dcsimg

Hotelaria e Turismo no Brasil: Atividade em Expansão

Estabilidade Econômica, Olimpíadas, Copa do Mundo, enquanto o mundo vive a crise financeira, a atividade de hotelaria e turismo no Brasil está em plena expansão. Acompanhe o crescimento deste setor nos últimos anos.

Hotelaria e Turismo no Brasil: Crescimento, Recordes e Lucros em 2009

Hotelaria e Turismo no Brasil: Atividade em Expansão

O ano de 2009 foi bastante favorável para o setor de hotelaria e turismo no Brasil, nosso país nunca esteve em tanta evidência no mundo, o cenário mundial nunca esteve tão favorável.

Enquanto grande parte dos países ricos e tradicionais do mundo estava passando por uma crise econômica e de desemprego, a economia Brasileira resistiu e isso refletiu diretamente no setor de hotelaria e turismo que mesmo no auge da crise, apresentou um crescimento de 15% no primeiro trimestre de 2009 comparando com o primeiro trimestre de 2008, segundo o Ministério do Turismo.

O setor de hotelaria e turismo de São Paulo por exemplo, cidade onde são fechados muitos dos grandes negócios do Brasil apresentou um crescimento de 5% este ano.

No Rio de Janeiro, a ocupação dos hotéis bateu recordes no Carnaval e no Reveillon de 2009, no carnaval 95% de todos os quartos chegando a ser ocupados.

Mesmo o dolar valendo menos em relação ao Real ( o que afastou alguns turistas estrangeiros ) o fluxo de turistas nacionais garantiu que quase 2,50 milhões de pessoas passassem o carnaval no Rio, segundo fontes do setor de hotelaria e turismo Cariocas.

Galo da Madrugada: 1 Milhão de Turistas só em Recife

Outro destino turístico que recebeu muitos turistas esse ano foi o estado de Pernambuco.

Durante o carnaval deste ano estimativas apontam que 98% de todos os quartos chegaram a ser ocupados, um recorde para o setor de hotelaria e turismo Pernambucano.

Segundo a ABAV ( Associação Brasileira de Agentes de Viagem ), as agencias de turismo esse ano no Brasil tiveram um aumento de 15% nas vendas de pacotes turísticos, comparando com o mesmo período de 2008.

Houve um aumento significativo na quantidade de pessoas que voaram de avião: 10%, o aluguel de carros também apresentando um grande crescimento, chegando a aumentar 40% em algumas regiões.

Hotelaria e Turismo no Brasil em Números

Em 2007, ano em que esta pesquisa começou a ser realizada, o setor de hotelaria e turismo gerou 2,6% de todo o PIB Brasileiro ( 2,6% de toda a riqueza produzida no país ) movimentando 40 bilhões de reais. O turismo interno ( Brasileiros que viajam dentro do próprio Brasil ) representou 85% deste total ( R$ 33 bilhões em lucros ), os outros 15% ( R$ 7 bilhões ) vindos de turistas estrageiros que visitaram o Brasil.

A hotelaria e turismo no Brasil no ano de 2007 chegou a crescer 10%, enquanto o próprio PIB cresceu 5.7%.

Em 2008 com o Real desvalorizado ( 1 dolar comprava mais reais ) houve um grande aumento da quantidade de turistas estrageiros vindo para o Brasil. Segundo fontes do setor de hotelaria e turismo nacional, cerca de 5 milhões de turistas estrangeiros a mais visitaram o nosso país no ano de 2008, principalmente Americanos, Argentinos, Portugueses, Italianos e Chilenos, que aproveitaram a valorização do seu dinheiro em relação ao Real aquele ano ( estava mais barato para eles virem para o Brasil ).

Em 2008 os turistas estrangeiros deixaram 8,1 bilhões de reais no Brasil.

Em 2009 como o Real voltou a ganhar valor e também devido a crise internacional, a quantidade de turistas estrangeiros no Brasil caiu. No entanto, o turismo interno compensou essa queda e ainda assim os números continuaram crescendo. Ainda não temos o número final de 2009, mas se espera que até o final do ano, a hotelaria e turismo no Brasil movimente 50 bilhões de reais.

Hotelaria e Turismo no Brasil: Olimpíadas, Copa do Mundo e Boom Turistico

Copa e Olimpíadas: Eventos que vão trazer um boom turístico ao Brasil

Com a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e também com as olimpíadas do Rio 2016 se espera que nos próximos 5 anos o turismo no Brasil viva uma espécie de boom.

Esses eventos que são transmitidos ao vivo para mais de 150 países e atingem audiência de bilhões de pessoas servirão como uma vitrine para mostrar nosso país ao mundo, o que vai ser muito favorável para o setor de hotelaria e turismo.

O Ministério do Turismo em parceria com Fundação Getúlio Vargas, recentemente identificou os principais destinos turísticos do Brasil que correspondem por 90% de todo o turismo.

São 65 cidades ao todo distribuidas por todas as regiões do país.

Através deste estudo serão levantados os principais pontos fracos e pontos fortes dessas cidades para servir como referência de investimento para o setor de hotelaria e turismo.

Com a chegada da Copa e Olímpiadas agora nos próximos anos, as 17 cidades que vão participar destes eventos terão ainda um estudo mais detalhado, especialmente o Rio de Janeiro que vai participar dos dois.

O Presidente Lula, em uma entrevista recente afirmou: ” Serão seis anos em que nós iremos aparecer nas páginas de jornais do mundo inteiro. Se a gente fizer a coisa bem feita, nós ganharemos. Se a gente não tiver competência e fazer as coisas erradas, nós ficaremos marcados pelo fracasso. Nós não vamos fracassar. Nós não chegamos até agora para morrer na praia “. O Brasil está comprometido, estará preparado para receber todos que visitarem o nosso país.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin