dcsimg

Economia: saiba mais sobre o curso e a carreira

Entenda um pouco mais sobre a carreira em Economia, saiba onde cursar esta graduação e como está o mercado de trabalho!

economista

A carreira em Economia

O profissional formado em Economia é conhecido como economista e exerce uma função importante dentro da empresa.

A formação em Economia permite realizar análises de mercado, identificando possíveis investimentos, oscilaçõesem vendas, mudanças nos hábitos de compras dos consumidores, entre outros fatores que influenciam no crescimento e no funcionamento de uma organização.

O economista pode atuar em empresas de pequeno e médio porte, analisando o mercado regional e indicando aos gestores as melhores ações a serem tomadas, garantindo a saúde financeira da empresa. Em alguns casos, o economista é um dos principais gestores de uma pequena ou média empresa.

O crescimento do profissional na carreira de Economia vai depender da sua capacidade de análise teórica e percepção das ações de outras empresas, dos consumidores, dos governos e das nações.

Este profissional pode atuar em áreas como:

  • Auditoria
  • Comércio Internacional
  • Economia Agroindustrial
  • Economia Ambiental
  • Mercado Financeiro
  • Perícia
  • Pesquisa
  • Planejamento Estratégico
  • Políticas Públicas

Perfil do profissional formado em Economia

Quando se fala em Economia, logo se pensa em cálculos. De fato, é preciso que o economista tenha facilidade com os números. Além da aptidão com a Matemática, o economista precisa gostar de leitura e se manter atualizado.

Ser dinâmico e ter capacidade de adaptação a mudanças mercadológicas são características fundamentais a um bom economista.

Mercado de trabalho para quem faz Economia

Por se tratar de um profissional capaz de analisar situações e variações do mercado nacional e internacional, o economista encontra boas oportunidades de emprego em empresas de grande porte ou que possuem operações comerciais com outros países.

Desde pequenas a grandes empresas, o profissional em Economia é contratado para contribuir com a gestão da empresa, e auxiliar nas decisões estratégicas. O poder público é um dos setores que mais contrata economistas.

Além de trabalhar no setor público e privado, o economista pode atuar na área de educação, se tornando instrutor ou professor de universidades. Para isso é necessária uma especialização.

O economista pode também ser um empreendedor e atuar como autônomo prestando consultorias a empresas. Institutos de pesquisa e empresas de jornalismo também costumam contratar esse profissional.

Sobre o curso superior em Economia

O curso de graduação em Economia, também conhecido como Ciências Econômicas, tem duração média de quatro anos e é oferecido na habilitação de bacharelado.

A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas das áreas de Ciências Exatas, Humanas e Políticas. O aluno também estuda sobre os processos de produção, uso, distribuição e acumulação de bens e riquezas.

Onde estudar Economia

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Economia:

Veja também:

Quanto ganha um economista?

Você gostaria de seguir carreira em Economia? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin