dcsimg

Rádio e TV

Descubra quais são as principais áreas de atuação na carreira de Rádio e TV e conheça as principais faculdades que oferecem esta graduação!

Curso de Rádio e TV

O rádio e a televisão são os mais tradicionais veículos de comunicação e entretenimento do mundo. Por trás da produção e veiculação de programas jornalísticos, culturais ou de entretenimento existe o trabalho de muitos profissionais desempenhando as mais diversas funções.

Profissionais de Rádio e TV são responsáveis pela criação, edição, direção e gerenciamento de conteúdos que serão veiculados por esses dois veículos e, hoje em dia, também pela Internet.

Eles podem atuar na linha de frente, como apresentadores e locutores, ou nos bastidores das produções, criando roteiros, dirigindo atores, elaborando grades de programação, entre outros.

A lei brasileira determina que uma porcentagem da programação da TV por assinatura seja produzida no País. Essa legislação impulsionou o crescimento deste mercado e está fazendo com que o setor de comunicação invista cada vez mais em profissionais especializados e qualificados na área.

Áreas de atuação para profissionais de Rádio e TV

Os radialistas, como são chamados os profissionais especializados em Rádio e TV, podem desempenhar qualquer atividade relacionada à produção de programas para rádio, cinema, TV ou internet: desde montar um cenário até apresentar ao vivo um programa, passando por gerenciamento de equipes, direção de atores e edição de som e imagem.

As funções que um radialista pode assumir são tão numerosas e diferentes que cada uma delas exige determinadas características e habilidades destes profissionais. Em algumas, boa aparência é fundamental; em outras, é a criatividade ou capacidade de gestão que fala mais alto.

Vamos entender melhor sobre o trabalho destes profissionais em algumas de suas diferentes áreas de atuação.

1. Criação

A criação envolve planejamento e elaboração de um programa ou de uma vinheta, por exemplo. Os profissionais de criação em Rádio e TV são responsáveis pela ideia original do material (programa, spot de rádio, novela, reality show, web série, etc.), podendo também definir como serão as cenas e qual o objetivo final da produção.

2. Roteirização

Durante a criação é elaborado o roteiro macro da produção que será executada. Em seguida, é necessário criar o roteiro específico de cada cena, detalhando as ações a serem realizadas pelos atores, suas falas, expressões e movimentos.

Mesmo em pequenas gravações, como a chamada para um programa ou boletim de trânsito, é necessário um roteiro bem definido para garantir que o material produzido atenderá aos objetivos estipulados e que toda a equipe envolvida naquela produção saberá exatamente o que fazer.

3. Direção

A direção, ou direção de arte, trata da condução da produção, liderando a equipe de profissionais envolvidos neste processo. Durante as etapas de gravação ou produção audiovisual, o diretor precisa acompanhar a equipe, controlando os processos para garantir sua qualidade. A preocupação com imagem, iluminação, sonorização, clima e outros aspectos são constantes na direção de uma produção.

4. Gestão

Existem diversos tipos de empresas que atuam no ramo de Rádio e TV. Algumas têm o foco em produções voltadas ao rádio e à televisão e outras realizam obras com outros fins, como filmes promocionais, vídeos corporativos, vídeo-aulas e outros.

O fator em comum a todas as empresas de comunicação é que os gestores precisam compreender com clareza esse mercado, e para isso é necessário possuir conhecimentos técnicos sobre os processos produtivos.

5. Produção

A área de produção é a responsável pela estrutura necessária para qualquer tipo de gravação, seja visual ou sonora. Seja providenciando material de apoio, figurino ou alimentação, a produção precisa sempre estar por dentro de cada etapa do processo, garantindo que todos os recursos necessários para a realização do trabalho estejam disponíveis.

6. Coordenação de Programação

Para que uma emissora de TV ou canal de rádio funcione adequadamente é preciso que existam profissionais capazes de planejar, controlar e executar uma determinada programação. Colocar cada programa, notícia, propaganda, vinheta ou chamada em seu momento adequado é algo que requer muita atenção ao detalhe  e experiência.

Inúmeros imprevistos podem ocorrer durante a transmissão de uma programação, e a equipe precisa ser capaz de lidar com as adversidades e propor soluções rápidas e adequadas, garantindo a qualidade dos programas.

7. Edição

Após o período de gravações, é preciso realizar a edição das imagens ou sons captados. Durante a produção de um material audiovisual, são elaborados vários trechos de forma separada que precisam ser unidos para formar o programa final. A edição trata justamente da adequação das imagens e sons, criando cenas e programas homogêneos e com qualidade.

8. Técnica

A área técnica é a responsável pela operacionalização dos processos planejados e determinados durante a criação e a roteirização. A equipe de gravação, captação de som e iluminação fazem parte da área técnica.

Essa equipe é responsável por montar a estrutura necessária para as gravações, operar os equipamentos como câmeras de filmagens, mesas de som, instrumentos de iluminação e projeção.

Como se especializar em Rádio e TV

Existem dois tipos de curso superior em Rádio e TV: bacharelado e curso tecnológico.

Os cursos de bacharelado duram em média quatro anos, proporcionam uma formação mais ampla e preparam o profissional para atuar em todas as áreas relacionadas à profissão. Alguns exemplos são:

  • Rádio, TV e Internet
  • Comunicação Social – Radialismo

Já os cursos tecnológicos duram em média dois anos e são totalmente voltados para as necessidades do mercado de trabalho. Por serem mais curtos, dão ênfase a algum processo ou departamento específico de Rádio e TV. Alguns dos cursos tecnológicos relacionados a esta área são:

  • Produção Audiovisual
  • Produção Multimídia

Profissionais formados nos cursos de graduação em Comunicação Social e Jornalismo também possuem habilidades para atuar em algumas das áreas da carreira em Rádio e TV.

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que possuem cursos de graduação em Rádio e TV ou áreas correlatas:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Curso de Comunicação Social

Você gostaria de se especializar em Rádio e TV? Qual destas áreas mais chamou sua atenção? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin