dcsimg

Quanto ganha um Profissional de Marketing?

Veja quanto ganha um profissional de Marketing, fique por dentro da profissão, do mercado de trabalho e onde encontrar as melhores oportunidades na área!

marketingdigital1-compressor

O Marketing é a área responsável pela imagem de uma empresa diante do seu público. É uma profissão que tem como foco o cliente e suas necessidades.

O profissional de Marketing desenvolve estudos de perfil do consumidor, elabora estratégias de comunicação e ajuda a definir o posicionamento mercadológico da empresa onde atua.

Embora seja um mercado bastante concorrido, o Marketing é uma das áreas que mais cresce no Brasil, com salários que podem chegar a R$ 65 mil em cargos de direção. Claro que chegar lá não é fácil e o aspirante a esta carreira terá que estudar e trabalhar bastante para conseguir um bom emprego.

Saiba quanto ganha um profissional de Marketing nos diversos campos de atuação da carreira e descubra onde estão as melhores oportunidades da área!

Piso Salarial do Profissional de Marketing

Os profissionais de Marketing não possuem um piso salarial único válido em todo o território nacional.

Também nem sempre têm um sindicato que os represente junto aos empregadores.  Quando há alguma referência de piso salarial,  ele geralmente é aplicado às pessoas que trabalham no apoio às ações de marketing, como operadores de telemarketing, atendentes, promotores de venda, etc.

Esses valores variam de acordo com o ramo da empresa em que o profissional de apoio atua: comércio, serviços, indústria, transportes.

De acordo com o Sindicato dos Publicitários de São Paulo, os pisos salariais no Estado são:

  • Capital:  R$ 1.486 a R$ 1.586
  • Grande São Paulo, Interior e Litoral:  R$ 1.150

Salário Médio de um Profissional de Marketing

O Marketing, em geral, é uma profissão bem remunerada no Brasil. Veja a seguir alguns exemplos de salários dos principais cargos que esses profissionais podem ocupar, de acordo com a Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho:

Inteligência de Mercado

  • Gerente: R$ 10.000
  • Consultor: R$ 7.215
  • Coordenador: R$ 6.298
  • Supervisor: R$ 5.564
  • Analista: R$ 3.992

Marketing e Propaganda

  • Diretor: R$ 13.350
  • Gerente: R$ 8.475
  • Especialista: R$ 5.761
  • Coordenador: R$ 6.000
  • Supervisor: R$ 4.700
  • Consultor: R$ 3.876
  • Analista de Marketing Pleno: R$ 3.127
  • Assessor de Marketing: R$ 2.631
  • Assistente: R$ 1.803
  • Atendente: R$ 1.247

Marketing Digital

  • Gerente: R$ 5.513
  • Coordenador: R$ 4.486
  • Analista: R$ 2.772

Relacionamento com o Cliente

  • Analista: R$ 2.219
  • Consultor: R$ 1.624

Comunicação e Marketing

  • Analista: R$ 3.111
  • Assistente: R$ 1.854

Os melhores Salários para os Profissionais de Marketing

A consultoria Robert Half desenvolveu um estudo sobre os melhores salários da área de Marketing e descobriu que, mesmo em um cenário instável da economia, a remuneração dos profissionais da área subiu entre 1 e 11% em relação ao ano anterior.

As melhores oportunidades estão nos cargos de direção,  onde os salários podem chegar a R$ 65 mil. Confira as médias pagas a diversas funções dos profissionais de Marketing, de acordo com o estudo:

Diretor Comercial

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 21.000 a R$ 40.000
  • Grandes empresas: de R$ 22.000 a R$ 55.000

Diretor de Marketing

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 20.000 a R$ 30.000
  • Grandes empresas: de R$ 22.000 a R$ 45.000

Gerente Nacional de Vendas

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 15.000 a R$ 27.000
  • Grandes empresas: de R$ 17.000 a R$ 30.000

Gerente Regional de Vendas

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 10.000 a R$ 20.000
  • Grandes empresas: de R$ 12.000 a R$ 26.000

Gerente de Produto

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 7.600 a R$ 15.000
  • Grandes empresas: de R$ 8.000 a R$ 20.000

Coordenador de Comunicação

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 6.000 a R$ 10.000
  • Grandes empresas: de R$ 7.000 a R$ 12.000

Concursos Públicos para o Profissional de Marketing

Concursos públicos para profissionais de Marketing são bastante raros e, quando acontecem, oferecem salários com médias similares às praticadas no mercado. As vagas, geralmente, são para cargos mais iniciais, como analista.

O Mercado para o Profissional de Marketing

A carreira de Marketing tem sido apontada por consultorias em Recursos Humanos como uma das mais promissoras do mercado, junto a Finanças, Engenharia e Logística.

O mercado brasileiro tem se profissionalizado continuamente para se manter competitivo num cenário global. Como consequência, áreas vitais para esse crescimento, como o Marketing, tiveram que acelerar o passo e antecipar as tendências de mercado que estavam – e ainda estão – por vir.

O profissional de Marketing tem a grande responsabilidade de entender o mercado para desvendar o perfil do consumidor. Com isso, ele pode traçar estratégias adequadas de comunicação e vendas.

Há oportunidades de trabalho para o profissional de Marketing em empresas de serviços, varejo, indústrias, órgão públicos e terceiro setor. Por ser uma peça estratégica, ele precisa ter uma sólida formação e ser capaz de pensar em ações, produtos e serviços que ajudem a fortalecer a imagem da companhia junto ao público.

Para conseguir um bom salário neste mercado tão competitivo é preciso investir em experiência e formação. Fazer cursos de especialização na área e dominar mais de um idioma podem ser um bom começo!

Há um Projeto de Lei (1226/2007) em tramitação na Câmara dos Deputados que propõe regulamentar a carreira e restringir o exercício da profissão apenas aos portadores de diploma em Marketing e áreas afins.

Como se tornar um Profissional de Marketing

Quem deseja seguir carreira na área de Marketing pode optar por dois tipos de curso superior: o Bacharelado e o Tecnológico.

O curso de Bacharelado em Marketing tem duração de quatro anos e o de Tecnólogo, dois. Ambos podem ser feitos presencialmente ou a distância.

Existem diversas nomenclaturas para esses cursos. Veja:

  • Comunicação e Marketing
  • Marketing Estratégico
  • Propaganda e Marketing
  • Gestão em Comunicação
  • Publicidade e Propaganda
  • Gestão de Marketing no Varejo
  • Gestão de Marketing em Turismo
  • Gestão de Vendas e Marketing
  • Gestão de Marketing de Pequenas e Médias Empresas

Selecionamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos de graduação para quem quer trabalhar na área de Marketing. Todas as faculdades da nossa lista participam do ProUni e do FIES, além de terem programas próprios de bolsas de estudos, convênios com empresas e sites, descontos e financiamentos sem burocracia. Dê uma olhada:

Veja também:

Marketing

O que achou da remuneração dos profissionais de Marketing? Pretende seguir essa carreira? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin