dcsimg

Conheça as 8 melhores profissões para quem é extrovertido

Descubra quais são as profissões ideais para quem é sociável e comunicativo!

jornalismo

Pessoas extrovertidas costumam ter bastante facilidade de se comunicar com os outros e gostam de estar rodeadas de gente para compartilhar os momentos de sua vida.

No ambiente profissional não é diferente e, de modo geral, os extrovertidos são pessoas agradáveis de se conviver. Eles gostam de trabalhar em equipe, debater ideias e expressar suas opiniões. Ser sociável é uma das maiores características de um extrovertido e isso faz com que ele tenha uma vasta rede de relacionamentos (amigos, familiares, colegas de trabalho, clientes, etc.).

As profissões mais indicadas para estas pessoas são as que envolvem o contato direto com o público e, principalmente, o trabalho em equipe.

Confira a lista que preparamos com 8 profissões ideais para os extrovertidos se darem bem na vida profissional.

1. Ator

Para ser um bom ator é preciso saber se expressar bem e demonstrar os sentimentos de um personagem. Os extrovertidos já iniciam esta carreira com a vantagem de serem comunicativos e terem facilidade para falar em público.

Além disso, por gostarem do contato com outras pessoas, podem acumular um repertório excelente de tipos diferentes para aplicar em sua atuação.

2. Professor

A profissão de professor tem muito a ver com comunicação. Ele precisa estar o tempo todo repassando conteúdos, orientando a execução de atividades ou debatendo opiniões.

A desinibição ajuda muito o professor a enfrentar uma turma de alunos e faz com que ele se sinta mais confiante para desempenhar o seu papel.

3. Profissional de Relações Públicas

As empresas contratam profissionais de Relações Públicas para transmitir ao público em geral, (clientes, fornecedores, investidores, funcionários, etc.) as ações da empresa e o trabalho que ela desenvolve, com o objetivo de promover e preservar a boa imagem da instituição.

Além de ser o porta-voz da empresa, o profissional de Relações Públicas cria canais de comunicação com clientes, organiza eventos para promover a empresa, desenvolve programas de integração com a comunidade e até orienta empresários sobre as regras de etiqueta e comportamento exigidas em determinados eventos.

Ser sociável é uma das principais características deste profissional. Se você é extrovertido e gosta do mundo corporativo, esta pode ser uma boa opção de carreira a seguir.

4. Profissional de Recursos Humanos

O principal objetivo de um profissional de Recursos Humanos (RH) é gerenciar pessoas. Ele se ocupa dos aspectos legais referentes à contratação de funcionários (admissão, férias, reajuste de salário, rescisões, etc.), acompanha os processos de seleção para novos colaboradores, planeja treinamentos, elabora plano de cargos e salários para que as pessoas saibam como podem crescer dentro da empresa e muito mais.

Uma das características desejáveis aos profissionais de RH é ter sensibilidade para identificar o perfil de cada colaborador. Cabe ao profissional de RH entender as pessoas, saber quais são suas principais habilidades e competências e determinar em qual setor da empresa elas se encaixam melhor.

Na grande maioria dos cargos de RH, o contato com pessoas é constante. Dependendo do porte da empresa, o profissional poderá lidar com centenas de pessoas por dia. Ser extrovertido e sociável, nesses casos, ajuda bastante.

5. Jornalista

O jornalista é responsável por buscar e investigar fatos e informações e transmitir notícias para o público em geral. Nem todo jornalista é extrovertido, há quem prefira trabalhar de forma mais isolada e escrever notícias sem se expor muito ao público.

Porém, dependendo da função que o jornalista assumir, é importante que ele seja desinibido e tenha capacidade de improviso. É o caso dos apresentadores de telejornais, dos entrevistadores, dos repórteres de rua, etc.

6. Profissional de Marketing

O profissional da área de Marketing se preocupa em conhecer as necessidades do consumidor para criar ações que resultem em aumento de vendas. Satisfazer os desejos de seus clientes é um dos principais objetivos deste profissional.

Para se dar bem na área de Marketing é importante entender de pessoas.

7. Organizador de Eventos

Quem organiza eventos precisa coordenar uma equipe de colaboradores e fornecedores, além de recepcionar e atender os convidados. Portanto, saber lidar com pessoas é fundamental para a prática desta profissão.

Além da sociabilidade, essa profissão exige espírito de liderança, organização e criatividade.

8. Advogado

O trabalho de um advogado é defender os interesses de seus clientes. Para isso ele precisa conhecer muito bem as leis vigentes no País e ter boa capacidade de comunicação.

O advogado é uma espécie de mediador de conflitos. Conhecendo a situação de seu cliente, busca as formas legais de resolver os problemas apontados. Ele tenta estabelecer acordos entre as partes envolvidas, redige petições, leva o caso aos órgãos de justiça competentes e participa de julgamentos expondo as razões e defesa de seus clientes.

A capacidade de se expressar bem e com clareza é uma das mais poderosas qualidades de um advogado. Se você tem senso de justiça e quer contribuir para um mundo melhor, o fato de ser extrovertido já é um ponto a favor para seguir esta carreira!

Onde estudar

Seja qual for a profissão que você escolher, é importante investir em uma formação de qualidade em uma universidade credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas instituições que possuem cursos para que é extrovertido:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

10 cursos para quem gosta de viajar

Encontrou uma profissão que combine com sua personalidade extrovertida? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin