dcsimg

Estatística

Conheça a carreira em Estatística, quais as áreas mais promissoras e onde estudar para seguir esta profissão que está em alta no mercado!

profissoes-futuro

A Estatística é uma ciência que trabalha com o levantamento, o processamento e a análise de dados no intuito de fornecer respostas com o mínimo de incerteza, ou seja, com a menor margem de erro possível.

É fácil percebermos o trabalho do estatístico em épocas de campanha eleitoral, quando ouvimos sobre pesquisas de intenção de votos ou de satisfação com determinado governo. No entanto, essa atividade nem sempre “aparece” para o grande público.

Na maioria dos casos a Estatística não é a atividade fim de uma empresa, e sim uma importante ferramenta de apoio para as decisões, experimentos e projetos dentro da organização. Por não ter tanta visibilidade, a procura por esta formação ainda é pequena.

Com isso, faltam profissionais no mercado e quem desejar trabalhar com Estatística encontrará boas oportunidades, com salários interessantes e alta taxa de empregabilidade.

A profissão de Estatístico

O trabalho de um estatístico envolve planejar e coordenar o levantamento de dados por meio da aplicação de questionários, medições, entrevistas, etc. Ele organiza e analisa as informações obtidas com o objetivo de explicar certos fenômenos econômicos, naturais ou sociais. Seu trabalho está ligado à interpretação de dados para transformá-los em informações úteis.

O estatístico constrói modelos matemáticos capazes de processar esses dados, realizar análises complexas e cruzar informações.

Profissionais de qualquer área precisam tomar decisões e quando essas decisões são baseadas em informações elas se tornam muito mais assertivas. Uma das características que mais atraem profissionais de Estatística é justamente a possibilidade de atuar em diferentes áreas do conhecimento: Economia, Medicina, Computação, Administração, Biologia e Psicologia são apenas alguns exemplos.

Um indício de que a Estatística pode ser utilizada em diversas áreas é que muitos cursos de graduação possuem esta disciplina em suas grades curriculares. Administradores, sociólogos, engenheiros ou biólogos utilizam conhecimentos em Estatística para realizarem experimentos, pesquisas e previsões.

Algumas das áreas mais promissoras da Estatística

A Estatística está presente em experimentos científicos, análise de risco para concessão de crédito, pesquisas de opinião para o lançamento de novos produtos, ensaios clínicos com novas vacinas e remédios, entre outros.

Confira algumas das áreas mais promissoras em que um profissional de Estatística pode atuar:

1. Indústria

Na indústria, o estatístico acompanha a realização de testes de qualidade de produtos, realiza previsão de vendas e elabora pesquisas de opinião que ajudam no lançamento de novos produtos.

Também pode realizar estudos para a ampliação ou expansão de fábricas, analisar amostras colhidas durante as várias etapas do processo produtivo, detectar erros e sugerir melhorias.

2. Setor Financeiro

Bancos, operadoras de cartão de crédito e corretoras de seguros utilizam a Estatística para fazer diferentes tipos de análises financeiras e realizar estudos de risco antes de conceder créditos ou personalizar seguros.

O setor financeiro é o que mais contrata estatísticos e uma das áreas que mais valorizam este profissional.

3. Agronegócio

Para que um agricultor planeje suas atividades é necessário que ele conheça algumas estatísticas sobre, por exemplo, qual espécie produz melhor historicamente em determinado clima ou região.

Previsões sobre a situação da agricultura na economia também são importantes para agrônomos e empresários do agronegócio.

4. Telecomunicações

Com a grande oferta de empresas de telefonia e a facilidade que o usuário encontra para trocar de operadora, as empresas de telecomunicação estão cada vez mais preocupadas com a fidelização de seus clientes.

O trabalho de um estatístico contribui para que a empresa detecte, por exemplo, níveis de satisfação ou quais são as reclamações mais recorrentes. Estas informações são úteis para que a empresa corrija as falhas mais urgentes.

Muitas pesquisas são realizadas também com o intuito de identificar quais as melhores áreas para ampliar a cobertura de sinal ou iniciar uma expansão.

5. Bioestatística

A bioestatística aplica os métodos estatísticos em pesquisas, experimentos ou previsões das Ciências Médicas e Biológicas. Toda nova medicação, vacina ou mesmo cosmético precisa passar por uma etapa de testes.

O trabalho do estatístico já começa na definição do grupo que participará dos testes, depois passa pelo planejamento, execução e interpretação das informações obtidas durante o teste.

É um trabalho de grande responsabilidade, pois qualquer pequena falha estatística pode representar danos à saúde da população em geral.

6. Pesquisa

Esta é a área mais conhecida e talvez a mais comum para a atuação de estatísticos. Nesse setor, a realização da pesquisa em si é a atividade fim da empresa. Governos e institutos de pesquisa como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) são exemplos de contratantes nesta área.

Como se especializar na área de Estatística

Uma opção para quem deseja trabalhar nesta área é fazer o curso de graduação em Estatística, que possui habilitações em bacharelado ou licenciatura. Para isso, é importante escolher um instituição bem conceituada.

Veja algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem a graduação em Estatística

O curso de Estatística está entre os dez mais bem remunerados do país. Saiba mais em:

Os 10 cursos mais bem remunerados

E você? Já conhecia a profissão de Estatística? O que você achou de mais interessante nesta carreira?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin