dcsimg

Editoração

Conheça a carreira em Editoração, os caminhos da profissão e descubra onde estudar para ingressar neste mercado com o pé direito!

Editoração

Para publicar um livro, coluna de jornal, artigo para revista ou sites como este aqui é necessário muito mais do que um conteúdo de qualidade.

São vários os fatores que devem ser considerados antes da publicação. É preciso, por exemplo, saber qual é o público-alvo que se deseja atingir e selecionar os conteúdos mais relevantes para essas pessoas. É preciso também cuidar dos aspectos visuais do texto, como o tipo e tamanho da fonte utilizada e as imagens (fotografias, ícones, ilustrações, etc.) que acompanharão esse conteúdo.

A Editoração ocupa-se de todas as etapas nos processos de edição e publicação de obras de ficção e não-ficção. Um profissional desta área lida com a seleção, edição e revisão de material para os mais diversos tipos de mídia impressa (jornal, revista, livro, panfleto, cartaz, etc.), eletrônica (e-books, mídias interativas) ou digital (internet, celular).

Saiba mais sobre as possibilidades desta carreira e onde estudar!

Áreas de atuação da Editoração

Dos primeiros rascunhos e ideias até a distribuição ou veiculação do produto acabado, são muitas as etapas da Editoração e, consequentemente,  existem várias áreas nas quais este profissional pode se especializar.

Confira algumas destas áreas e entenda as principais características de cada uma delas:

1. Produção Textual

Uma das primeiras etapas da Editoração é a elaboração de textos. Este profissional elabora os mais diversos tipos de material escrito, como por exemplo:

  • Obras literárias (poesias, contos, novelas, romances, etc.)
  • Artigos ou colunas para revistas e jornais
  • Textos publicitários
  • Material didático
  • Documentos oficiais
  • Informativos empresariais.

2. Arte Gráfica

A arte gráfica cuida do visual do produto final. Define cores de fundo ou do texto, tamanhos e tipos de letras, posição de fotos e gravuras, tamanho das páginas, entre outros.

Este profissional também pode desenhar e produzir ilustrações, imagens, capas e outros elementos gráficos para os produtos editoriais, ou orientar o trabalho de designers e ilustradores.

3. Edição e Seleção

A escolha dos textos a serem publicados é realizada por profissionais atentos às demandas do mercado. Em uma editora de livros, este profissional lida com os originais de autores, seleciona os que considera mais adequados (que venderão bem, que ocuparão um nicho de mercado, que estejam em linha com o posicionamento da editora, etc.) e determina uma ordem de apresentação em produtos editoriais (capítulos, volumes, séries, etc.).

Além de saber avaliar muito bem o mercado, esse profissional deve conhecer os interesses e perfil da editora ou produtora e seu público-alvo para selecionar e lançar as obras.

4. Revisão

Revisar um texto antes de publicá-lo é fundamental e envolve muitos aspectos além de correção ortográfica. Um revisor de texto está atento à estrutura (divisão por capítulos e parágrafos, citações, etc.) à veracidade das informações e também à relevância daquele conteúdo.

O revisor pode, inclusive, intervir no texto e alterá-lo para que tenha maior coerência e fique mais compreensível para o público ao qual se destina.

5. Marketing Editorial

Profissionais desta área aplicam os conceitos e ferramentas tradicionais do marketing no planejamento e elaboração de estratégias e campanhas para o mercado editorial.

As produções editoriais estão cada vez mais personalizadas e focadas no seu público-alvo. Para entender melhor os gostos, hábitos de consumo e preferências de seus clientes/leitores, profissionais desta área realizam estudos de mercado e pesquisas de opinião.

Identificar as boas oportunidades de negócio ou as ameaças do setor também fazem parte das atribuições de quem trabalha com marketing editorial.

6. Processo de Produção

Este profissional atua no gerenciamento da produção de livros, jornais e outras publicações. Ele pode gerenciar os processos de impressão e produção de material, além de supervisionar os etapas anteriores de produção textual, seleção, revisão, etc.

Fazer o levantamento de custos, selecionar fornecedores, definir o tipo de material ou acabamento e acompanhar o produto na gráfica são algumas das atividades deste profissional, que define e controla o cronograma de todas as fases em um projeto desse tipo.

Como se especializar em Editoração

Quem deseja se especializar em Editoração encontra cursos de bacharelado voltados exclusivamente para esta área, como, por exemplo:

  • Comunicação Social – Produção Editorial
  • Comunicação Social – Habilitação em Editoração

Existe também o Curso Superior em Tecnologia em Produção Gráfica. Trata-se de um curso de menor duração que o bacharelado (em média 2 anos) e com foco no gerenciamento, execução e controle das atividades relacionadas ao processo produtivo gráfico.

Devido à diversidade de atividades relacionadas à Produção Editorial, são também várias as formações que um profissional pode ter para atuar nesta área. Encontramos, por exemplo, alunos formados em Jornalismo, Comunicação Social, Letras ou Design Gráfico assumindo funções importantes em processos de Editoração.

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que possuem cursos de Editoração ou áreas correlatas:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja Também:

Curso de Comunicação Social

Você ficou interessado na carreira de Editoração? Com qual das áreas de atuação você mais se identificou? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin