dcsimg

Quanto ganha um Profissional de Marketing?

Veja quanto ganha um profissional de Marketing, fique por dentro da profissão, do mercado de trabalho e onde encontrar as melhores oportunidades na área!

marketingdigital1-compressor

O Marketing é a área responsável pela imagem de uma empresa diante do seu público. É uma profissão que tem como foco o cliente e suas necessidades.

O profissional de Marketing desenvolve estudos de perfil do consumidor, elabora estratégias de comunicação e ajuda a definir o posicionamento mercadológico da empresa onde atua.

Embora seja um mercado bastante concorrido, o Marketing é uma das áreas que mais cresce no Brasil, com salários que podem chegar a R$ 65 mil em cargos de direção. Claro que chegar lá não é fácil e o aspirante a esta carreira terá que estudar e trabalhar bastante para conseguir um bom emprego.

Saiba quanto ganha um profissional de Marketing nos diversos campos de atuação da carreira e descubra onde estão as melhores oportunidades da área!

Piso Salarial do Profissional de Marketing

Os profissionais de Marketing não possuem um piso salarial único válido em todo o território nacional.

Também nem sempre têm um sindicato que os represente junto aos empregadores.  Quando há alguma referência de piso salarial,  ele geralmente é aplicado às pessoas que trabalham no apoio às ações de marketing, como operadores de telemarketing, atendentes, promotores de venda, etc.

Esses valores variam de acordo com o ramo da empresa em que o profissional de apoio atua: comércio, serviços, indústria, transportes.

De acordo com o Sindicato dos Publicitários de São Paulo, os pisos salariais no Estado são:

  • Capital:  R$ 1.262 a R$ 1.344
  • Grande São Paulo, Interior e Litoral:  R$ 976

Salário Médio de um Profissional de Marketing

O Marketing, em geral, é uma profissão bem remunerada no Brasil. Veja a seguir alguns exemplos de salários dos principais cargos que esses profissionais podem ocupar, de acordo com a Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho:

Inteligência de Mercado

  • Gerente: R$ 9.075
  • Consultor: R$ 6.203
  • Coordenador: R$ 5.000
  • Supervisor: R$ 4.860
  • Analista: R$ 3.39

Marketing e Propaganda

  • Diretor: R$ 11.303
  • Gerente: R$ 7.812
  • Especialista: R$ 5.306
  • Coordenador: R$ 5.502
  • Consultor: R$ 3.334
  • Analista de Endomarketing: R$ 3.150
  • Supervisor: R$ 3.132
  • Analista de Marketing Online: R$ 3.000
  • Assessor de Marketing: R$ 2.394
  • Assistente: R$ 1.572
  • Atendente: R$ 928

Marketing Digital

  • Gerente: R$ 4.725
  • Coordenador: R$ 4.170
  • Analista: R$ 2.521

Relacionamento com o Cliente

  • Diretor: R$ 12.835
  • Gerente: R$ 8.497
  • Coordenador: R$ 5.160
  • Supervisor: R$ 2.710
  • Consultor: R$ 1.405

Marketing de Produto

  • Diretor: R$ 17.805
  • Gerente: R$ 7.852
  • Coordenador: R$ 6.153
  • Supervisor R$ 5.826
  • Especialista: R$ 4.962
  • Projetista: R$ 4.443
  • Analista: R$ 3.372
  • Técnico: R$ 2.954

Comunicação e Marketing

  • Analista: R$ 2.779
  • Assistente: R$ 1.628

Os melhores Salários para os Profissionais de Marketing

A consultoria Robert Half desenvolveu um estudo sobre os melhores salários da área de Marketing e descobriu que, mesmo em um cenário instável da economia, a remuneração dos profissionais da área subiu entre 1 e 11% em relação ao ano anterior.

As melhores oportunidades estão nos cargos de direção,  onde os salários podem chegar a R$ 65 mil. Confira as médias pagas a diversas funções dos profissionais de Marketing, de acordo com o estudo:

Diretor Comercial

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 16.000 a R$ 35.000
  • Grandes empresas: de R$ 18.000 a R$ 50.000

Diretor de Marketing

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 17.000 a R$ 30.000
  • Grandes empresas: de R$ 18.000 a R$ 45.000

Gerente Nacional de Vendas

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 12.000 a R$ 27.000
  • Grandes empresas: de R$ 15.000 a R$ 30.000

Gerente Regional de Vendas

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 9.000 a R$ 20.000
  • Grandes empresas: de R$ 11.000 a R$ 26.000

Gerente de Produto

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 7.000 a R$ 15.000
  • Grandes empresas: de R$ 7.000 a R$ 20.000

Coordenador de Comunicação

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 4.000 a R$ 8.000
  • Grandes empresas: de R$ 5.000 a R$ 9.000

Concursos Públicos para o Profissional de Marketing

Concursos públicos para profissionais de Marketing são bastante raros e, quando acontecem, oferecem salários com médias similares às praticadas no mercado.

Alguns exemplos recentes:

  • Telebras: R$ 5.825
  • O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): R$ 3.392
  • O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA): R$ 8.049
  • Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso: R$ 4.656

O Mercado para o Profissional de Marketing

A carreira de Marketing tem sido apontada por consultorias em Recursos Humanos como uma das mais promissoras do mercado, junto a Finanças, Engenharia e Logística.

O mercado brasileiro tem se profissionalizado continuamente para se manter competitivo num cenário global. Como consequência, áreas vitais para esse crescimento, como o Marketing, tiveram que acelerar o passo e antecipar as tendências de mercado que estavam – e ainda estão – por vir.

O profissional de Marketing tem a grande responsabilidade de entender o mercado para desvendar o perfil do consumidor. Com isso, ele pode traçar estratégias adequadas de comunicação e vendas.

Há oportunidades de trabalho para o profissional de Marketing em empresas de serviços, varejo, indústrias, órgão públicos e terceiro setor. Por ser uma peça estratégica, ele precisa ter uma sólida formação e ser capaz de pensar em ações, produtos e serviços que ajudem a fortalecer a imagem da companhia junto ao público.

Para conseguir um bom salário neste mercado tão competitivo é preciso investir em experiência e formação. Fazer cursos de especialização na área e dominar mais de um idioma podem ser um bom começo!

Há um Projeto de Lei (1226/2007) em tramitação na Câmara dos Deputados que propõe regulamentar a carreira e restringir o exercício da profissão apenas aos portadores de diploma em Marketing e áreas afins.

Como se tornar um Profissional de Marketing

Quem deseja seguir carreira na área de Marketing pode optar por dois tipos de curso superior: o Bacharelado e o Tecnológico.

O curso de Bacharelado em Marketing tem duração de quatro anos e o de Tecnólogo, dois. Ambos podem ser feitos presencialmente ou a distância.

Existem diversas nomenclaturas para esses cursos. Veja:

  • Comunicação e Marketing
  • Marketing Estratégico
  • Propaganda e Marketing
  • Gestão em Comunicação
  • Publicidade e Propaganda
  • Gestão de Marketing no Varejo
  • Gestão de Marketing em Turismo
  • Gestão de Vendas e Marketing
  • Gestão de Marketing de Pequenas e Médias Empresas

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso superior em Marketing:

Veja também:

Marketing

O que achou da remuneração dos profissionais de Marketing? Pretende seguir essa carreira? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin