dcsimg

Gestão da Qualidade

Descubra como é a profissão do gestor da qualidade e saiba o que estudar para seguir esta carreira!

vantagens-ead-certa

A qualidade dos serviços e processos de uma organização está diretamente ligada à sua capacidade de competir e se destacar no mercado. Quanto melhores forem os produtos e serviços ofertados, mais clientes a empresa poderá conquistar.

Com clientes cada vez mais exigentes e mercados cada vez mais competitivos, atingir e manter padrões de excelência são preocupações constantes em empresas de vários setores.

A Gestão da Qualidade participa de todas as fases do processo de fabricação e comercialização de um produto ou serviço, desde o estabelecimento de normas e padrões aos fornecedores de matéria-prima até o acompanhamento de atividades de suporte e pós-venda. Além do processo produtivo, a gestão da qualidade se aplica às rotinas administrativas como um todo, buscando maior eficiência e competitividade.

Saiba mais sobre algumas das principais áreas de atuação da Gestão da Qualidade e veja onde estudar para seguir esta carreira!

Áreas de Atuação da Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade é um processo fundamental para empresas de todo tipo. O profissional especializado nessa área pode atuar em diferentes departamentos de uma organização, sendo responsável por processos como:

1. Certificação de Qualidade

Para que uma empresa possa comprovar a qualidade de seus procedimentos e produtos é preciso passar por auditorias que atestem o cumprimento das normas estabelecidas.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), são exemplos de órgãos responsáveis por determinar os padrões de qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela indústria.

Para que uma empresa consiga exportar seus produtos ela deve ser certificada de acordo com as normas internacionais. Um dos selos de qualidade mais conhecidos é o ISO, que garante a padronização das atividades de uma empresa.

Conseguir esta certificação não é um processo simples. A empresa precisa ajustar seus processos e promover mudanças comportamentais para cumprir os padrões exigidos.

O gestor da qualidade é quem cuida dos procedimentos que a empresa precisa seguir para obter e manter a certificação desejada. Sua responsabilidade é adequar as atividades administrativas e produtivas para que as normas sejam cumpridas. Um dos aspectos importantes nesse processo é o treinamento de colaboradores para que entendam e sejam capazes de cumprir os padrões exigidos.

Antes, essa atenção à qualidade dos produtos e processos era quase exclusividade de grandes multinacionais. Hoje em dia, empresas de pequeno e médio porte também buscam obter a qualidade máxima em seus procedimentos para ter uma organização enxuta e ajustada.

2. Auditoria

O profissional especializado em Gestão da Qualidade pode atuar como auditor interno ou externo. O auditor interno é um funcionário da própria empresa que avalia processos de fabricação e rotinas administrativas variadas.

O auditor externo trabalha em consultorias ou organizações certificadoras e inspeciona as atividades de uma empresa para avaliar a obtenção, manutenção ou renovação de um certificado ou selo de qualidade.

Também são comuns as auditorias que avaliam riscos, segurança da informação e governança corporativa, por exemplo.

3. Modelagem de Processos

O gestor da qualidade identifica os processos dos setores de uma organização, para então mapeá-los e adequá-los a padrões de qualidade já estabelecidos. Uma das ferramentas mais utilizadas por este profissional são os indicadores de desempenho.

Ele também realiza medições, elabora e gerencia os indicadores de qualidade, divulgando estas informações aos tomadores de decisões dentro da empresa.

Onde estudar Gestão da Qualidade

Para se especializar nesta área existe o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, com duração média de dois anos. Esta graduação de tecnólogo é oferecida nas modalidades presencial e a distância.

Conheça algumas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso tecnológico em Gestão da Qualidade:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Profissionais das áreas de Administração, Logística e Engenharia de Produção possuem conhecimentos em Gestão da Qualidade e também estão aptos a desenvolver esta função dentro de sua área de atuação.

Veja também:

Curso de Administração de Empresas

Você ficou interessado pela carreira em Gestão da Qualidade? Já trabalha em alguma empresa com padrões de qualidade definidos? Compartilhe suas experiências conosco!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin