dcsimg

Negócios Imobiliários

Conheça a profissão de Negócios Imobiliários, descubra as possibilidades desta carreira e onde estão as melhores faculdades!

Business Handshake

Transações de compra e venda de imóveis costumam envolver quantias elevadas de dinheiro. Por isso é importante contar com a ajuda de um especialista que avalie os pontos negativos e positivos do negócio e leve em conta possíveis imprevistos que possam ocorrer durante a transação.

O profissional em Negócios Imobiliários é especializado no mercado imobiliário. Ele é capaz de avaliar um imóvel de acordo com seu estado de conservação, os materiais utilizados nos acabamentos e sua localização para determinar seu valor de mercado.

Além de saber avaliar um imóvel, o profissional de Negócios Imobiliários também é procurado por seus conhecimentos nas questões burocráticas e contratuais destas transações.

Um dos grandes atrativos desta profissão é a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e com horários flexíveis. Isto permite que muitos profissionais de outras áreas trabalhem como corretores de imóveis, por exemplo, para aumentar a renda familiar sem abandonar sua carreira original.

Conheça um pouco mais sobre as diferentes áreas de atuação do profissional especializado em Negócios Imobiliários e veja onde estudar para seguir esta carreira.

1. Corretagem de Imóveis

Este é o caminho mais comum e o mais desejado entre profissionais de Negócios Imobiliários. Apesar da instabilidade da profissão (em geral corretores não trabalham com carteira assinada, apenas com comissão sobre as vendas), ela pode oferecer ganhos maiores do que um salário fixo.

O corretor de imóveis é a pessoa que faz a intermediação comercial entre donos de imóveis e clientes. Ele reúne e avalia toda a documentação necessária para os processos de compra, venda e aluguel de imóveis.

A corretagem de imóveis auxilia vendedores e compradores a realizarem as transações imobiliárias de maneira segura e correta.

Parte do trabalho de um corretor é identificar as necessidades de seu cliente e buscar por oportunidades de negócio que se encaixam neste perfil.

Atualmente é muito comum as pessoas realizarem suas próprias buscas por imóveis, pois classificados e sites direcionados para o mercado imobiliário facilitam bastante esta tarefa. Porém, antes de fechar algum contrato, muitas pessoas ainda preferem contar com a ajuda profissional para cuidar da parte burocrática da transação. O corretor imobiliário é especialista neste tipo de negócio e trabalha com o objetivo de preservar os direitos de ambas as partes envolvidas no contrato.

2. Consultoria Imobiliária

Um consultor imobiliário muitas vezes faz o papel de corretor, intermediando relações de venda ou aluguel de imóveis. A diferença entre estes dois profissionais é que o consultor irá expressar a sua opinião com relação ao imóvel, sua localização, estado de conservação, valorização no mercado, momento certo para comprar, entre outros aspectos.

Este profissional costuma estudar o mercado imobiliário de forma mais ampla e entende quais os melhores momentos para comprar, vender ou construir.

Além de assessorar pessoas físicas, o consultor imobiliário pode atuar em empresas, pesquisando sobre a localização de franquias, depósitos, fábricas ou lojas. Ele auxilia gestores a decidirem sobre a localização, o tipo de transação e o momento em que devem ser feitas.

3. Administração de Condomínios

A principal função de uma administradora de condomínios é auxiliar o síndico na prática de suas atividades.

Sempre que existir mais de um proprietário em uma casa, prédio ou condomínio de casas, a figura de um administrador ou síndico é necessária para cuidar da gestão do condomínio como um todo.

É muito comum que um dos moradores do condomínio assuma a responsabilidade por sua gestão. Porém, com a complexidade de questões legais e contábeis, é cada vez mais crescente a busca por profissionais especializados em mercado imobiliário para auxiliarem nesta gestão.

O administrador de condomínios dá suporte à questões administrativas, orienta síndicos e moradores sobre aspectos legais, cuida da contabilidade, prestação de contas mensal e elaboração de folha de pagamento, entre outras atividades.

4. Construção Civil

Na área de construção civil, o especialista em Negócios Imobiliários realiza estudos de mercado antes do início da construção de prédios comerciais e residenciais. Uma das informações mais desejadas por parte das construtoras diz respeito ao valor de mercado do imóvel quando ele estiver pronto.

A análise deste profissional pode auxiliar alguns processos decisórios por parte das empresas de construção civil, como por exemplo o tamanho das salas comerciais e apartamentos, além do tipo de acabamento utilizado.

Como se especializar em Negócios Imobiliários

Quem deseja aprofundar seus conhecimentos na área de Negócios Imobiliários pode optar por cursos técnicos nesta área (como o de Transações Imobiliárias). Para aumentar ainda mais sua competitividade no mercado, é melhor fazer um curso superior, que pode ser tecnológico ou bacharelado.

A graduação em Negócios Imobiliários também recebe o nome de Gestão Imobiliária, Ciências Imobiliárias ou Gestão em Negócios Imobiliários.

Dependendo da área em que este profissional deseja atuar, é preciso obter um registro junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Para conseguir este registro é preciso ter feito um curso técnico ou superior na área.

Confira algumas das principais faculdades que possuem cursos em Negócios Imobiliários:

Veja também:

Quanto ganha um corretor de imóveis?

E você? Já trabalha com mercado imobiliário? Tem vontade de atuar no ramo de Negócios Imobiliários? Compartilhe suas experiências conosco aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin