelado ou licenciatura. Nesta graduação os alunos estudam a fundo diferentes religiões, seus textos sagrados e rituais, além de desenvolverem a aptidão para a pregação religiosa. É preciso gostar de ler e pesquisar para se sair bem neste curso.

Há faculdades que dispõem de um currículo com um enfoque específico, como Teologia Espírita, por exemplo. Fique ligado aos programas de cada instituição! Ao final da graduação é preciso cumprir um estágio e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Veja algumas das disciplinas mais comuns do curso de Teologia:

  • História da Igreja
  • Ecumenismo
  • Cidadania
  • Ética
  • Psicologia
  • Filosofia
  • Sociologia da Religião

Onde estudar para virar padre

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Filosofia:

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Teologia :

Veja também

Curso de Teologia

Como você descobriu sua vocação para ser padre? Pretende entrar no seminário ou fazer uma faculdade? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin