Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Guia das Profissões

Relações Públicas: curso, carreira e onde estudar

11 de janeiro de 2019
Três pessoas reunidas atuando em relações públicas
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

O profissional formado em Relações Públicas é o responsável pela disseminação da comunicação nas organizações, tanto com o público interno quanto o externo.

+  Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para isso, utiliza diversas ferramentas, que vão desde veículos internos (intranets, boletins informativos, etc.), até redes sociais e veículos de mídia (televisão, rádio, jornais, etc.).

Segundo a Associação Brasileira de Relações Públicas, a definição mais adequada para as Relações Públicas seria “a sinergia diante as atividades, esforços e planejamento contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas que estejam, direta ou indiretamente, ligados a ela”.

Veja também:
+
Descubra o que faz um profissional de relações públicas

O que é Relações Públicas?

Relações Públicas representa uma disciplina estratégica dedicada a promover uma comunicação positiva entre organizações e seus variados públicos. Essa prática engloba a criação, promoção e preservação da imagem e reputação de empresas, marcas e instituições por meio de projetos de comunicação.

O profissional de Relações Públicas desempenha a função de desenvolver estratégias de comunicação em diversos cenários, incluindo grandes empresas, organizações públicas, terceiro setor e agências de comunicação. Além disso, esses profissionais podem prestar assessoria a figuras públicas, como políticos.

A Sociedade Americana de Relações Públicas (PRSA) define Relações Públicas como um processo estratégico de comunicação que estabelece relações mutuamente benéficas entre organizações e seus públicos. Isso implica a compreensão de que as organizações são conjuntos de pessoas com um propósito comum, e os públicos são grupos diversos que interagem com essas organizações.

O processo comunicacional em Relações Públicas é ressaltado como não linear, ocorrendo de maneira espontânea e multilateral, envolvendo relações de troca que buscam agregar valor a ambas as partes.

Veja também:
+
Descubra qual é o salário para quem faz Relações Públicas

Como é o curso de Relações Públicas

O curso de Relações Públicas apresenta muitas disciplinas da área da comunicação, como por exemplo: Comunicação Organizacional, Comunicação Pública e Assessoria de Comunicação.

Além disso, o graduando terá ainda aulas que envolvam a área da Administração, como: Economia, Marketing e Teorias da Administração.

O curso é oferecido na modalidade de Bacharelado e tem duração média de 4 anos. Para concluir o curso é obrigatório passar por um estágio e apresentar de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Em grande parte das instituições, o curso é oferecido como uma habilitação do curso de Comunicação Social.

O objetivo geral da graduação em Relações Públicas é formar profissionais capazes de promover a integração entre as organizações e o público, sejam eles clientes, funcionários, acionistas ou a sociedade em geral.

Veja também:
+
Conheça tudo sobre a faculdade de Relações Públicas EAD
+ Entenda porque essas 106 profissões talvez não precisem mais de diploma

O que se aprende no curso de Relações Públicas?

O curso de Relações Públicas abrange uma ampla gama de disciplinas organizadas em quatro eixos: Formação Geral, Comunicação, Formação Suplementar e Relações Públicas.

Formação Geral:

Comunicação:

  • Abordando os fundamentos teóricos da comunicação.
  • Explorando linguagens, mídias e tecnologias.
  • Focando nos processos e práticas específicos de relações públicas.

Relações Públicas:

  • Englobando atividades como pesquisas de opinião e imagem.
  • Incluindo o diagnóstico, planejamento e gestão estratégica da comunicação.
  • Tratando de temas como planejamento e organização de eventos, gerenciamento de crises, redação institucional, produção de mídias impressas, audiovisuais e digitais, comunicação em rede, portais corporativos, governamentais e comunitários, além de projetos sociais e culturais.

Formação Suplementar:

  • Incorporando disciplinas como Empreendedorismo e Gestão de Negócios, Comunicação nos processos de governança corporativa, Psicologia Social, Estatística, Relações Governamentais, Cerimonial e Protocolo, e Ouvidoria.

O curso tem como objetivo preparar os profissionais de Relações Públicas para as exigências contemporâneas do mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de pensamento estratégico, interação com conhecimento, criatividade e compromisso ético e social.

Grade curricular de Relações Públicas

As disciplinas comuns entre as diversas instituições que oferecem graduação em Relações Públicas são:

  • Língua Portuguesa
  • História da Comunicação
  • Introdução ao Jornalismo
  • Introdução a Publicidade e Propaganda
  • Teorias da Relação Pública
  • Comunicação Organizacional
  • Estatística Aplicada
  • Ética
  • Teorias da Comunicação
  • Comunicação Corporativa
  • Teorias Políticas
  • Negociação
  • Economia
  • Marketing

Veja também:
+
21 cursos que o MEC não autoriza a modalidade EaD 

Onde estudar Relações Públicas

Há mais de 80 universidades, entre públicas e privadas, que oferecem o curso superior de Relações Públicas com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Esse aval é super importante, pois sem ele o diploma não tem validade no mercado.

Para que você não se perca nesse mar de opções, fizemos uma super triagem com faculdades de Relações Públicas que:

  1. São reconhecidas pelo ME;
  2. Aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso direito, sem precisar fazer vestibular;
  3. Para ter descontos, pode buscar faculdades que participam do ProUni e do FIES;
  4. Oferecem uma série de vantagens e facilidades aos seus alunos, como descontos, bolsas de estudos e financiamentos sem burocracia.

Dê uma olhada:

Veja também:
+
Entenda como entrar na faculdade sem fazer vestibular
+ Saiba como ver se o seu diploma é reconhecido pelo MEC

O que faz um profissional de Relações Públicas?

O profissional formado em Relações Públicas está apto a desempenhar funções dentro das organizações, como a promoção de eventos para a valorização da empresa ou da marca.

Também pode atuar na criação de meios de comunicação mais eficientes entre funcionários, fornecedores, clientes, entre outros. Além disso, esse profissional pode promover os serviços de atendimento ao consumidor em busca de melhoria nos produtos e serviços prestados pela empresa.

No planejamento e organização de eventos independentes, pode atuar em diversas funções, orientando o público e informando sobre o cronograma de palestras, exposições, recepções, entre outras solenidades.

Deve ser o elo comunicativo entre diferentes setores da organização e dela com o meio em que está inserido.

Veja também:
+
Veja se esse curso combina com você!

Mercado de trabalho de Relações Públicas

O mercado de trabalho cresce a cada dia, principalmente em empresas privadas, que buscam maior eficiência na comunicação interna e também externa.

Com a necessidade cada vez maior de estabelecer um bom relacionamento com seus públicos de interesse (clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, etc.), a profissão de Relações Públicas está em alta.

De acordo com a consultoria Robert Half, um profissional de Relações Públicas pode alcançar salários de até 45 mil reais.

Veja também:
+
10 profissões que estão em alta mesmo na crise
+ Saiba quais as 8 profissões que mais crescem no Brasil

Salário do profissional em Relações Públicas

Um profissional de Relações Publicas ganha em média R$ 4.588,61 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais, de acordo com a pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Veja também!
+
Curso de Comunicação Social: como funciona e onde estudar


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.