dcsimg

Teologia

Conheça a carreira em Teologia e conheça algumas das possíveis áreas de atuação deste profissional!

historia-ead

A Teologia é uma ciência que estuda as religiões, seus textos sagrados, rituais, dogmas e doutrinas. Estuda o contexto histórico em que cada uma está inserida e as tradições religiosas de diferentes grupos sociais.

Mais do que compreender as diferentes práticas religiosas, a Teologia se preocupa com os efeitos destas crenças nos indivíduos e na sociedade. Para entender a influência que a religião causa na vida das pessoas, o teólogo procura fazer a ligação entre a religião e outras áreas do conhecimento, principalmente na área das ciências humanas, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia.

Um pastor de igreja pode ser formado em Teologia, mas essa faculdade prepara profissionais para uma atuação bem mais ampla, que vai muito além das instituições religiosas.

Saiba mais sobre Teologia, o que é preciso para entrar nesta carreira e onde estudar!

Para fazer Teologia precisa ter uma religião ou acreditar em Deus?

Ao contrário do que muitos possam pensar, a carreira em Teologia não exige que o profissional siga alguma religião específica e nem mesmo que acredite em Deus.

A área de atuação do profissional é que vai determinar se ele precisa seguir alguma doutrina religiosa ou não. Para se tornar padre ou pastor é necessário se converter à igreja em questão e seguir seus dogmas. Já para atuar como professor, pesquisador ou escritor, por exemplo, não é obrigatório ter uma crença específica.

Existem inclusive ateus que procuram por um curso em Teologia e seguem carreira nesta área.

Quem estuda Teologia só pode ser pastor ou padre?

Um dos caminhos para o profissional da área de Teologia é o preparo para o ministério com o objetivo de se tornar um líder religioso e celebrar cultos. Porém, além da carreira no Sacerdócio, o profissional de Teologia possui um amplo campo de atuação.

Conheça algumas das áreas onde este profissional pode atuar:

1. Aconselhamento Espiritual

Hospitais, presídios, asilos ou orfanatos são instituições que acomodam pessoas em situação de fragilidade. O teólogo pode desenvolver um trabalho nestas instituições com o objetivo de levar conforto espiritual para essas pessoas e também para seus familiares. Grande parte deste trabalho é realizado através de conversas individuais, nas quais o teólogo preocupa-se em escutar as pessoas e entender suas angústias para então oferecer conselhos e orientá-las.

2. Pesquisa

O campo da pesquisa permite ao teólogo estudar as tradições religiosas, a história e evolução de cada religião, assim como o surgimento de dogmas, doutrinas e rituais. Ele interpreta textos sagrados e fenômenos religiosos para estudar a influência destes fenômenos em grupos sociais.

3. Ensino

A área da educação é um dos mercados que mais absorve profissionais desta área. Teólogos podem trabalhar em escolas de educação básica ministrando aulas de ensino religioso e também em escolas dominicais.

O ensino superior também é uma opção e, neste caso, a maioria das universidades exige que o profissional tenha uma pós-graduação. É muito comum o professor universitário trabalhar também com pesquisas dentro da instituição.

4. Administração de Instituições Religiosas

Algumas instituições religiosas são administradas pelos próprios padres, pastores ou líderes religiosos. Em outros casos, é uma outra pessoa que assume a gestão do estabelecimento, dirigindo suas atividades conforme as necessidades da comunidade.

Faz parte da administração de uma instituição religiosa definir horários de cultos, controlar as finanças e captar recursos para as diversas atividades da instituição, entre outras atividades.

5. Setor Público

Polícia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica abrem concursos públicos para profissionais da área de Teologia atuarem como capelães.

O capelão é responsável por prestar assistência religiosa aos membros destas organizações. Ele realiza o papel de padre ou pastor dentro das corporações militares, celebrando cultos ecumênicos e dando apoio espiritual aos seus membros.

6. Trabalho Social

Além das religiões, o profissional da Teologia também estuda Ciências Humanas como Sociologia, Antropologia e Psicologia. Com isso, está capacitado a trabalhar na área social.

O teólogo pode desenvolver trabalhos em ONGs ou instituições filantrópicas. Em alguns casos ele é a pessoa responsável pelo planejamento e execução de ações em comunidades carentes e acaba se tornando um líder, um representante daquela comunidade.

7. Empresas

Diversas empresas contratam teólogos para prestar assistência e dar apoio a equipes com o objetivo de torná-las mais eficientes. Isto é bastante comum em empresas que possuem equipes desenvolvendo trabalhos de longo prazo e que ficam em ambientes muito isolados. É o caso, por exemplo, da Petrobras, que contrata teólogos para dar suporte a equipes em plataformas marítimas.

8. Mercado Editorial

O mercado editorial para publicações com temática religiosa está bastante aquecido. Teólogos podem escrever livros e artigos para revistas, além de atuarem como revisores de textos religiosos.

O que estudar para trabalhar com Teologia?

Para seguir carreira em Teologia é possível cursar uma graduação nesta área, que recebe o nome de Ciências Religiosas, Teologia, Ciências Teológicas ou Ciências da Religião.

A graduação possui as habilitações em bacharelado e licenciatura e pode ser cursada nas modalidades presencial e a distância. Os cursos de graduação podem variar seu enfoque de estudo conforme a universidade que os oferece.

Confira algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que possuem cursos na área de Teologia:

Além do curso de graduação existem várias opções de cursos de especialização e pós-graduação em Teologia. Você pode consultar todos os cursos de graduação e pós-graduação reconhecidos pelo MEC no portal e-mec http://emec.mec.gov.br.

Veja também:

Curso de Teologia

Você é ou pretende ser um profissional de Teologia? Se interessou por alguma das áreas de atuação mencionadas? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin