dcsimg
 
curso de engenharia naval

Engenharia Naval

Conheça a carreira em Engenharia Naval, o perfil profissional, o mercado de trabalho e onde cursar esta graduação!

engenharia naval

A carreira em Engenharia Naval

O engenheiro naval é o profissional diretamente ligado à construção de embarcações, plataformas marítimas e outros veículos de transporte por águas. Esse profissional pode atuar em quatro grandes áreas da engenharia naval:

  • Construção Naval
  • Gerenciamento de Transportes
  • Projetos de Sistemas Oceânicos
  • Pesquisa e Desenvolvimento

Na construção naval o engenheiro trabalha coordenando a produção da embarcação, seja um navio, barco ou lancha, bem como os sistemas flutuantes e de propulsão. O engenheiro também coordena a fabricação de plataformas flutuantes, utilizadas para diversos fins.

O engenheiro naval também pode liderar equipes e setores de manutenção, cuidando dos motores, hélices, máquinas de propulsão, sistemas de bordo e navegação e o casco das embarcações.

No que diz respeito ao gerenciamento de transporte, para que o transporte de carga ocorra de maneira segura e eficiente o engenheiro naval coordena os processos de embarque e desembarque das cargas. Durante essa coordenação são observados aspectos como capacidade da embarcação, distribuição da carga e profundidade dos canais por onde a embarcação irá navegar, entre outros.

Em projetos de sistemas oceânicos, o engenheiro naval trabalha com a proposta de resolução de problemas de engenharia de embarcações e outros dispositivos flutuantes, definindo as especificações técnicas, especificações operacionais e planejamento de construção. Basicamente, essa é a área que desenvolve novos projetos para a construção de embarcações e sistemas flutuantes.

A área de Pesquisa e Desenvolvimento, conhecida pela sigla P&D, é responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis aos processos de fabricação, manutenção e operacionalização. Na engenharia naval ela é utilizada para desenvolver novas tecnologias, com o objetivo de melhorar as embarcações e possibilitar o transporte com maior capacidade de carga, com mais segurança e agilidade.

 

Perfil do profissional formado em Engenharia Naval

O profissional da área de Engenharia Naval deve gostar de cálculos e mecânica, pois essas serão a base do seu trabalho. O trabalho de um engenheiro requer muito estudo, pesquisa e dedicação a projetos de longo prazo, por isso a capacidade de concentração e o foco nos objetivos são características importantes.

Para desempenhar atividades com eficiência, o profissional deve ter uma visão sistêmica dos processos, identificando toda e qualquer possibilidade de melhoria.

Ter gosto e afinidade pela mecânica e por processos de construção contribuem muito para o desenvolvimento dos trabalhos de um engenheiro naval.

O desenvolvimento de embarcações exige conhecimentos muito diversificados, por isso é realizado em equipes multidisciplinares. Desse modo, é fundamental ter boa fluência verbal para expor suas opiniões, e discernimento para compreender as exposições de colegas de trabalho.

 

Mercado de trabalho para quem faz Engenharia Naval

O mercado de trabalho para um engenheiro naval está aquecido, pois a indústria naval tem crescido bastante no país. Os estados que apresentam maiores oportunidades de trabalho são Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e um destaque para o Rio de Janeiro, que possui  a maior indústria naval do Brasil.

Por ser uma mão de obra pouco disponível no mercado, o profissional em engenharia naval não encontra grandes dificuldades de se colocar no mercado de trabalho.

Os estaleiros são os maiores empregadores dessa mão de obra. Nessas empresas o engenheiro naval pode contribuir com a construção e manutenção de:

  • Embarcações militares
  • Navios de apoio marítimo ou fluvial
  • Navios graneleiros
  • Módulos para plataformas
  • Rebocadores e comboios
  • Navios porta contêineres
  • Navios para indústria petroquímica
  • Sondas de perfuração
  • Navios e barcos pesqueiros
  • Lanchas de passeio

O engenheiro naval também pode atuar em portos e hidrovias, coordenando embarque e desembarque de cargas, bem como atuar na indústria petroquímica em diversas funções.

 

Sobre o curso superior em Engenharia Naval

Inicialmente o aluno aprende as matérias básicas e comuns das Engenharias, como Cálculo, Física e Mecânica. Em seguida, o curso passa a expor assuntos relacionados a projetos de embarcações e plataformas. O curso também tem atividades práticas.

Assuntos específicos, como hidrodinâmica, máquinas marítimas e projetos de veleiros são vistos quando o aluno já possui conhecimentos firmes sobre a engenharia.

Com duração de aproximadamente 5 anos, o curso oferece habilitação de bacharelado, e é encontrado somente na modalidade de ensino presencial.

Para exercer a função de engenheiro naval, o profissional após formado deve ser registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

 

Onde estudar Engenharia Naval

Existem 6 instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC que oferecem a graduação em Engenharia Naval. São todas universidades públicas:

Veja também:

Curso de Engenharia Naval

 

Você ficou interessado em seguir carreira na área da Engenharia Naval? Conte para a gente aqui nos comentários.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultor independente de educação, focado em carreiras e mercado de trabalho e colaborador ativo no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: curso de engenharia naval e Engenharia

Quanto ganha um Engenheiro Civil?

Quanto ganha um Engenheiro Civil?

Descubra o salário inicial do engenheiro civil e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Agrônomo?

Quanto ganha um Agrônomo?

Descubra o salário inicial do agrônomo e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Engenheiro Químico?

Quanto ganha um Engenheiro Químico?

Descubra o salário inicial do engenheiro químico e até quanto esse profissional pode ganhar!

Quanto ganha um Engenheiro de Produção?

Quanto ganha um Engenheiro de Produção?

Descubra o salário inicial do engenheiro de produção e até quanto esse profissional pode ganhar!

Quanto ganha um Engenheiro?

Quanto ganha um Engenheiro?

Descubra o salário inicial do engenheiro e até quanto esse profissional pode ganhar!

 
 
 

Comentários:

  1. guilherme

    Powww muito show essa materia aki de engenharia naval vlw por ter postado me ajudou muito a escolher a minha profissao vlw abraço!!!

  2. Julia

    Muitoooo bom!!!!
    Esse realmente é ,eu sonho…
    Engenharia Naval na USP de São Carlos… lá vou eu!!!!

    • Gabriel

      Não tem engenharia naval na Usp-São Carlos, só na Escola Politécnica da Usp

  3. matheus

    desculpe a intromição mais o hmhs britannic foi terpedeado e afunfou so rms olympic que não afundou ele ganhou o apelido de “velho confiável” e foi desmontado

    • Alberto

      na verdade o HMHS Britannic foi afundado por colisão com uma mina logo após um submarino tentar afundá-lo dias antes,essa mina foi proveniente do mesmo submarino.

  4. Pedro Addler

    Olá Matheus

    Obrigado por atualizar as nossa informação sobre história da Engenharia Naval !! Onde eu havia lido não tinha o final da história, subentendi que o HMHS Britannic também havia sobrevivido.

    O texto já foi corrigido.

  5. PATRICK CONCA

    bom eu estudo em uma escola técnica em niterói,e ela me oferece a engenharia naval, eu não sabia bm oq era + agora sei, obrigado!!!
    não sei se é oq eu quero, estou em dúvida entre engenharia naval,máquinas navais ou técnico em mídia!!!se tiver uma opnião eu aceito!!!!

    • Rosemary

      Olá Patrick, em que escola em Nieroi q vc estuda tecnico e q oferece faculdade na area naval, me explica q não sei onde

    • Ariel

      Bom dia! gostaria de saber aonde tem essa escola tecnica em niteroi..
      Grato deis de Já…

      • Pedro Igor

        Provavelmente ele está falando da FAETEC. O nome da escola é Henrique Lage e a mesma situa-se em Barreto. A escola conta com dois cursos técnicos na área naval. Os cursos são: máquinas navais e estruturas navais. Essa escola técnica é referencia no estado do Rio de Janeiro e também é referência na área naval. Os cursos na qual citei acima foram colocados e recebem apoio da Petrobrás. Espero ter ajudado.

    • Pamela melo

      Olá, queria saber onde é esse curso técnico de engenharia naval em niterói?

      • Pedro Igor

        Olá! A escola situa-se em Barretos. O nome da mesma é Henrique Lage e pertence à rede FAETEC. Espero ter ajudado.

  6. Pedro Addler

    Olá Patrick

    Realmente são áreas bem interessantes, todas elas são relacionadas a construção ou manutenção de navios.

    - Engenharia Naval: Área da engenharia relativa a construção e projeto de barcos em sí, equivale para as águas ao que a engenharia mecânica representa para a terra.
    - Máquinas Navais: Neste curso o foco vai ser o projeto e construção de máquinas aquáticas em geral, não somente barcos.
    - Técnico de Mídia: O técnico de mídia é o responsável por operar e construir sistemas de comunicação entre os barcos ou então entre os barcos e as bases da terra firme.

  7. Deyvis

    bem eu tenho 13 anos e sonho em fazer engenharia naval…mas necessariamente engenheiro naval da marinha…bem Pedro gostaria q vc me explicasse um pouco sobre como seria um engenheiro naval da marinha e se possivel oq eu devo fazer para ser engenheiro naval da marinha!…desde ja obgdo…abço

    • João Lucas

      Me desculpe pelo nome errado Deyvis, não sei como eu errei, mas espero ter ajudado.

  8. Thiago Felipe

    Ola sou um menino de 11 anos e muito legal ser engenheiro naval se pode construir navios muito modernos de guerra, carga, passeio, petroleo e etc.
    Mas e presiso de si muita inteligencia em varias coisas principalmente matematica em calculos de tamanho, largura, etc.

    • Pedro Addler

      Olá Thiago Felipe

      Sim, com certeza, para fazer o curso de Engenharia Naval é preciso muita inteligência e também muitos Cálculos como você mesmo disse :P

      Mas eu tenho certeza que você é um menino muito inteligente e criativo e que quando for adulto com certeza vai dar um ótimo profissional de Engenharia Naval.

  9. Gisele

    Olá, gostaria que vcs colocassem um artigo sobre a carreira de Engenharia Aeronáutica pois é uma área da Engenharia que eu me interesso mto tbm além da Engenharia Naval… obrigada!

  10. tati

    olá, eu gostaria de saber quais são as poucas faculdades do Brasil que oferecem a Carreira em Engenharia Naval ?

  11. victor

    julia, engenharia naval eh na poli, e nao em sao carlos ;)

  12. Eng. Naval Delano

    Prezados,

    A frase:

    ” Carreira em Engenharia Naval: Aspectos Desfavoráveis
    O principal aspecto negativo da carreira em Engenharia Naval é o alto nível de competição, já que o mercado para este tipo de engenheiro ainda é pequeno.”

    Está completamente equivocada, o mercado pode ser pequeno em comparação com de construção civil, mas o número de profissionais formados em somente duas faculdades do país não supri as vagas existentes.

    É muto dificil contatar um engenheiro naval, e a maioria absoluta quando se forma já tem emprego garantido.

    Eu recomendo, é uma das engenharias qe mais pagam no mercado.

    • fabio

      Ola,

      moro em Itajai Sc, aqui na faculdade tem o curso de tecnologo em construção naval, o que o Sr poderia me dizer sobre esses formandos? estão encontrando facilidade ao ingressar na area ou essa graduação não é bem aceita? tenho muito interesse em fazer mas não tenho comentarios de engenheiros falando sobre o assunto.
      obrigado.

    • George

      Olá Sr. Eng. Delano, Meu nome é George, e tenho um grande interesse em me graduar em eng. naval, gostaria que o Sr. me indicasse uma boa universidade, e se puder me desse algumas dicas, pois sei que o Sr. tem grande conhecimento sobre a área..
      Desde já Agradeço.

    • emilly rodrigues

      Ainda tô na 8° série, mas quero muito cursar essa profissão. Só que não sou muito boa em matemática, física etc…. mas amei tudo que eu li e é isso que eu quero pra mim!

  13. Pedro Addler

    Olá Engenheiro Delano

    Que interessante !! Eu tinha conhecimento que o mercado de Engenharia Naval era pequeno, mas não sabia que estava tão favorável !!

    Obrigado pela contribuição, é sempre bom receber novas informações de profissionais formados, continue colaborando com a comunidade do Guia da Carreira falando sobre Engenharia Naval ou qualquer outro assunto sempre que quiser.

    • marcel

      Ola pedro, eu gostaria de uma ajuda de profissionais da área de engenharia naval, dicas para quem esta cursando tecnico em construção naval, cursos de especialização para quem tem curso tecnico nessa área se é que existe algum curso para ser feito após o tecnico.

      Obrigado!

  14. wesley

    adoro navios . não sei por que nasci com navios em minha cabeça . meu sonho é fazer engenharia naval mais acho que aqui em fortaleza não tem esse curso . a devemos lembrar o titanic sempre por que ele ainda é considerado uma embarcação de grande porte e também pela beleza que foi !!

  15. juliana

    Gostei bastante da materia,
    eu que jah estava interessada no curso de engenharia naval
    estou com mas certeza ainda que é isso que eu quero !!

  16. Pedro Addler

    Olá Gisele

    Realmente a Engenharia Naval e a Engenharia Aeronáutica são carreiras muito interessantes !!

    Dê uma olhada no nosso Guia da Profissões, já temos uma matéria falando da Engenharia Aeronática no ar.

  17. wevelliny pias

    Adoro esse curso de Engenharia Ambiental, realmente muito bom.

  18. Pedro Addler

    Olá Tati

    Pior que você está certa, existem mesmo poucos cursos de Engenharia Naval no Brasil.

    Existem apenas 3 Universidades Federais que tem esse curso: UFRJ, USP e UFPA ( Universidade Federal do Pará ).

    • Lucas de Moliner

      Bom Pedro, na verdade, existe esse curso também na UFSC – campus Joinville, é um curso novo, faço parte da primeira turma de formandos, nos formaremos em 2014/1

      para maiores informações, visite:
      http://joinville.ufsc.br

      • Denise Reis

        Oi Lucas
        Meu filho está super animado para fazer vestibular em eng. naval em Santa Catarina. (Está no 2º ano do ensino Médio)
        O q vc achou do curso?
        Vimos que apenas 15 estão se formando-2014. Estes 15 são em todas as engenharias ou só na naval?
        O vestibular é muito concorrido?
        E o campo de trabalho, como é?
        Gostaria que vc contribuísse com sua experiência.
        Aguardo.
        Obrigada
        Denise – Londrina – Pr

  19. Henrique

    Olá, muito bom o site, bastante informativo e explicativo, porém eu apresento a mesma dúvida do Deyvis. Há maneiras de trabalhar na Marinha como um Engenheiro Naval Civil? Pois estou fazendo vestibular de engenharia naval e pretendo não seguir carreira militar, creio que a marinha tenha tal possibilidade mas tudo isso carece de informações! Obrigado desde já! Abraços

  20. maicon

    achei muito interessante e elucidativo o curso de engenharia naval !

  21. Jônatas

    Muito bom, valeu, obrigado por me ajudar a escolher minha futura profissão (Engenharia Naval), adorei essa matéria.

  22. mateus

    gostei muito das materias,mas gostaria de saber onde que ficam as facudades de engenharia naval.

  23. leandro junior

    ola eu tenho 13 e quero fazer engenharia naval como que eu posso me inscrever ??

  24. Marcella

    Olá , eu estudo na FAETEC , e estou em duvida em que engenharia eu escolho. Eu queria saber , qual a idade eu posso fazer um cursinho de engenharia naval ? Obg.

  25. Marília

    Oi, alguém saberia me informar o salário de um Engenheiro Naval bem-sucedido?

    • Carlos Zagury

      Eu conheço um que chega a ganhar oficialmente 60 a 65 mil por mês.

  26. Pedro Addler

    Olá Henrique

    Com certeza !! Você pode sim trabalhar na Marinha, com a formação de Engenharia Naval civil, basta você procurar saber a data e passar no concurso da Marinha para Engenheiros Navais.

  27. guilherme demori

    nossa !! essa materia foi muito boa por que me ajudou a aprender mais sobre o assunto de engenharia naval e me aprofundar nessa profissão :)
    !!

  28. José Vitor

    Oi,meu nome é Jose e tenho 12 anos…Meu sohno é ser um Engenheiro Naval da Marinha desde quando eu era criançinha….Em uma festa poucos dias atrás eu encontrei com um Engenheiro Civil e ele falou que eu posso fazer Engenharia Naval em Santos-SP ou no Rio de Janeiro-RJ…Meu prefessor falou assim que eu posso fazer lá o Ensino Médio…Eu já estou pensando no futuro e se DEUS quiser eu vou ser um ótimo engenheiro naval!\o/

  29. Luciene Lara

    Essa materia é perfeita ,agora nao tenho mas duvidas da minha profissão, vou me especializar em Engenharia Naval. Esse so e o basico q podemos fazer,mas se divermos grandes ideias podemos ir alem do esperado por muitos.
    Quem idealizou esse site e um grande pensador,a ideai foi otima ,kkkkk.

  30. Gabriel

    Prezados Amigos , Gostaria de saber até quanto pode chegar um salário de um engenheiro naval

  31. Matheus

    Sou considerado NERD, minhas matérias preferidas são matemática e geometria, onde gabaritei TODAS as provas e testes desse ano letivo de matematica! tenho 11 anos, irei entrar na 7ª s´reie em 2011, e pretendo ser engenheiro naval, por ter bons salários, utilizar matemática, geometria, tecnologia naval, etc… ja estou começando a estudar para um concurso e irei chegar lá!

    • Pedro Igor

      Se você for do RJ tente prestar concurso para FAETEC ao chegar no nono ano. Lá tem dois cursos técnicos para área naval (maquinas navais e estruturas navais). É uma boa forma de ingressar na área naval. O mais legal é que lá você faz o curso técnico juntamente ao ensino médio. Abraços e boa sorte.

  32. Marcelo Pierre Acácio

    Bom dia!

    Estou em busca de identificar uma mão-de-obra (mestre em fabricação de embarcações de alumínio de médio porte) e gostaria de contar com os arquivos desta conceituada instituição que poderá ajudar nessa busca.

    Meu fone:91-9114-4380

    Marcelo Pierre Rimes Acácio
    MAR NÁUTICA
    Capanema – Pará

  33. Lane

    Pow muito legal é isso o que eu quero pra minha vida !! Ser Engenheira Naval.

  34. Pedro Addler

    Olá Mateus

    As principais faculdades Federais de Engenharia Naval do Brasil são:

    - UFPE ( Universidade Federal de Pernambuco ): Curso de Engenharia Naval
    - USP ( Universidade de São Paulo ) – Escola Politécnica: Curso de Engenharia Naval e Oceânica
    - UFPA ( Universidade Federal do Pará ): Curso de Engenharia Naval

  35. jheymeson

    eu gosto de engenharia naval

  36. Pedro Addler

    Olá Marília

    O salário de um profissional de Engenharia Naval de nível médio está na casa de 2500 Reais, para um engenheiro naval de alto nível e alta especialização acredito que esse valor possa chegar a 6000 Reais.

  37. Edgar

    Alguem sabe informar sobre o mercado do técnologo em engenharia naval ?
    Empregabilidade?
    Salários?

    Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Edgar

      O mercado para técnico ou tecnólogo em Engenharia Naval vai aumentar bastante nos próximos anos com a produção de navios e plataformas para explorar o pré-sal.

      O salário, no caso, é menor que o do Engenheiro mas ainda assim é uma ótima opção para quem quer atuar no nível técnico.

      • SILVANA

        OLÁ
        SABERIA DIZER SE EXISTE TECNOLOGO NAVAL A DISTANCIA
        E NO ESTADO DO PARANÁ

  38. alexandre campos

    ola,
    estou com uma duvida em qual a real diferença entre um curso de engenharia naval e um tecnologo em construção naval ? vale a pena fazer um tecnologo em contrução naval ? eu moro em manaus esta tendo esse curso de tecnologo em construção naval queria saber se vale apena fazer? no caso pensando em manaus
    valeu obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Alexandre Campos

      De modo resumido a diferença é a seguinte:

      - Quem é formado no curso de Engenharia Naval se torna um Engenheiro Naval, este profissional cria os projetos e acompanha a execução dos mesmos. Tem um enorme conhecimento técnico e é o responsável para que tudo dê certo.

      - Quem é formado no curso tecnológico de Engenharia Naval é um Técnico em Engenharia Naval, ele pode até fazer projetos, mas está sempre sobre a chefia de um engenheiro. Não tem tanto conhecimento quanto o engenheiro e bota mais a mão na massa.

  39. Pedro Addler

    Olá Gabriel

    Um profissional de Engenharia Naval com nível de mestrado e muitos anos de experiência, um líder de equipe, pode chegar a ganhar na casa dos 10.000 Reais.

  40. adezio

    Engenheiro naval é a mesma função que tecnologo em construção naval? me ajudem a tirar essa dúvida.

    • Pedro Addler

      Olá Adezio

      Essa realmente é uma boa pergunta e dúvida de muita gente que pensa em fazer Engenharia Naval.

      A principal diferença entre o Engenheiro Naval e o Técnico ou Tecnólogo em Engenharia Naval é o nível de formação a formação do Engenheiro é muito mais complexa por isso sua valorização é maior.

      Um técnico, por exemplo, não poderá ser o chefe ou assinar um projeto de Engenharia Naval, no entanto, poderá trabalhar nele.

      Em relação a salários, por ter uma formação mais completa, o Engenheiro ganha mais.

      • Marino Ananias da Silva

        Olá PessoaL!

        Sou oficial para reserva da
        marinha do brasil,formado em
        ciências navais,com especialização
        em máquinas,portanto sou eng. mecânico
        naval.boa sorte e parabéns candidatos!!!

  41. Diogo Nogueira

    Olá Pedro Addler!! olha aind sou jovem, mais pretendo fazer faculdade dessa matéria, gostei muito mesmo!!!
    Mais Gostaria que pudesse me falar universidades e faculdades que oferecem qualidade de ensino nessa área de Engenharia Naval.. Se puder fico agradecido…
    Obrigado!! ABRAÇO !!

  42. andreza

    gostaria de saber se a EFOMM tem engenharia naval

    • Pedro Addler

      Olá Andreza

      No caso a EFOMM ( Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante ) não forma profissionais de Engenharia Naval não, pois o foco não é a Engenharia e sim a formação de navegadores e técnicos.

      Para isso a EFOMM tem 2 modalidades de cursos:
      - Náutica: forma navegadores
      - Máquinas: forma técnicos

  43. Jônatas

    Oi Pedro, li sua resposta ao Henrique sobre a marinha, e quanto um engenheiro naval da marinha ganha? Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Jonatas

      Um Engenheiro Naval que trabalha a serviço da Marinha ganha o mesmo que um Engenheiro Naval civil. O valor médio do salário está em 2600,00.

      A vantagem da carreira militar é que você pode eventualmente subir de posto ou classe e aumentar seu salário gradativamente com o tempo.

  44. Thiago Nóbrega Fernandes de Araújo

    Olá, estou em dúvida em qual faculdade fazer, pois adoro progetar e montar.Me enteressei por engenharia mecânica, engenharia naval e civil mas fico em dúvida em qual escolher. Sou bom em exatas e queria uma opinião sobre o que fazer? e como escolher a que se adequa a meu perfil!

    • Pedro Addler

      Olá Thiago Nóbrega

      Trago boas e más notícias !!

      A boa é que pelo que pude ler no seu depoimento, você tem um bom perfil tanto para a Engenharia Naval quanto para a Engenharia Mecânica.

      Afinal, a Engenharia Naval é a Engenharia Mecânica dos mares e a Engenharia Mecânica é a Engenharia Naval dos continentes :P

      A má notícia é que isso pode dar um nó ainda maior na sua cabeça, para decidir vale a velha lógica: do que você gosta mais ?? de veículos ou de barcos ??

      • Thiago Araújo

        Pedro addler, confesso prefiro construir plataformas ,entretanto,tenho dúvida em engenharia naval, pois desejo construir e projetar, entretanto minha cabeça fica confusa, por não saber o certo o que quero. Se tiver outra idéia…

  45. Henrique

    Oi
    Gostaria de saber se a graduação em engenharia naval nos proporciona alguma atividade na petrobras?
    Grato

  46. lolo

    gosto muito da ideia de engenharia naval, mas não gosto de química, e as vezes tenho preguiça de física… será que é mesmo isso que eu quero?

    • Pedro Addler

      Olá Lolo

      Más notícias !! Física e Engenharia andam sempre de mãos dadas :P você vai precisar sim de uma boa dose de Física no curso de Engenharia Naval.

      Se você não gosta de Física e Matemática vale a pena avaliar sim se é Engenharia Naval que você quer…

      A Engenharia Naval é uma carreira de Engenharia tradicional e fortemente pautada em Exatas.

  47. Raphael

    Olá Pedro,
    foi criado mais curso de engenharia naval,
    agora a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o nome do curso é Eng. da Mobilidade,dependendo do seu desempenho vc entra para a Naval, a diversas especializações.

  48. Edson dos Santos

    Gostaria de saber ,se contém cursos de Engenharia Naval no Rio de Janeiro e se tiver , qual a melhor faculdade a se fazer ?
    Outra Pergunta :
    Gostaria que você especificasse mais como ser um Engenheiro Naval da Marinha , se tenque entrar já na escola naval , ou não precisa é so você se formar em engenheiro naval e depois prestar concurso para a marinha ?? Desde já agredeço pela resposta .

    • Pedro Addler

      Olá Edson dos Santos

      Atualmente na cidade do Rio de Janeiro o melhor curso de Engenharia Naval é o da UFRJ, o nome do curso é Engenharia Naval e Oceânica.

      Em relação a trabalhar na Marinha, para poder conseguir, primeiro você tem que ter o diploma de Engenheiro Naval formado, depois de formar, você tem que entrar para a Academia e fazer o treinamento básico, o que deve durar 1 ano.

  49. rosangela falavinha

    olá pedro!
    Eu moro em iacanga-sp centro oeste paulista eu tenho certeza que essa é uma ótima carreira, mas estou com dúvidas queri saber quanto custa para fazer o curso de engenharia naval, pq gostasria de realizar essa profisão que é uma ótima opção;
    Obd pelas dicas! Deus esteje contigo;*

    • Pedro Addler

      Olá Rosangela Falavinha

      O curso de Engenharia Naval atualmente no Brasil está com o preço da mensalidade variando entre R$ 700,00 ( mais barato ) e R$ 1600,00 ( mais caro ).

      É importante lembrar, no entanto, que esses valores são só pro curso de Engenharia Naval em sí, despesas com moradia, comida e transporte não estão incluídas.

  50. Ana Carolina

    Estou muito em dúvida qual carreira seguir. E estou meio assustada também. Pois vou para o 2º ano do EM e ainda não faço ideia qual carreira seguir. Me interesso muito em matemática, mas não gosto de física. Queria fazer alguma faculdade relacionada a matemática e que ganhasse bem. Estou completamente perdida. A Engenharia Naval tem muita física? Qual outra faculdade você aconselharia que eu fizesse? Obg

    • Pedro Addler

      Olá Ana Carolina

      Infelizmente, assim como todas as Engenharias, a Engenharia Naval tem sim muita Física.

      Já que você gosta de Matemática, tenho uma ótima sugestão pra você: faça o curso de Matemática em sí !!

  51. Fellipe

    Qual a diferença de Engenharia Naval para Engenharia Mecânica Naval ? por favor me respondam ! pfv

    • Pedro Addler

      Olá Fellipe

      Realmente a Engenharia Naval e a Engenharia Mecânica são 2 Engenharias irmãs, em outras palavras: a Engenharia Naval é a Engenharia Mecânica das águas e a Engenharia Mecânica é a Engenharia Naval das terras.

      A diferença, inclusive, mora justamente aí: enquanto o Engenheiro Naval projeta máquinas aquáticas, o Engenheiro Mecânico projeta máquinas terrestres.

  52. Hellen Santos

    Amo essa aréa naval, mas que pena que aqui em Manaus onde somos o berço da navegação, o pessoal não tenha vontade alguma nesse curso, e o que é pior p/ os interessados, é que não temos o curso de Engenharia naval. Mas muito boa sua matéria, gostei muito. Parabéns

    • Pedro Addler

      Olá Hellen Santos

      Infelizmente na UFAM ( Universidade Federal de Manuaus ) não temos ainda o curso de Engenharia Naval :( e realmente deveria ter já que o Amazonas é um Estado em que a navegação é altamente importante.

      Tomara que em breve o curso de Engenharia Naval seja acrescentado na grade da UFAM.

      • Hellen Santos

        oi só uma coisa que eu ainda não consegui encontrar, foi em quais paises tem engenharia naval, você sabe ?

        • aristoteles neto

          bom pelo o que eu sei aqui no brasil existem varias faculdades de engenharia naval mais voce quer saber para outros paises, nos paise da europa e na america

  53. fernanda

    olá…gostaria de saber quantos anos pode começar a fazer a faculdade de engenharia naval… e tambem saber quantos é o sálário exato com ponto e virgula…gostária de saber tambem quantos custa uma faculdade,e independente de ser engenheiro ou não quantos anos entra na marinha?????

    • Pedro Addler

      Olá Fernanda

      Para se poder começar a faculdade de Engenharia Naval não existe uma idade mínima e nem máxima, basta ter concluído o Ensino Médio, você nesta época terá mais ou menos 17 ou 18 anos.

      Em relação a mensalidade, de um curso particular de Engenharia Naval varia de R$ 700,00 até R$ 1600,00 Reais.

      Agora o salário de Engenharia Naval esse é dificil determinar, ainda mais com “ponto e vírgula” pois cada empresa paga um salário diferente e a medida que a carreira progride o salário aumenta.

      Mas posso te dizer que o salário para Engenharia Naval está na casa de R$ 2500,00.

  54. fernanda

    adorei a matéria engenharia naval é a minha futura profissão……valewww

  55. Bruna Fernanda

    muito bom!!! gostei, não tinha a minima idéia de como é o curso,das materias, é bem esclarecedor, ja vi q não da pra mim… Engenharia Naval não é bem esse o meu estilo e me tirou a dúvida!!!

  56. jessicka

    Qual a diferença entre engenharia naval e construção naval ?
    estou me decidindo e nao sei a diferença!
    agrdeço se responder vai me ajudar muitissimo bjuhs!

    • Pedro Addler

      Olá Jessicka

      Uma boa pergunta !! A diferença entre Engenharia Naval e Construção Naval é a seguinte:

      - Engenharia Naval: Carreira ampla de Engenharia além da construção de navios envolve também o projeto de todo tipo de instalação marítima ou aquática, Plataformas de Petróleo,
      por exemplo.

      - Construção Naval: Uma carreira mais técnica, puramente focada na construção de barcos.

  57. Nayara

    Nossa,esse guia da carreira me ajudou bastante a escolher minha profissão de Engenharia Naval !!
    Atualmente tenho 12 anos mais prentendo começar a estudar desde agora.

  58. hudson

    Olá, caros amantes das engenharias

    Bom eu estudo meteorologia na ufpa, fico contente em saber em que a universidade em que eu estudo oferece este curso que hã muito tempo já estava de olho.Penso, que um curso como esse é promissor para o pais, pois está faltando engenheiro no brasil, mas também o ”Brasil investiu tanto em propaganda de saúde” que estar faltando engenhreios no pais.

    Hudson ,belém – PA

  59. fjeilson

    Não sou muito bom em matematica, principalmente em lógica será que eu tenho futuro como engenheiro naval ?

    • Pedro Addler

      Olá Fjeilson

      É um caso a se pensar… A Engenharia Naval e por sinal todas as Engenharias, todas sempre tem como base sempre a Matemática.

      Para você ter um futuro na carreira de Engenheiro Naval com certeza vai ter que melhorar bastante sua Matemática e sua Lógica.

      Se você está disposto a fazer isso, tudo bem, agora se você não tiver esta disposição, melhor nem tentar Engenharia Naval.

  60. yan martins

    Boa Noite

    Em primeiro lugar o que foi dito acima o final e uma tremenda baboseira dizer q tem muito engenheiro para pouco serviço. Enfim o Brasil principalmente esta tendo um grande crescimento na engenharia Naval e com grande falta de profissionais capacitados Engenharia naval, tem na Poli na UFRJ na UFPA e tem a engenharia da mobilidade que depois de 3 anos vc pode escolher a area naval para especializaçoes na UFSC e o curso de tecnologia na FATEC de construção naval

  61. Silvestre

    Pedro, você disse que um tecnólogo não pode assinar um projeto naval? Isto é de forma absoluta ou o tecnólogo pode projetar e construir embarcações cabinadas de até 20 TB? Pergunto porque tive informações de que o tecnólogo pode ser o responsável de maneira total nessas condições.
    Pretendo fazer o Curso de Tecnologia em Construção Naval, pois já sou bem mais velho e não tenho tanto tempo para a engenharia naval, mas não gostaria de ficar tão limitado.
    Obrigado. Um abraço.

    • Pedro Addler

      Olá Silvestre

      Realmente você está certo, para pequenos projetos, barcos de transporte pequenos ou então barcos de Pesca, o profissional de Construção Naval pode projetar, no entanto, realmente não pode participar como Engenheiro em Grandes Projetos.

      Nos grandes projetos o Construtor Naval participa como um gerente, um auxiliar direto do profissional de Engenharia Naval, que lidera o projeto.

      • Silvestre

        Pedro, obrigado pelos seus esclarecimentos. Gostaria muito de fazer o Curso de Engenharia Naval, contudo já estou com 59 anos (18/06), infelizmente não tenho mais tanto tempo.
        Obrigado e sucessos

  62. Rubens guido

    quero saber se tem faculdade de engenharia naval particular em Santos ou São Vicente ? e se tem projetos de ter…

    • Pedro Addler

      Olá Rubens Guido

      Infelizmente aí na região do Litoral Paulista, Santos e São Vicente, não temos o curso de Engenharia Naval não, pelo menos não até o momento em que foi escrita esta matéria.

      Em relação a planos de implantar o curso de Engenharia Naval na região, acredito que tenham sim, no entanto, não sei destes planos, pois de um modo geral as Universidades não revelam suas estratégias.

      O curso de Engenharia Naval mais próximo que você tem da sua região é mesmo na USP, no caso, lá em São Paulo, capital.

  63. Gustavo

    vc me ajudeu bastante com texto, mas eu tenho duvidas:
    quanto tempo dura cada especialização ?
    o curso de engenharia naval no ime é bom ?
    se poder responde, agradeço

    • Pedro Addler

      Olá Gustavo

      Em relação ao curso de Engenharia Naval no IME infelizmente não temos essa opção, o IME até o momento em que foi escrita esta matéria não tinha este curso.

      Em relação ao tempo em que levam as Especializações do curso de Engenharia Naval, mais ou menos como padrão elas duram 2 anos.

  64. Iara Sabrina

    No Brasil, existem cinco universidades que oferecem cursos de Engenharia Naval, Engenharia Mecânica Naval e Oceânica: A Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro,a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal do Rio Grande, e a Universidade Federal de Pernambuco, sendo este último o mais recente, com início no segundo semestre de 2011.

  65. Renato Silva

    Dizem que a Engenharia Naval é uma das engenharias mais dificeis de se forma, dizem que tem muita fisica, mais que as outras, isso procede?

    • Pedro Addler

      Olá Renato Silva

      Isso é verdade sim, a Engenharia Naval, juntamente com a Engenharia Aeronáutica, a Engenharia Mecânica e a Elétrica formam o quarteto das 4 Engenharias mais difíceis.

      Isso se deve ao forte conteúdo de Física e principalmente Matemática presente nestas 4.

      Isso é ruim e é bom !! É bom porque a dificuldade dos cursos torna esses Engenheiros muito valorizados pelo mercado ( bons salários e bons empregos ), os de Engenharia Naval inclusive.

  66. Rodrigo Dutra

    Nao seria melhor cursa Engenharia mecânica, e depois se especializar em Engenharia Naval ?

    • Pedro Addler

      Olá Rodrigo Dutra

      Ser melhor ou não fazer Engenharia Mecânica e depois se especializar em Engenharia Naval depende dos seus planos.

      Se você pretende começar a trabalhar logo, o melhor é fazer o curso de Engenharia Naval diretamente.

      Se você pretende ter uma formação mais completa e já começar em um emprego melhor, só que mais tarde, faça Engenharia Mecânica e depois Engenharia Naval.

  67. bruno

    ola pedro. moro em bh nao temos aqui o curso de engenharia naval. pergunta: o engenheiro mecânico e aproveitado na construção de navios ?

    • Pedro Addler

      Olá Bruno

      Essa foi uma boa pergunta !! Embora a Engenharia Naval seja considerada a Engenharia Mecânica dos mares, em geral, o Engenheiro Mecânico não é aproveitado não na Engenharia Naval.

      Os profissionais da indústria de Engenharia Naval sempre preferem os profissionais formados em Engenharia Naval mesmo, por serem especializados.

      Agora, também não podemos dizer que isso nunca acontece, em casos onde há falta de Engenheiros Navais, os Engenheiros Mecânicos podem ser contratados sim.

  68. Romero Cristiano

    muito bom mesmo, parabens, sou louco por ciências exatas!!!

  69. Guilherme

    Pedro , como se faz para ingressar nos cursos de engenharia naval ? eu sei que se utiliza a nota do enem na ufrj e na ufpe ( quando abrir lá ) e tem o fuvest tb, porém é para o curso “Engenharia” que tem as materias basicas . Como escolher Engenharia Naval especificamente ??

    • Pedro Addler

      Olá Guilherme

      De um modo geral, para passar em Engenharia Naval, você escolhe essa carreira logo no início do vestibular.

      Mas na USP o caso é diferente. Na POLI da USP ( Departamente que engloba as Engenharias ), você vai evoluindo no curso e só escolhe a carreira mesmo perto do final.

      Aproveitando sua pergunta, vamos lançar uma matéria esplicando melhor como funcionam os cursos de Engenharia na USP.

  70. Alexsandro Olivo

    Olá, Pedro Addler.
    Sou apenas um jovem de 16 anos de idade e pretendo fazer uma faculdade de engenharia naval, onde seria a melhor faculdade para se fazer?porque?

    • Pedro Addler

      Olá Alexsandro Olivo

      Atualmente o melhor curso de Engenharia Naval do Brasil é o curso de Engenharia Naval da UFRJ.

      O motivo dele ser o melhor é a grande tradição que o Estado do Rio de Janeiro tem na produção de navios ( estaleiros ).

      O curso de Engenharia Naval da UFRJ, abre 70 vagas por ano, a duração é de 5 anos e a concorrência é de 9,27 candidatos / vaga.

      • Gabriel

        Quanto devo tirar no ENEM, para fazer Engenharia Naval na USP

        • Hiroshi

          Esse ano 2014, o corte foi 786 pontos, oq nao quer dizer q qm tirou 786 pontos passou. Eles contam a nota final com os pesos. Em naval na ufrj, por exemplo, o peso de matematica eh 4

  71. Guilherme

    como entrar na ufrj fazendo este curso , já que o deles é o melhor ? sinto muita vontade de fazer engenharia naval

  72. simone jeronimo ramos

    eu estou interessada em fazer o curso de engenharia naval ,mas eu pesquisei e vi que so tem na ufrj .para mim fica dificil porque e um curso integral e de longa duração .então queria saber se no ramo de engenharia tem alguma coisa parecida com a naval digo as atividades .

    • Pedro Addler

      Olá Simone Jerônimo

      Realmente, trabalhar e ainda fazer um curso difícil como Engenharia Naval não é uma tarefa simples, entendo seu caso.

      Para você que gosta da área de barcos e mar, no entanto, tenho 1 boa dica, você pode fazer um curso técnico na área Naval.

      O curso técnico não é integral, é mais simples e também dura menos que uma faculdade.

      Entre as opções você pode fazer por exemplo, Construção Naval ou então Técnico em Manutenção Naval.

  73. kriss correa

    ola,eu gosto muito de engenharia naval mais cresci com a ideia de ser policial ja deu um no na minha cabeça rsrs pois gosto de engenharia naval mais o so de pensar que envolve agua e muita agua rs me da panico e como que isso me bloqueasse por outro lado policial pra mim e adrenalina e a sua vida pra salvar centenas curto bastante mais a duvida e cruel!!!!rsrs

  74. Mylena leandro

    Eu quero saber a importância da matemática na engenharia naval ?

    • Pedro Addler

      Todo curso de Engenharia exige que o aluno estude e pratique cálculo de vários níveis.

  75. Samantha

    Muuuiitoo perfeito *—* já adimirava outrois tipos de engenharia maas agora tenho certeza do que quero ;)

  76. leonardo

    quais as faculdades particular que tem esse curso?

  77. andressa rangel

    ai meu sonho e ser engenheira naval desde de pequena sonho com isso,profissao perfeita pra toda a minha vida!!

  78. sabrina lima

    Olá! quero muito ser engenheira naval, mas não sei por onde começar, na minha cidade não tem faculdade de engenharia naval…
    Quero ser integrante da marinha, onde devo ir? com quantos anos uma mulher pode se alistar na marinha?

  79. marcio alexandre albuquerque da silva

    meu sonho que estava muito longe e que agora esta mais perto [ pela fe ]

  80. Regis

    Cara eu queria saber 3 faculdades onde eu posso fazer faculdade de engenharia naval?

  81. Luiz Moraes

    Na minha infância, sempre imaginei ser engenheiro naval. O tempo passou, a vida me levou para outros caminhos, bem tortuosos, e hoje, aos 49 anos sinto um pouco de frustração por tudo isto. Mas estou fazendo engenharia mecânica, numa universidade particular aqui no Rio de Janeiro e pretendo fazer também o curso técnico de construção naval, visando o aquecimento crescente da indústria naval. Já possuo cursos de qualificação de serralheria e de caldeiraria, que certamente contribuem para um bom currículo.

  82. paulo

    olá quem sabe a media salarial de um tecnologo construtor naval. inicial e com mais experiencia.. obrigado

  83. venus

    Eu quero me forma mas eu nao cei no que me forma eu esta pensanto em engenharia nava,juisa de comtenaçãao e da marinha.qual e a melhor?
    me ajudem!!!!!!!!!!!!!

  84. RODRIGO

    GOSTARIA DE SABER A DIFERENÇA ENTRE TÉCNICO EM CONSTRUÇÃO NAVAL E TÉCNICO EM ESTRUTURA NAVAL?

  85. guilherme

    Bom em base desta pesquisa consegui ter um forte conhecimento da engenharia naval.Bom consegui ter uma base para minha carreira.Obrigado pelas informações fornecidas pelo site!

  86. Elizael Júnior

    Olá, Boa Noite eu queria saber se Construção Naval e Engenharia Naval são a mesma coisa.

    obg pela oportunidade.

  87. stela

    ola!
    eu qria saber se a profissão engenharia naval ganha bm?

  88. Gabriel Arismendes

    Olá Pedro, eu queria saber como faço pra entrar na engenharia naval, estou pretendendo leva-la como carreira profissional, é através de vestibular, ou eu tenho que me ingressar em alguma escola tecnica ?

  89. alisson

    eu queria saber quanto um engenheiro ganha alto e não medio o sr. pode me enforma

  90. João Pedro

    Sou estudante de engenharia mecânica e tenho que discordar sobre a sua afirmação: “engenharia naval está para os mares assim como a engenharia mecânica está para a superfície”. A engenharia mecânica é uma das engenharias mais abrangentes que existem. A engenharia naval é uma ramificação da engenharia mecânica, assim como a aeronáutica, ferroviária, aeroespacial, etc. As matérias são muito similares, a excessão, no caso da naval, de matérias como arquitetura naval, talvez hidrodinâmica, entre poucas outras. Eu, por exemplo, tenho um projeto de construção naval dentro da engenharia mecânica.

  91. lucas

    é muito complicado este curso?

  92. lucas

    o que devo estudar mas para eu me sair bem?

  93. Hyure

    Olá. Fiquei bastante interessado, gostaria de saber se no AMAZONAS e possível estudar Engenharia Naval.

  94. Zelia Silva

    Os calculos para construção naval é tao difíceis assim ?
    Ou com um tempo aprende eles tranquilamente ?

  95. Elisangela

    Muito boa a matéria,gostaria de saber onde poderia fazer uma faculdade particular de engenharia naval em niteroi.

  96. XAVIER

    SOU MICRO EMPRESARIO E QUERO APRENDER E INVESTIR EM CONSTRUÇAO DE EMBARCAÇOES “MISTAS” DE PEQUENO PORTE TIPO 3 a 5 Mil k ou VELOZES P/10 PASSAGEIROS
    EM AGUAS CORRENTES, “no aguardo”

  97. Thayná

    meu sonho é ser uma grande engenheira naval , cara émt bom uma otima profissão , porem tenho que estudar muito e me esforçar , mas se papai do céu me abençoar eu vou conseguir, e onde eu moro so tem uma faculdade que abrange esse tipo de engenharia, que é na UFRJ uma das melhores do Rio de Janeiro

  98. taynan duarte

    obs: rms titanic e não rsm!!!!

  99. nair

    gostaria de saber algum curso para alguem com o segundo grau na área do pré sal mais proximo de curitiba

  100. nair

    gostei muito de todas as respostas para as perguntas

  101. dara

    É,é sim muito legal mais acho,q n serve para mim qm sabe engenharia civil vou ver to em duvida msm.mt obrigada pela força dada ai por mim

  102. Filipe

    Já sei que para fazer a faculdade de engenharia naval tem que ser bom em matematica e fisica (Logico) e tenho duvida se no curso vai cair mesmo quimica ?
    Se cair quais são as materias especuficas de quimica que caem no curso ?

  103. iago

    pow espero um dia me torna um engenheiro naval, tenho muita vontade de me forma nessa are, + tenho que estudar muito pra xegar la, vou me esforça ao maximo pra me forma nessa are,quero muito msm ser engenheiro, quero pelo au menos chegar ao nivel de dr.

  104. thiago

    Quantas faculdades de Engenharia Naval existe hoje no país.

  105. Vinícius Ferreira

    Eu gostaria de saber se existem faculdades publicas em sp que disponibilizam em seus concursos a engenharia naval.

  106. Lucas Mendez

    eu gostaria de saber se depois que terminamos a faculdade aparecem boas oportunidades no ramo da engenharia naval

  107. Álan Rabelo

    Olá
    Eu tenho 14 anos e fico e dúvida de qual área cursar: engenharia civil ou naval. Gostaria de saber qual das duas profissões está mais em conta. Moro no Amazonas e fica um pouco mais difícil pra mim as coisas. Mas eu gostaria de cursar uma dessas duas áreas e desejo saber qual a que mais me favorece.
    Obg.

  108. João Pedro Vieira

    Olá gostaria de saber qual faculdade se aproxima mais de engenharia naval . Pois estou com vontade de fazer uma engenharia que seja mais perto da naval pois no RJ só tem a UFRJ e as vagas são de ampla concorrencia e eu faria uma engenharia particular . obg

  109. josue galdino

    Ola Tenho 17 anos To querendo me forma em engenharia naval , gostei muito dessa materia vai me ajuda muito obrigado….

  110. Maicon Sulivan

    Bom tenho 17 anos, sou até bom em matemática n tenho nenhuma dificuldade, bom tdo q tem numeros eu n tenho dificuldade alguma, estou querendo fazer tecnologo em construção naval, queria saber se eu ia me dar bemm, des de pequeno sempre quis fazer isso *-*

  111. Denivaldo Dos Santos

    Gostaria e muito estudar engenharia naval, mas em Santos, quando a USP oferecer este tipo de curso. Queria saber quanto custa, barato não é não, minha família iria se orgulhar de mim.

  112. Roberta

    Ola, Estou estudando pra passar na poli quero cursa engenharia naval , é um bom curso? Obrigada Abç!

  113. douglas

    ola pedro! quero cursar engenharia naval ,no caso alem do curso , depois de ter bastante teoria , e requerido um estagio nao e?

  114. Marino Ananias da Silva

    Parabéns Coordenadores!!

    Na qualidade de oficial para
    reserva da marinha,bacharel em
    ciências navais,com especialidade
    em máquinas,muito orgulho-me desta
    poderosa e digna Universidade Federal.

  115. cleisi

    oi,eu queria saber se é preciso alguma lingua estrangeira nesse curso e qual a pontuação minima no enem para passar?

  116. Eduardo

    Ola pessoal quero uma dica.. Eu gosto muito de matemática e física, é onde eu estou em duvida se eu devo fazer engenharia mecatrônica, ou engenharia naval, se poder mandar sua opinião no meu email agradeço,
    eduardofiilhoo@gmail.com
    Obrigado !

  117. Andrey

    Bom Dia, sou formado em arquitetura e gostaria de trabalhar na área naval, mas gostaria de ter uma formação na área e estou em duvida se faço engenharia naval ou tecnólogo em construção naval,podem me ajudar?
    Grato

  118. VITOR

    ALGUEM ME INFORME POR FAVOR ONDE EU CONSIGO FAZER TECNOLOGIA DE CONSTRUÇAO NAVAL… NO RIO DE JANEIRO… NAO TO ACHANDO…PRECISO COMEÇAR ESSE ANO AINDA.. DESDE DE JÁ OBRIGADO

  119. Thays

    É um prazer Pedro, gostaria de saber eu quero cursar eng. naval, entretanto não passei na Federal, porém abriu eng naval em uma particular daqui, Nassau, não sei se conheci, gostararia muita de fazer o curso. Mas passei na UPE em eng. elétrica eletrotécnica, estou em dúvida, esse possui mais mercado que o naval. Desde já agradeço!

  120. Lyly Costa

    adorei esse é meu sonho mais esta muito acima do que eu imaginava,adorei mesmo talvez daqui a 2018 eu chego la com fé em jesus

  121. Luísa

    Olá, acabei d prestar vestibular para o curso de engenharia naval da UFPA gostaria de saber se esta profissão de fato oferece tantas oportunidades e é mesmo tão requisitada no atual cenário brasileiro. Escolhi o curso por amor às exatas e à arte naval, no entanto gostaria de saber se no futuro terei uma certa estabilidade econômica e maior amplitude no exercício da profissão. Se não for o caso, temo que enveredarei por uma área completamente diferente de minhas reais pretensões.

  122. Manassés

    Muito bom!! Eu Amo o Titanic e sei Tudo Sobre ele, é meu sonho trabalhar no Ramo da Engenharia Naval!!

  123. Pamela melo

    Olá, queria saber se em niterói – rj, existe algum curso técnico de engenharia naval?

  124. Raul

    Olá Pedro
    Tenho 13 anos e gostaria de saber quais são as principais matérias que ja posso começar a estudar para ser bem sucedido em engenharia naval.
    Desde já agradeço.

  125. Fernando

    R$ 3500,00 para um engenheiro naval? Tá feia a coisa aí companheiros. Você se rasga pra fazer um curso superior como esse pra ganhar isso inicial? Tá doido, funcionário público de nível médio tá ganhando isso….

  126. Marino Ananias da Silva

    Olá Pessoas!

    Sou engenheiro mecânico Naval,além de ser oficial para reserva da Marinha do Brasil,
    Aposentado,etc.Sempre fui futurista até mesmo
    pela minha universal simbologia astral,como alguns pesquisadores desta área falaram-me.àqueles que estiverem moldados para essa
    linda profissão de engenheiro naval,corram!Lutem
    poe essa poderosa,inteligente,futura e lucativa
    profissão.Boa sorte!

  127. Lidiana

    Olá pessoal!
    Faço engenharia naval na Ufrj estou no 8°período, amo o que faço, se você gosta dessa profissão vai a frente, meu namorado é formado em engenharia naval também fez na Ufrj. E conseguir. se você quer, apenas estuda que você vai conseguir. Beijos galera. :)

    • marcel

      Ola Lidiana, eu gostaria de uma ajuda de profissionais da área de engenharia naval, dicas para quem esta cursando tecnico em construção naval, cursos de especialização para quem tem curso tecnico nessa área se é que existe algum curso para ser feito após o tecnico.

      Obrigado!

    • Clara

      Olá, Lidiana. Gostaria de lhe perguntar: Foi muito difícil conseguir ingressar na UFRJ? Pretendo cursar Engenharia Naval por lá, mas estou meio perdida. Foi muito concorrido? E realmente o curso é do jeito que você imaginou antes de começar? Obrigada (:

  128. Maryson

    olá, meu nome e Maryson e eu tenho 13 anos , bem agora esses tempos atrás estava meio empenhado em ser jogador de futebol , mas quando eu conheci a área de engenharia , principalmente a naval . eu amei logo de cara essa profissão , bem meu sonho e me torna um ótimo engenheiro naval e poder construir muitos navios .. mas o meu sonho dentro da engenharia naval e poder pelo menos participar de algum tipo de serviço para poder construir o titanic … Esse e meu sonho .

  129. Carlos

    Legal olha, eu estava precisando saber qual curso escolher. depois de ter lido isso gostei, mesmo tendo umas matérias ai que eu não goste muito, mais isso e de menos, valeu por terem postando isso. vlw

  130. Guilherme

    Obrigado, eu tenho apenas 14 anos mas eu pulei dois anos no jardim de infância pois era mais adiantado, e falta pouco tempo para eu fazer o enem. Muito obrigado meu sonho é ser um engenheiro naval !

  131. fatima

    gostaria de saber se a senhora pode indicar alguma faculdade particular de engenharia naval aqui no rio de janeiro.
    desde ja obrigado,

  132. Eduardo

    Olá.
    Gostaria de saber, na opinião de vocês, qual é realmente a melhor faculdade, se o Brasil é um pais em crescimento nessa área , se há mercado, e a opinião de um aluno sobre o curso e qual país é bem desenvolvido nessa área
    Abraços

  133. guilherme

    Olá meu nome é Guilherme tenho 15 anos de idade sou bicampeão das olimpíadas de matemática municipal de onde moro me interesso muito na área de engenharia naval e gostaria de saber qual o nível de concorrência nas faculdades publicas? Desde já agradeço!

  134. Elves

    eu ainda tenho duvida em diferença entre maquinas navais e engenheria navais

  135. Elves

    engenheria naval o engénheiro nã repara o motor de barco? maquinas navais o egenheiro eepara o motor do barco?

  136. Matheus Cavalcante

    Bom dia, faço engenharia mecânica e esse ano descobri que minha vocação é construir barcos. Gostaria de saber se para tal precisarei fazer denovo vestibular para naval ou posso me especializar em naval e para construir de fato preciso de um CREA especial ou o meu mesmo de mecânico já serve. Desde já muito obrigado.
    Att.Matheus Cavalcante

  137. Stephanie

    Gostaria de saber se tem faculdades particulares para engenharia naval?

  138. Mariana Luercio

    Olá a todos! Adoro a profissão só de pesquisas que faço sobre. Estou terminando o ensino médio, vou para o terceiro ano agora, e gostaria de esclarecer algumas dúvidas minhas de qual Universidade irei cursar. Uma vez pesquisando, encontrei q a melhor instuição ficava em Portugal, pq foi onde tudo sobre a área começou. Gostaria saber se essa pesquisa q encontrei é verdadeira, se realmente mestrados nessa área só são realizados lá (o site do qual visualizei dizia isso também). Desde já agradeço a ajuda de todos.

  139. Paulo Matheus Alves

    Excelente, muito bem explicado, gostei muito, parabéns!

  140. Bruno C.

    Olá, primeiramente obrigado pela postagem… Me ajudou muito a decidir que faculdade desejo seguir, porém gostaria de fazer uma pergunta com relação às especialidades: Eu gostaria de fazer carreira numa área da engenharia naval que se relacione mais e que abra um mercado maior para as empresas petroleiras, qual você me indicaria entre as três seguintes (ou alguma outra de seu conhecimento)? Projeto e Construção Naval, Pesquisa e Desenvolvimento Naval ou Construção de Estruturas Oceânicas?

  141. Marino Ananias da Silva

    Jóia,hoje o mercado melhorou muito afinal em ambas as engenharias podemos galgar colocações para trabalhar no céu,na terra e no mar.Na minha época o mercado ainda encontrava-se um tanto difícil devido a queda da mão de obra,porém agora melhorou bastante.Boa sorte jovens!

    Ass.Marino Ananias da Silva
    Capitão da Marinha,Engenheiro
    Mecânica Naval

    • Sidi

      Como assim Marino? Pode galgar colocações para ceu, terra e mar?
      E já que vc é formado me responde uma duvida, se eu quisesse fazer uma planta de construção civil, formado em engenharia naval, poderia assinar a planta?
      desde já, obrigado.

  142. Andressa Queiroz

    Gostaria de saber se não tem uma faculdade aqui em Manaus Am De engenharia naval com reconhecimento do MEC ?

  143. Tatiane

    E arqutetura naval? Faz parte do curso de engenharia?

  144. Walleska Lima

    Show. Amei. Sou apaixonada por engenharia essa matéria já me deu certeza do que eu quero.

  145. Walleska Lima

    Show. Amei. Sou apaixonada por engenharia essa matéria só me deu a certeza do que eu quero.

  146. Anderson dos santos lima

    esse é meu sonho gosto muito aonde q fica esse lugar aqui no rio de janeiro terminei meus estudo agora aí queria fazer eh meu sonho gosto muito

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!