dcsimg

Marketing Esportivo

Você sabe como funciona o curso de Marketing Esportivo? Confira o artigo que preparamos pensando em você. Saiba mais sobre esse curso, a profissão, o mercado de trabalho e a média salarial.

Marketing Esportivo é uma ferramenta usada para a comunicação com os telespectadores, clientes e colaboradores. Está diretamente ligado à emoção e à paixão daqueles que assistem a eventos esportivos, envolvendo diversos outros sentimentos, como vibração, adrenalina, alegria e conquista. O marketing utiliza o esporte como espécie de contato para atingir o público-alvo, despertando nas pessoas grande aventura.

marketing-esportivo

O grande diferencial do Marketing Esportivo em relação às outras ferramentas de comunicação, é exatamente isso: a definição e a aproximação de seu público – alvo, agregando força à marca ou à empresa através de valores simbólicos relacionados ao esporte, como por exemplo, a utilização de aspectos do trabalho em equipe e liderança, que são específicos do sucesso na vida da corporação e suas especificidades.

O Marketing Esportivo tem a capacidade de atrair durante o evento, e não só nos intervalos, sendo assim, a empresa que usa esse tipo de estratégia passa a ser percebida, como uma parceira, e não apenas como uma anunciante, permitindo sucesso e continuidade aos times e aos campeonatos patrocinados. As empresas que fazem uso dessa tática, acabam atraindo grande lealdade aos seus patrocinadores.

Os ídolos desse público possuem papel fundamental nesse processo. Eles são verdadeiramente os grandes anunciadores do mercado, e suas mensagens são transmitidas como uma espécie de talentos esportivos.

Reforçando a ideia apresentada, o Marketing Esportivo é o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formatação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos pessoais da empresa, ele refere-se à aplicação específica dos princípios e processos do marketing a produtos ligados ao esporte, como, times, eventos, ligas, etc.

Essa modalidade é uma nova área de marketing que atua dentro da indústria do esporte, movimentando através de suas ferramentas bilhões em todo o mundo.

Apesar, de o esporte produzir entretenimento e sentimentos, ele é uma indústria e deve ser administrado como um negócio.

Curso

O curso tem como objetivo capacitar o aluno para a elaboração de proposta para modelo de gestão de marketing esportivo. Permitindo que ele analise o cenário mercadológico esportivo e as variáveis internas e externas que podem ser mais bem aproveitadas na proposta de ações para melhor execução das estratégias.

Atualmente, existem cursos para essa formação na área de Marketing Esportivo tanto em sistemas de ensino presenciais como a distância.

O curso de Marketing Esportivo é uma especialização para graduados em Propaganda e Marketing ou qualquer outra pessoa com formação específica que deseja atuar dentro do segmento do marketing promocional, ou seja, trabalhar com o esporte, e atuar na dimensão institucional de uma marca ou empresa.

A carga horária desse tipo de curso varia bastante de uma instituição para outra, em média dura entre 12 a 18 meses, há também algumas instituições que oferecem o curso online com certificados com um total de 320 e 360 horas.

A profissão

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em ações de marketing é fundamental para qualquer empresa. Principalmente, aquelas que buscam atender aos desejos dos consumidores.

Neste cenário, a procura por profissionais dessa área tem aumentado consideravelmente, mas ainda há setores que estão em pleno crescimento.

O profissional de Marketing Esportivo está apto a:

  • Apontar, discutir e interpretar as ações históricas, a partir dos registros disponíveis, para entender a evolução do mercado esportivo;
  • Analisar modelos estratégicos e experiências vigentes, observáveis no mercado e em registros especializados, para propor ações adequadas a projetos potenciais;
  • Analisar os identificadores de mercado, compreendendo os influenciadores do ambiente esportivo, para atender à demanda de informações e aprimoramento da gestão do marketing;
  • Propor modelo de gestão de marketing esportivo, apresentando proposta adequada ao contexto atual para aprimoramento das práticas vigentes.

Mercado de Trabalho

Segundo um levantamento da Catho, especializada em recrutamento, a remuneração para um estagiário em marketing pode chegar a mais de R$ 1 mil. Já o profissional que atua como analista pode ganhar três vezes mais. E quem chega ao cargo de gerente conta com uma remuneração superior a R$ 8 mil. Já para os diretores, o salário pode ultrapassar os R$ 19 mil.

A procura pela carreira de profissional de Marketing Esportivo está bastante aquecida no país. Hoje em dia há sempre alguém querendo trabalhar no ramo, seja para mudar de área ou iniciar a carreira. No Brasil até muito pouco tempo atrás, Marketing Esportivo era visto apenas como uma maneira de vender o patrocínio, executar eventos e aplicar merchandising de arena das marcas nos eventos, mas o cenário está mudando cada vez mais.

Atualmente, em todo o mundo, Marketing Esportivo não se restringe apenas ao patrocínio, mas à “ativação” da marca, ou seja, aquela ação ou experiência que fará o consumidor lembrar-se de uma forma positiva que tal marca é patrocinadora do seu time ou esporte preferido, gerando assim, visibilidade no público a ser atingido.

Clique aqui e confira as sete carreiras para quem ama os esportes.

E você, o que achou sobre o curso de Marketing Esportivo? Conte-nos aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin