dcsimg

Engenharia Cartográfica – Conheça mais sobre essa profissão

Saiba mais sobre o dia a dia do profissional formado em Engenharia Cartográfica e quais são as melhores faculdades que oferecem o curso!

engenharia-cartografica-pequena

A Engenharia Cartográfica é a ramo da Engenharia responsável por captar e analisar dados geográficos para a elaboração de mapas que representem a superfície terrestre. O curso de Engenharia Cartográfica tem como principal objetivo propiciar uma formação profissional e científica a seus alunos, capacitando-os a construir mapas para estudos posteriores. Através dele, o aluno adquire habilidades para coletar, representar e processar informações relacionadas a superfície da terra. Se ocupa da construção de mapas, analisando, gerenciando e visualizando dados sobre a descrição de objetos e a ocorrência de fenômenos na superfície terrestre. Os alunos do curso de Engenharia Cartográfica utilizam de modernas tecnologias para estudar os fatores geográficos. São responsáveis pela organização, pelo planejamento e pela fiscalização de informações sobre os dados terrestres.

Curso

O curso de Engenharia Cartográfica apresenta as disciplinas básicas de todos os cursos de Engenharia, como matemática, desenho e física, e matérias específicas do mesmo, como topografia, geodésia, cartografia, entre outras. Parte das aulas do curso são ministradas em laboratório, para que os alunos possam colocar em prática o conhecimento adquirido. Além disso, os estudantes do curso utilizam as mais modernas tecnologias para dominar técnicas de análise da superfície terrestre, como fotogrametria digital e sensoriamento remoto.
O curso de Engenharia Cartográfica tem duração média de 5 anos e é oferecido na modalidade de bacharelado. Em algumas instituições de ensino superior pode ser oferecido com diferentes nomes, como: Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

Grade curricular

As disciplinas que compõem a grade curricular básica do curso de Engenharia Cartográfica são:

  • Cálculo I, II, III e IV;
  • Desenho Técnico;
  • Física I, II e III;
  • Direito da Agrimensura;
  • Desenho Topográfico;
  • Álgebra Linear;
  • Sensoriamento Remoto;
  • Topografia Digital;
  • Mecânica dos Jogos;
  • Sistema de Informação Geográficas Avançado.

Melhores Faculdades

As principais instituições de ensino superior que oferecem o curso de bacharelado em Engenharia Cartográfica e possuem melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Instituto Militar de Engenharia (IME) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Paraná;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – São Paulo;
  • Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro;
  • Universidade de Uberlândia (UFU) – Minas Gerais.

A profissão

O profissional formado no curso de Engenharia Cartográfica tem uma ampla área de atuação, como construção civil, elaborando mapas da superfície terrestre, fazendo reconhecimento topográfico e geográfico de determinadas localidades, entre outras. O trabalho desse engenheiro serve de base para outros profissionais. Pode trabalhar em prefeituras, construtoras e indústrias de grande porte, orientando projetos de construções.  Além disso, o engenheiro cartográfico organiza e atualiza informações topográficas e geográficas, através do cruzamento de dados sobre regiões que não estão presentes em mapas.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado em Engenharia Cartográfica apresenta um grande campo de atuação, com oportunidades de emprego em diferentes áreas. Seu principal campo de atuação é na área rural, devido a uma lei que obriga qualquer proprietário de terras em área rural a registrar os limites de sua propriedade. Outra área que absorve grande parte desses profissionais é o sensoriamento remoto e o geoprocessamento, sendo que o engenheiro cartográfico pode trabalhar de forma autônoma ou como prestador de serviços em empresas de consultoria. As regiões que tem as melhores oportunidades de emprego para o profissional dessa área são a Sudeste e a Sul. O salário médio para esse profissional é de R$ 3.060,00, de acordo com dados do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA).
[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin