dcsimg

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A sensibilidade apurada é a marca principal do graduado em pintura, também conhecido como pintor. O profissional transmite através de seu trabalho os mais diversos sentimentos transformando-os em arte.

Pintura

Habilitação:
Bacharel em Pintura
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Sensibilidade e Criatividade
Salário Médio:
R$ 1.500,00

O pintor é capaz de traduzir os mais diversos sentimentos através de sua arte buscando transmitir para as pessoas os seus próprios sentimentos. Por isso, para seguir carreira em uma graduação de pintura é exigido que a pessoa tenha apurada capacidade de observar aquilo que a envolve, além disso, criatividade e sensibilidade são pré-requisitos para um bom aproveitamento do curso.

A pintura é a técnica de utilizar os mais variados tipos de pigmentos para dar formas e texturas a determinados textos não verbais. É uma arte que requer muito talento, caso a pessoa já o possua, porém, não deixa de ser uma arte que possa ser treinada e desenvolvida. Para isso, basta que exista força de vontade, dedicação, sensibilidade e principalmente criatividade.

O Curso de Pintura capacita o aluno com técnicas e conhecimentos para trabalhar em uma expressão mais aguçada, além de habilitá-lo a criar as mais diversas formas em superfícies bidimensionais. A pintura é a representação visual de algo ou alguém através de cores bem distribuídas. Outro fator a ser acrescentado é a possibilidade do pintor transmitir em suas telas tudo o que ele quiser. Isso faz com que esse autor consolide a sua marca, podendo ou não ser aceita pelo público em geral.

No Brasil não há muitos cursos de graduação em pintura, sendo o destaque maior para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que possui o curso na sua Escola de Belas Artes. A duração do curso é de 8 semestres, ou seja, 4 anos.

Grade Básica do Curso de Graduação em Pintura

Algumas das disciplinas encontradas no curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro são:

  • Oficina de Criação
  • Desenho Artístico
  • Historia da Arte
  • Teoria da Pintura
  • Teoria da Percepção
  • Analise da Composição
  • Conservação e Restauração
  • Exposição Individual
  • Pintura

Melhores Faculdades

O curso de pintura é ofertado por algumas instituições de ensino no país. É importante que o estudante verifique se a instituição escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois somente assim seu diploma terá validade. Confira algumas das principais universidades que oferecem o curso de pintura:

  • Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – SP
  • Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo (FEBASP) – São Paulo – SP
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro – RJ
  • Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Curitiba – PR

Pontos positivos e negativos do curso

Primeiramente, o curso de graduação em pintura é acima de tudo uma oportunidade encantadora para que o estudante possa ampliar suas técnicas traduzindo tudo o que sente em manifestações artísticas particulares. Por outro lado, é requerido dos estudantes um comportamento disciplinar bastante rigoroso, o que pode, em partes, fazer com que alguns procedimentos fiquem metódicos e contínuos, influindo no potencial do artista.

O graduando em pintura costuma colocar muita emoção e sentimento em seus trabalhos. Dotado de uma sensibilidade sem igual, é capaz de retratar detalhes que muitas vezes passam despercebidos por aqueles que não têm essa capacidade de percepção.

Ser um pintor não é simplesmente combinar cores! É reunir sentimentos, sejam eles bons ou ruins, e transformá-los em mensagens para o público. Para ser um bom pintor é necessário, acima de tudo, enxergar com os olhos da alma, buscar detalhes ainda desconhecidos e descobrir formas e cores que encantem e mostrem verdade.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin