dcsimg
 
Curso de terapia ocupacional

Curso de Terapia Ocupacional

Conheça mais sobre o curso de Terapia Ocupacional e veja algumas das principais instituições de ensino superior que oferecem o mesmo

Terapia Ocupacional

Habilitação:
Terapeuta Ocupacional
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Paciência e Sensibilidade
Salário Médio:
R$ 2050,00

O curso de Terapia Ocupacional

Muitos ainda não conhecem o quanto está crescendo a profissão de Terapeuta Ocupacional no país. É um curso da área de saúde que tem recebido muitos adeptos. Esta área trabalha com o lazer de pessoas que possuem algum tipo de distúrbio mental, físico e de desajuste emocional e social.

O curso de graduação em Terapia Ocupacional é composto por disciplinas da área da saúde, como anatomia, fisiologia, biologia e pediatria e também das Ciências Humanas e Sociais, como ética e psicologia. Na parte profissionalizante, o estudante tem contato direto com disciplinas mais específicas, como terapia ocupacional nas áreas de psiquiatria e deficiência física e mental. O maior objetivo deste curso é fazer com que o estudante conheça toda a estrutura do corpo humano.

Algumas graduações preparam o aluno para, ao se formar, realizar o processo terapêutico por meio de expressão artística. A formação de um terapeuta também implica em realizações de experiências práticas que tem início a partir do segundo ano e vai até o final do curso de graduação. Além disso, é obrigatório que o estudante faça estágio em hospitais, centros de saúde, comunidades, asilos e centros de reabilitação.

Diversidade dentro da Carreira de um Terapeuta Ocupacional

As principais atribuições dos profissionais de Terapia Ocupacional são:

  • Estimular recém-nascidos por meio de metodologias de desenvolvimento próprio para bebês;
  • Auxiliar adultos na reintegração de desempregados no mercado de trabalho ;
  • Fazer o acompanhamento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem, ajudando a promover a inclusão destas em escolas de ensino regular;
  • Auxiliar na reabilitação e na reintegração social dos idosos;
  • Auxiliar no tratamento das pessoas com distúrbios psíquicos, com objetivo de promover a inclusão social e ocupacional;
  • Promover a reestruturação de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e dar assistência a portadores de deficiência física;
  • Ajudar a promover a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais;< /li>
  • Ajudar na reintegração de viciados em drogas, menores infratores e carentes à sociedade;
  • Como docente poderá ministra aula e orientar projetos de pesquisas.

Grade Curricular

  • Antropologia Cultural;
  • Bioquímica;
  • Histologia;
  • Sociologia;
  • Fisiologia Humana;
  • Antropologia Teológica;
  • Traumatologia;
  • Psicopatologia;
  • Pediatria Básica;
  • Ergonomia.

Melhores Faculdades

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Terapia Ocupacional. Porém, é importante que o aluno verifique se a faculdade por ele escolhida possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Terapia Ocupacional, com reconhecimento do MEC, e bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Paulo;
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Paraná;
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Minas Gerais;
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Pará;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Universidade de Sorocaba (UNISO) – São Paulo;
  • Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo;
  • Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) – Pernambuco;
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) – São Paulo.

História da Terapia Ocupacional

A primeira escola de Terapia Ocupacional foi fundada em 1915, em Chicago nos EUA. No Brasil foi criado o Serviço de Terapia Ocupacional no Centro Psiquiátrico Nacional, localizado no Rio de Janeiro.

Em 1948 a profissão de terapeuta ocupacional foi reconhecida na Europa e em 1951 foi criada a Federação Mundial da Terapia Ocupacional. O primeiro curso de Terapia Ocupacional ministrado no Brasil, foi instalado pelo Organização das Nações Unidas (ONU), teve duração de 12 meses e foi realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O curso foi regulamentado em 1964.

Somente em outubro de 1969, através de um decreto, foram definidas as atribuições do Terapeuta Ocupacional e a formação de nível superior foi reconhecida, ficando então o Ministério da Saúde responsável pela fiscalização do exercício profissional.

Quer saber mais sobre cursos da área de saúde, confira o guia de profissões do Guia da Carreira

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultor independente de educação, focado em carreiras e mercado de trabalho e colaborador ativo no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Curso de terapia ocupacional e faculdades

O que faz um Engenheiro de Produção?

O que faz um Engenheiro de Produção?

Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção conferindo nossa matéria.

Mercado de Trabalho e o curso de Engenharia Civil

Mercado de Trabalho e o curso de Engenharia Civil

A Engenharia Civil é um dos cursos mais concorridos nas faculdades de todo o país. E a demanda por profissionais capacitados dessa área só vem crescendo. O mercado de trabalho é bastante promissor e os cursos buscam formar profissionais cada vez mais capacitados.

Curso de Economia Doméstica

Curso de Economia Doméstica

Conheça o curso de Economia Doméstica e fique por dentro das oportunidades e desafios da profissão e o impacto desta com o desenvolvimento da sociedade.

 
 
 

Comentários:

  1. Leka

    Gostaria de saber de como o terapeuta ocupacional atua para promover a restruturação de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e auxiliar dando assistência a portadores de deficiência física, se é com exercícios físicos ou terapia manual. Obrigada.

    • Irfan

      Caros professores de gimeetroa: Desejo-vos uma excelente estadia nesse campo de concentrae7e3o maravilhoso que e9 Auschwitz. Pedi para que prolongassem a vossa estadia o maior tempo possedvel a fim de se divertirem mais um bocadinho por esses lados. He1 relatos fascinantes sobre esse campo de fe9rias! FAS-CI-NAN-TES. Divirtam-se, pode ser que quando voltarem – a ne3o ser que vos oferee7am uma estadia permanente, nao recusem nesse caso! – decidam ensinar alguma coisa. Pena je1 ser tarde nao e9? A frequeancia e9 amanha. Saudae7f5es da vossa querida aluna – e provavelmente de todo o primeiro ano de arquitetura – Sofia Bolacha.

    • João Victor

      Então, Leka, a Terapia Ocupacional é uma profissão que tem na atividade humana seu objeto de estudo e recurso terapêutico. Avaliamos em que uma patologia ou um evento afetou a vida cotidiana das pessoas, a realização de suas atividades diárias, incluindo os aspectos motores, sensoriais, perceptocognitivos, mentais, afetivos e sociais. Nosso tratamento se baseia na habilitação, reabilitação e/ou adaptação funcional e ocupacional do sujeito. Exercícios físicos e terapia manual são recursos fisioterapêuticos, os terapeutas ocupacionais utilizam a atividade, todos os tipos de atividades.

  2. Jardeline Reis

    gostaria de receber maiores informações

  3. Alex

    Legal show de bola

  4. Rosicleia Tavares da Silva

    Quem é formado em biologia pode fazer o curso de terapia ocupacional? pois preciso dessa informação o mais breve possível. Segue meu tel: (21) 99102-0912

    • João Victor

      Sua formação em Biologia ajudará a eliminar algumas disciplinas básicas, como Cistologia, Embriologia, Histologia, entre outras.

  5. catia

    o curso de terapia ocupacional e uma pos ou curso tecnico estou cursando bacaharel de estetica e estou no 4 periodo posso fazer o curso?

    • João Victor

      A Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior, bacharelado, com duração de quatro a cinco anos. Foi regulamentada no Brasil em 1969, embora exista, com este nome, desde o início do século XX.

  6. rosemere

    Gostaria de saber se após formada em terapia ocupacional,posso abrir um consultório e começar trabalhar ou precisaria de mais alguma coisa…

    • João Victor

      Pode sim, Rosemere! Você pode montar um consultório e atender pacientes neurológicos, ortopédicos (especialmente com afecções em membros superiores), reumatológicos, cardiorrespiratórios, psiquiátricos, entre outros.

  7. Niinha

    oi , bom eu faço curso técnico em segurança do trabalho e não tenho uma profissão que eu ”goste” então pretendo cursar algo que de continuação ao meu curso sabe , que o conhecimento q eu adquira no curso já seja uma base para esse superior . Você acha que minha unica opção é a terapia ocupacional (gostei bastante da área )? se Não quais são as outras ? obbgg

    • João Victor

      Ninha, o curso técnico em segurança do trabalho te ajudará na prática, caso você queira ser terapeuta ocupacional na Saúde do Trabalhador, mas, na formação em Terapia Ocupacional, não.

  8. João Victor

    Eu sugiro a autora a mudar a parte em que diz que o terapeuta ocupacional trabalha apenas com o lazer das pessoas. O terapeuta ocupacional é um profissional que avalia como os aspectos motores, sensoriais, perceptocognitivos, mentais, afetivo e sociais afetam as atividades cotidianas e como tratá-los para resgatar a capacidade funcional e melhorar seu desempenho ocupacional.

  9. gislaine

    gostaria muito de cursar esse curso,mas moro em louveira e aque nao tem gente me ajudem?

  10. leide Dayane césar Andrade silva

    Boa tarde!gostaria de saber mas sobre o curso, pois tenho interesse. Aguardo resposta desde já agradecida!

  11. Laiz

    Boa tarde, esse ano começarei no curso de terapia ocupacional, e apesar de já ter lido em muitos sites sobre a profissão, ainda me resta muitas dúvidas, e ficarei muito feliz se alguém puder me tira-las. Minha primeira dúvida é a seguinte: O terapeuta ocupacional pode trabalhar com crianças, idosos, pacientes psiquiátricos, enfim, são várias atribuições diferentes. Quando se termina o curso, o profissional pode trabalhar com todos eles, ou é necessário se especializar em algo específico, como por exemplo uma pessoa que trabalha apenas com idosos, ou pacientes psiquiátricos? (Espero que consigam entender minha pergunta…)
    E minha outra dúvida, que é a maior delas, é se um paciente fica muito tempo com o terapeuta ocupacional. Meu pai trabalha com fisioterapia, então atende seus pacientes toda semana, alguns mais de um dia na semana, e por vários meses, e até anos. O terapeuta ocupacional atua de forma parecida? O paciente precisa estar com ele por meses, por exemplo? Depende do paciente, algumas idas já basta? Desculpe pela pergunta leiga, mas acabo me espelhando muito na rotina do meu pai, que atende a mesma pessoa por meses e gostaria muito de saber como é o trabalho da terapia ocupacional nesse aspecto. Adoraria que alguém pudesse me tirar essa dúvida, que já tenho a meses e, infelizmente, não conheço ninguém para me responder. Muito obrigada pela atenção, e desculpe pelo email grande.

  12. Eliete Leite

    Oi, pessoal, gostei da matéria. Ela conseguiu esclarecer algumas dúvidas que eu possuía. Atualmente, sou voluntária no Centro de Missões em Madureira, especificamente em dependência química, prestando assistência aos moradores de rua e usuários de drogas. Estou muito interessada na carreira de Terapeuta Ocupacional, porque se encaixa no trabalho que faço. Grata Eliete

  13. tatiana raquel rodrigues

    Oi quero saber se posso fazer esse curso sou formada em educação física, gostaria de fazer esse curso e custos obrigado

  14. jessica

    gostaria de saber,se é mt concorrido, e quantas vagas tem para um porcentual de pessoas ?

  15. Jonathas

    Bom dia!

    Minha esposa está formando em pedagogia e gostaria de saber se pode trabalhar na área de terapia ocupacional.

    Obrigado.

  16. thayna stefani

    Estarei concluindo o Ensino Médio em um ano e seis meses. E andei pesquisando bastante sobre alguns cursos e eu tava pensando ou curso técnico em radiologia ou terapia ocupacional, alguém pode me dar uma dica explicar mais sobre a terapia, eu gostaria muito de fazer esse curso e poder trabalhar com crianças, idosos e pessoas que tem problemas com drogas. Agradeço se alguém poder me ajudar.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!