dcsimg

Mercado de Trabalho e o Curso de Educação Física

O mercado de trabalho para um profissional de educação física é bem amplo e com uma grande demanda. O curso abrange diversas disciplinas específicas, o que o torna ainda mais interessante.

Educação Física e os desafios no Mercado de Trabalho

O profissional de Educação Física promove a saúde e o bem-estar corporal sendo cada vez mais requisitado graças a preocupação das pessoas com o condicionamento físico e a saúde do corpo. Por isso o mercado de trabalho para quem se forma nessa área é tão promissor. Uma pesquisa realizada pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostrou que, de 2007 até 2010 o número de academias no Brasil chegou perto de 15.551, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América.

Para atuar na área de Educação Física, o profissional precisa ter um registro no Conselho Federal de Educação Física (Confef). De acordo com o conselho, cerca de 160 mil profissionais possuem esse registro, porém, estima-se que outros 50 mil ainda não estejam cadastrados.

O mercado de trabalho para quem deseja seguir essa carreira é bem amplo, onde o profissional pode atuar como professor do ensino fundamental e médio, coordenar atividades físicas em academias, clubes, empresas, etc. Por ter esse mercado tão diferenciado, os salários também não seguem um padrão. Porém, vale lembrar que os profissionais que estão localizados em grandes centros, ou mesmo que atuam em um nicho de mercado mais específico tem, em média, uma remuneração maior. Para os profissionais empreendedores, há sempre possibilidade de criar o próprio negócio seja este voltado diretamente a prestação de serviços ligados a educação física, ou relacionado a comercialização de alimentos e suplementos alimentares.

O curso de Educação Física

O curso de Educação Física tem duração média de 4 anos e pode ser de licenciatura ou bacharelado. Como é obrigatória a presença de disciplinas de Educação Física no ensino fundamental e médio, os alunos que se formam em licenciatura podem atuar dando aulas em escolas da rede pública ou privada. Já aqueles alunos que se formarem em bacharelado podem atuar em academias, clubes, fazer avaliação física entre outras possibilidades.

Algumas das disciplinas presentes na grade de um curso de Educação Física são:

  • Anatomia
  • Atividade Física Adaptada e Saúde
  • Biologia
  • Biométrica
  • Fisiologia
  • Filosofia da Educação
  • Fundamentos da Educação Física
  • História do Esporte
  • Ortopedia
  • Práticas Esportivas
  • Psicologia
  • Primeiros Socorros

Em algumas instituições, os primeiros semestres do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física seguem a mesma grade. Depois desse período, cada curso segue com as matérias específicas da sua área.

O curso de Educação Física prepara o aluno para ministrar aulas no ensino fundamental e médio, desde que tenha feito o curso de licenciatura, auxiliar em atividades que melhorem o condicionamento de pessoas, seja como personal trainer ou em clubes, academias. Há possibilidade também destes profissionais estarem ligados ao entretenimento de hóspedes em hotéis/pousadas, programar projetos de inclusão nos esportes para diversas faixas etárias.

Ao término do curso de educação física é necessário que o aluno faça estágio supervisionado e defenda seu trabalho de conclusão do curso.

Ao contrário do que muitos pensam, o aluno que deseja fazer o curso de Educação Física não precisa ter o condicionamento físico de um atleta. Outros pontos, como o trabalho em equipe, interação física e didática também possuem grande importância fazendo toda a diferença em um bom profissional.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin