dcsimg

Turismo e as oportunidades no Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa receberá de braços abertos grande eventos esportivos. Saiba as oportunidades evidentes em diversas áreas com a vinda da copa do mundo e olimpíadas.

Infra-estrutura: hotéis, transporte, segurança

A cidade maravilhosa está no centro de grandes expectativas: a famosa cidade turística também irá sediar a próxima Copa do Mundo e as olímpiadas de 2016. Os investimentos na região estão cada vez maiores, intensificando toda a estrutura com inúmeros hotéis, restaurantes, integração de sistemas de transportes e segurança. Até 2014, ano em que a Copa está programada para acontecer, estima-se que a cidade terá triplicado a sua capacidade de hospedagens. Inúmeros novos hotéis estão sendo construídos por toda a cidade, há também a possibilidade de utilizar a estrutura de hospedagem nos transatlânticos para alcançar a meta de leitos disponíveis aos turistas.

O Rio, que também conta com um excelente serviço de hostels, recebeu incentivo para aumentar sua capacidade neste setor e recebendo “mochileiros” de toda a parte do mundo. O governo nacional também incentiva a realização de vários projetos de apoio a realização dos eventos.
O transporte público também recebeu verbas para aumentar sua capacidade até a data prevista, mas algumas melhoras já foram realizadas como, por exemplo, a ampliação das linhas de metrô, que agora já alcançam boa parte da cidade. O número de ônibus circulando pela cidade já aumentou e a frota de taxi, que sempre foi abundante na cidade, continua a crescer.

A segurança também recebeu investimentos altíssimos e a polícia civil está trabalhando para manter a paz nos morros e favelas do Rio de Janeiro, controlando o tráfico de drogas e, consequentemente, diminuindo os casos de furtos e assaltos em toda a cidade. A segurança está sendo sem, sombra de dúvida, a área que mais tem visto melhorias, tanto para os moradores quanto para aqueles que vem visitar a cidade. Obviamente há toda a preocupação neste aspecto, pois a violência sempre foi um grande problema enfrentado pela cidade.

Entretenimento e Oportunidades em Turismo

Os turistas que vierem para a Copa do Mundo, serão recebidos com uma estrutura incrível, nunca vista na cidade antes. As calçadas, ruas e praças estão sendo reformadas para que a cidade receba melhor seus visitantes. A Cidade maravilhosa, que já está acostumada a receber visitantes, está tendo atenção especial nesses últimos anos, para que possa continuar hospedando gente do mundo todo, com muito conforto, segurança e, é claro, beleza. Os pontos turísticos são inúmeros, a cidade conta com mais de 80 km de praia, onde é possível tomar um banho de mar em qualquer estação do ano. Além disso, existem vários parques e monumentos históricos.

O Rio de Janeiro é repleto de bares e restaurantes, comida de todos os cantos do mundo são servidas aqui, impossível não se sentir satisfeito! Passeios como o bondinho e a visita ao Cristo Redentor são indispensáveis, de impressionar a qualquer um. A cidade ainda possui zoológico e um aquário aonde várias espécies nativas podem ser vistas.

A vida noturna também é bem agitada, com boates para todos os gostos, que podem durar até o amanhecer. Para aqueles que gostam de um samba, a pedida é a Lapa, um bairro nas redondezas do centro da cidade, aonde o mais puro samba não para de tocar, pessoas dançando e cantando na rua é o principal acontecimento da noite. Algumas das mais genuínas casas de funk se encontram na Lapa, e o cenário Hip Hop também é bem forte por lá. O Circo Voador, casa de shows da cidade, também se localiza na Lapa, funcionando aos finais de semana e eventualmente durante a semana.

Para os atletas, o Rio conta com um cenário incrível, muito apropriado para exercícios físicos, uma ciclovia corta quase toda a cidade, incentivando os moradores e visitantes a andar de bicicleta. Essas podem ser alugadas em vários lugares da cidade, uma boa pedida pra quem quer conhecer a cidade mas nao gosta de andar a pé. Para aqueles que gostam de água e surf existem várias praias destinadas exclusivamente ao surf. Durante todo o ano essa prática é realizada entre pessoas de todas as idades. Homens, mulheres e até mesmo crianças praticam esse esporte cheio de adrenalina.

Rio: Empregos e oportunidades

Nesse contexto, milhares de oportunidades de emprego vem surgindo. Não há como sustentar toda essa estrutura sem mão de obra preparada e de qualidade. A indústria do entreterimento na cidade já responsável por mais de 10% do produto interno bruto do munícipio e cresce a passos largos.

Mão de obra qualificada significa experiência, preparação educacional formal, como cursos técnicos, profissionalizantes e superiores, conhecimento em línguas estrangeiras, principalmente inglês. Profissionais com esse perfil vem se tornando cada vez mais escassos no mercado e hoje em dia valem ouro.

O Rio de Janeiro possui infinitas possibilidades, para todos os gostos e idade. As reservas para o ano de 2014 já estão a todo vapor, e a estimativa é de que a cidade fique com sua capacidade completamente lotada. Sua infra-estutura tem aumentado bastante, e a cidade espera poder receber o maior número de visitantes possível. Vale a pena conhecer as inúmeras maravilhas naturais que a cidade possui.

O Rio de Janeiro com certeza é um bom destino para os profissionais visto o crescimento de oportunidades de emprego em várias áreas. As oportunidades de emprego podem parecer mais evidentes na área de Hotelaria e Turismo devido ao grande fluxo de pessoas na cidades e os investimentos em hotéis e leitos, mas é interessante ressaltar que todas as demais áreas são necessárias para reforçar a estrutura para suportar eventos de grande magnitude. Há várias preocupações diante os profissionais sobre a manutenção dos empregos no período pós copa do mundo e olimpíadas. É interessante lembrar que um profissional empenhado, treinado e que não tem medo de enfrentar desafios e busca oportunidades é muito bem valorizado no mercado e a conseqüência de seus atos é ter sempre possibilidade de escolher onde trabalhar.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin