dcsimg

Bahia: A Nova Fronteira da Engenharia de Minas

A Bahia atualmente é onde se tem descoberto mais jazidas de minérios, tornando a região uma nova fronteira para exploração mineral. Saiba mais!

Mineiração e Engenharia de Minas na Bahia

Caminhão de Mineiração em Ação: Movimento Crescente na Bahia

Quando você pensa em Bahia, o que vem na sua mente ?

Lindas mulheres, música, uma deliciosa comida apimentada ? Sim essas são mesmo características da Bahia, mas agora uma outra característica vem se somar a essas.

A Bahia está virando o novo paraíso da Engenharia de Minas no Brasil !!

Em termos de descobertas de novas jazidas minerais a Bahia hoje em dia é o estado Brasileiro mais promissor.

Ao contrário do que os profissionais de Geologia pensaram por muito tempo o solo da Bahia é sim muito rico em Minerais.

A história da Mineiração na Bahia, que sempre foi relativamente fraca, começou a mudar a partir da década de 2000, quando profissionais de Geologia e Engenharia de Minas descobriram a maior mina de Níquel da América Latina.

Essa descoberta foi feita nas cidades de Ipiaú e Itagibá no sul do Estado, atraindo ainda mais a atenção dos profissionais de Engenharia de Minas para a região.

As minas de Ipiaú e Itagibá, inauguradas em 2008, realmente foram um projeto grandioso de mineiração.

Para se ter uma idéia do tamanho do projeto, são mais de 150 milhões ( 150.000.000 ) de toneladas de minérios, o que a torna a terceira maior mina de Níquel a céu aberto do mundo !!

Além da enorme quantidade de minérios, a mina também gera 1.500 empregos diretos, entre Motoristas, Mineiradores, Operadores de Máquinas, Mecânicos, Engenheiros de Minas e Geólogos.

Em relação a impostos a mina paga atualmente também mais de 10 milhões de Reais por ano as cidades da região.

Todo este movimento e prosperidade atraiu as grandes empresas de mineiração do Brasil para a região da Bahia, hoje em dia, empresas como Votorantim, Gerdau e Vale estão gerando muitos empregos para profissionais de Engenharia de Minas na região.

Engenharia de Minas na Bahia: Futuro Promissor

Outros Tipos de Minérios Encontrados na Bahia

Além do Níquel, vários outros tipos de minérios também vem sendo encontrados com fartura na Bahia.

Urânio, Cromo, Cobre, Magnésio, Ferro e até mesmo Ouro vem sendo encontrados em vários locais por profissionais de Geologia e Engenharia de Minas.

Comparando com outros estados Brasileiros, atualmente a Bahia tem a segunda maior reserva conhecida de Cobre, a terceira reserva de Ouro e a previsão é de que com a inauguração de novas minas, passe para a segunda posição, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

A descoberta de novas minas de ferro na cidade de Caetité também vai ser um grande projeto para os próximos anos.

Com reservas de Ferro estimadas em 500 milhões, isso mesmo meio bilhão !!! de toneladas de Minério de Ferro, especialistas em Engenharia de Minas estimam que seja investido mais de 1 bilhão de Reais em Mineiração na região.

A Mina de Caetité, que sozinha vai produzir cerca de 25 milhões de toneladas de ferro por ano, vai levar a Bahia para a terceira posição dos maiores produtores de Ferro do Brasil, atrás apenas de Carajás no Pará e da região do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.

Além da mina de Ferro em sí, parte do dinheiro também será gasto em sistemas de transporte para escoar a produção e também um novo porto, construido especialmente para exportar todo este Ferro.

O projeto ainda em estudo, prevê 2 opções:

  • A construção de uma nova ferrovia que vai ligar a região de Caetité até o litoral
  • A construção de um Mineroduto ( obra parecida com um Óleoduto só que adaptada para itens sólidos como rochas e minérios )

Especialistas em transporte e Engenharia de Minas, no entanto, preveem que a ferrovia seja escolhida pois ela pode ser usada também para outros fins além de transportar Ferro.

Pequena História da Produção de Ferro no Mundo

Pedras de Ferro

O Ferro é um dos minérios mais importantes do mundo e com certeza uma das matérias primas mais utlizadas.

Conhecido desde a Era Antiga, artefatos feitos de Ferro já chegaram a ser encontrados junto a múmias dos antigos Farós do Egito.

Como poucas minas de ferro eram conhecidas na Era Antiga, muita gente não sabe, mas o Ferro já chegou a ser mais caro que o Ouro nesta época !!

Na Era Clássica, época da Grécia Antiga, Atenas e Esparta a maioria das armas era feita de Bronze, no entanto o Ferro também começa a aparecer, produzindo armas muito mais fortes ( principalmente escudos ).

Apesar de conhecido nestas épocas, o Ferro só começou a entrar no dia a dia das pessoas a partir da Revolução Industrial, já na Era Industrial.

Nesta época foi desenvolvido o Aço ( mistura de Ferro com Carbono ) e com ele vários tipos de itens novos puderam ser produzidos, já que o aço era mais forte e não enferrujava facilmente como o Ferro puro.

Com o desenvolvimento da Engenharia de Minas e a descoberta de grandes reservas de Ferro, automóveis, barcos e grandes estruturas de ferro para construção civil se tornaram disponíveis.

Apesar de as reservas atuais de Ferro serem abundantes elas estão bastante concentradas.

Apenas 5 países, entre os 180 que existem, produzem cerca de 75% de todo o Ferro do mundo, entre eles está o Brasil, um dos maiores países especializados em Engenharia de Minas por sinal.

O Brasil tem 8,3% das reservas de Ferro do mundo, atualmente os maiores produtores e empregadores de Engenheiros de Minas são os Estados de Minas Gerais, Pará e Piauí.

No entanto, quando a mina de Caetité na Bahia estiver pronta e funcional o terceiro lugar será ocupado pela Bahia.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin