dcsimg

Sociologia

Conheça a carreira em Sociologia e saiba onde estudar para seguir esta profissão!

ciencias-sociais-1

A Sociologia estuda como a humanidade se organiza em sociedade, quais são seus hábitos, costumes e como se relaciona entre si. É uma ciência que procura explicar fenômenos sociais nos campos da cultura, artes, religião, ciência, economia, entre outros.

O sociólogo tem como função básica analisar a realidade social através de pesquisas e levantamento de dados. É um profissional que produz informações e diagnósticos que servem de subsídio para ações práticas de órgãos do governo ou mesmo de empresas privadas.

Entenda um pouco mais sobre a Sociologia e saiba onde estudar para seguir carreira nessa área!

Sobre a Sociologia

O sociólogo estuda características de grupos sociais, culturais, econômicos ou políticos. Ele analisa suas estruturas, particularidades e como os indivíduos se relacionam entre si e com todo o grupo.

Este profissional tem uma visão ampla de mundo e dos processos sociais. Sua formação é voltada à prática de pesquisa, envolvendo o domínio de técnicas de levantamento, análise e interpretação de dados.

Esta visão ampla que o sociólogo possui sobre nossa sociedade e sobre os conflitos modernos faz com que seu campo de atuação seja bastante diversificado.

Conheça algumas das áreas onde um profissional da Sociologia pode atuar:

Docência

Para atuar como professor da matéria de Sociologia no ensino médio, o profissional deve ser licenciado em Ciências Sociais ou Sociologia. Já para dar aulas em universidades é necessário ter pelo menos o diploma de mestrado. As melhores oportunidades de emprego para quem segue a carreira de professor de Sociologia estão nas universidades públicas e privadas.

Pesquisa

A Pesquisa pode ser considerada a essência do trabalho de um sociólogo. Ele atua nas diversas etapas da elaboração desses estudos: levantamento e seleção de dados, interpretação das informações, elaboração de relatórios, etc.

Existem diversos tipos de pesquisa e cada uma delas possui um objetivo distinto. O sociólogo trabalha, por exemplo, com diversas modalidades:

  • Sociais
  • Eleitorais
  • Científicas
  • De mercado
  • De opinião pública

Esses levantamentos servem de base, por exemplo, para governos criarem políticas públicas e lidarem com problemas sociais; para empresas identificarem padrões de comportamento e grau de satisfação de clientes; para candidatos a cargos públicos direcionarem melhor suas estratégias de campanha.

Além de atuar como professor ou pesquisador, um sociólogo pode desenvolver atividades como:

  • Criação de políticas públicas
  • Assessoria a partidos políticos
  • Elaboração e revisão de textos sobre assuntos sociais e políticos
  • Consultoria para empresas
  • Coordenação e avaliação de projetos sociais

Mercado de trabalho para Sociólogos

A docência é uma das carreiras mais comuns para os sociólogos. Diversos cursos superiores possuem disciplinas de Sociologia em suas grades curriculares e, desde 2008, existe a obrigatoriedade desta disciplina no ensino médio, o que aumentou consideravelmente a busca por professores de Sociologia.

Além das instituições de ensino, os sociólogos também encontram oportunidades de emprego em:

  • Serviço público das esferas federal, estadual e municipal
  • Institutos de pesquisa
  • Empresas de consultoria
  • Empresas privadas de diferentes setores
  • Organizações não governamentais

Outro nicho de mercado que tem crescido nos últimos anos é o de produções audiovisuais. A produção de filmes, seriados, novelas e programas brasileiros é um mercado promissor devido, principalmente, à lei que estabelece uma porcentagem de conteúdo nacional na TV paga. Neste campo de atuação, o sociólogo presta consultoria a dramaturgos e contribui na construção de roteiros que retratem a realidade de determinados grupos sociais.

Onde estudar Sociologia

A profissão de sociólogo é regulamentada por lei e exige que o profissional tenha diploma de nível superior em Sociologia ou Ciências Sociais.

O curso de Sociologia é do tipo licenciatura e forma profissionais principalmente para a carreira acadêmica. Já o curso de Ciências Sociais pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura e possui três habilitações distintas:

  • Sociologia
  • Antropologia
  • Ciências Políticas

No Brasil, são várias as instituições de ensino públicas e privadas que oferecem cursos de graduação nesta área.

Confira algumas das principais universidades credenciadas pelo MEC que possuem graduação em Sociologia ou Ciências Sociais:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Ciências Sociais – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Você se identificou com a profissão de sociólogo? Gostaria de cursar uma graduação nesta área? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin