Testes e Simulados

Simulado ENEM 2009 – Linguagens

Simulado do ENEM 2009 do Guia da Carreira - Linguagens

O simulado na área do conhecimento de Linguagens foi desenvolvido com base na primeira prova do ENEM 2009, com a finalidade de auxiliar os candidatos a se prepararem melhor para a nova prova que a contecerá em dezembro de 2009.

Este simulado apresenta 30 questões sobre a área do conhecimento de Linguagens, as quais foram baseadas na primeira prova oficial do ENEM 2009.

Você também poderá fazer o Simulado ENEM 2009, baseado no simulado oficial do ENEM 2009, que possui algumas questões de todas as áreas do conhecimento.

Área do Conhecimento

Linguagens

Regras para o Simulado do ENEM 2009 - Linguagens

Só é possível finalizar a prova depois de responder as 30 questões.

Obs.: Verifique se as 30 questões apareceram corretamente. Caso não sejam exibidas todas as questões, aperte F5 para recarregar a página.

Boa sorte e boa prova !!

Simulado ENEM 2009: Linguagens

Questão 1

O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a reação do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser definidos como "ícones que demonstram emoção").

João diz: oi
Pedro diz: blz?
João diz: na paz e vc?
Pedro diz: tudo trank :-)
João diz: oq vc ta fazendo?
[...]
Pedro diz: tenho q sair agora...
João diz: flw
Pedro diz: vlw, abc

Para que a comunicação, como no MSN Messenger se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de

frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e letras maiúsculos (como "oq vc ta fazendo?").

frases curtas e simples (como "tudo trank") com abreviaturas padronizadas pelo uso (como "vc" - você - "vlw" - valeu!).

uso de reticências no final da frase, para que não se tenha que escrever o resto da informação.

estruturas coordenadas, como "na paz e vc".

flexão verbal ricae substituição de digrafos consonantais por consoantes simples ("qu" por "k").

Questão 2

Observe a tirinha da personagem Mafalda, de Quino. Simulado Enem 2009 - Questão 2 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

QUINO, J. L. Mafalda. Tradução de Monica S. M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda

revelou desinteresse na leitura do dicionário.

tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.

causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.

queria consultar o dicionário para tirar uma duvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.

demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.

Questão 3

A maioria das declarações do imposto de renda é realizada pela Internet, o que garante maior eficiência e rapidez no processamento das informações.

Os serviços oferecibos pelo governo via Internet visam

gerar mais despesas aos cofres públicos.

criar mais burocracia no relacionamento com o cidadão.

facilitar e agilizar os serviços disponíveis.

vigiar e controlar os atos dos cidadãos.

definir uma politica que privilegia a alta sociedade.

Questão 4

Iscute o que tô dizendo,
Seu dotô, seu coroné:
De fome tão padecendo
Meus fio e minha muié.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefa pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dêxe deserdado
Daquilo que Deus me deu.

PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008 (fragmento).

A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante

escolarizado proveniente de uma metrópole.

sertanejo morador de uma área rural.

idoso que habita uma comunidade urbana.

escolarizado que habita uma comunidade do interior do país.

estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.

Questão 5

Simulado Enem 2009 - Questão 5 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Disponível em: http://www.heliorubiales.zip.net.

A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso dessa imagem no anúncio tem como principal objetivo

mostrar à população que a Mata Atlàntica é mais importante para o país do que a ordem e o progresso.

criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a essência do país que representa.

informar à população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.

alertar a população para o desmatamento da Mata Atlântica e fazer um apelo para que as derrubadas acabem.

incentivar as campanhas ambientalistas e ecológicas em defesa da Amazônia.

Questão 6

Vera, Sílvia e Emília saíram para passear pela chácara com Irene.

— A senhora tem um jardim deslumbrante, dona Irene! — comenta Sílvia, maravilhada diante dos canteiros de rosas e hortênsias.
— Para começar, deixe o "senhora" de lado e esqueça o "dona" também — diz Irene, sorrindo. — Já é um custo aguentar a Vera me chamando de "tia" o tempo todo. Meu nome é Irene.
Todas sorriem. Irene prossegue:
— Agradeçoos elogios para o jardim, só que você vai ter de fazê-los para a Eulália, que é quem cuida das flores. Eu sou um fracasso na jardinagem.

BAGNO, M. A língua de Eulália: Novela Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2003 (adaptado).

Na língua portuguesa, a escolha por "você" ou "senhor(a)" denota o grau de liberdade ou de respeito que deve haver entre os interlocutores. No diálogo apresentado acima, observa-se o emprego dessas formas. A personagem Sílvia emprega a forma "senhora" ao se referir à Irene. Na situação apresentada no texto, o emprego de "senhora" ao se referir à interlocutora ocorre porque Sílvia

pensa que Irene é a jardineira da casa.

acredita que Irene gosta de todos que a visitam.

observa que Irene e Eulália são pessoas que vivem em área rural.

deseja expressar por meio de sua fala o fato de sua família conhecer Irene.

considera que Irene é uma pessoa mais velha, com a qual não tem intimidade.

Questão 7

A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: iformar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas.

Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você

fará uso da linguagem metafórica.

apresentará elementos não verbais.

utilizará o registro informal.

evidenciará a norma padrão.

fará uso de gírias.

Questão 8

Páris, filho do rei de Tróia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII a. C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Dai surgiu a expressão "presente de grego".

DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Em "puseram-no", a forma pronominal "no" refere-se

ao termo "rei grego".

ao antecedente "gregos".

ao antecedente distante "choques".

à expressão "muros fortificados".

aos termos "presente" e "cavalo de madeira".

Questão 9

Cada um dos três séculos anteriores foi dominado por uma única tecnologia. O século XVIII foi a época dos grandes sistemas mecânicos que acompanharam a Revolução Industrial. O século XIX foi a era das máquinas a vapor. As principais conquistas do século XX se deram no campo da aquisição, do processamento e da distribuição de informações. Entre outros desenvolvimentos, vimos a instalação das redes de telefonia em escala mundial, a invenção do rádio e da televisão, o nascimento e crescimento sem precedentes da indústria de informática e o lançamento de satélites de comunicação.

TANEMBAUM, Andam. S. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

A fusão dos computadores e das comunicações teve profunda influência na organização da sociedade, conforme se verifica pela afirmação:

A abrangência da Internet não impactou a sociedade como a revolução industrial.

O telefone celular mudou o comportamento social, mas não impactou na disponibilidade de informações.

A invenção do rádio foi possível com o lançamento de satélites que proporcionam a transposição de fronteiras.

A televisão não atingiu toda a sociedade devido ao alto custo de implantação e disseminação.

As redes de computadores, nos quais os trabalhos são realizados por grande número de computadores separados, mas interconectados, promoveram a aproximação das pessoas.

Questão 10

Em uma escola, com o intuito de valorizar a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, os estudantes foram distribuídos em grupos para realizar uma tarefa referente às características atuais das diferentes regiões brasileiras, a partir do seguinte quadro: Simulado Enem 2009 - Questão 10 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Considerando a sequência de características apresentadas, os elementos adequados para compor o quadro da Região Sudeste são

mate amargo, embolada, elevador Lacerda, peão de estância.

acarajé, axé, Cristo Redentor, piá.

vatapá, Carnaval, bumba-meu-boi, industrial.

café, samba, Cristo Redentor, operário fabril.

sertanejo, pipoca, folia de Reis, Brasília.

Questão 11

Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida da chuva, e descansou na pedra o cachimbo.

Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque.

TREVISAN, D. Uma vela para Dario. Cemitério de Elefantes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964 (adaptado).

No texto, um acontecimento é narrado em linguagem literária. Esse mesmo fato, se relatado em versão jornalística, com características de notícia, seria identificado em:

Ai, amigão, fui diminuindo o passo e tentei me apoiar no guarda-chuva... mas não deu. Encostei na parede e fui escorregando. Foi mal, cara! Perdi os sentidos ali mesmo. Um povo que passava falou comigo e tentou me socorrer. E eu, ali, estatelado, sem conseguir falar nada! Cruzes! Que mal!

O representante comercial Dario Ferreira, 43 anos, não resistiu e caiu na calçada da Rua da Abolição, quase esquina com a Padre Vieira, no centro da cidade, ontem por volta do meio-dia. O homem ainda tentou apoiar-se no guarda-chuva que trazia, mas não conseguiu. Aos populares que tentaram socorrê-lo não conseguiu dar qualquer informação.

Eu logo vi que podia se tratar de um ataque. Eu vinha logo atrás. O homem, todo aprumado, de guarda-chuva no braço e cachimbo na boca, dobrou a esquina e foi diminuindo o passo até se sentar no chão da calçada. Algumas pessoas que passavam pararam para ajudar, mas ele nem conseguia falar.

Vítima
      Idade: entre 40 e 45 anos
      Sexo: masculino
      Cor: branca
      Ocorrência: Encontrado desacordado na Rua da Abolição, quase esquina com Padre Vieira. Ambulância chamada às 12h34min por homem desconhecido. A caminho.

Pronto socorro? Por favor, tem um homem caído na calçada da rua da Abolição, quase esquina com a Padre Vieira. Ele parece desmaiado. Tem um grupo de pessoas em volta dele. Mas parece que ninguém aqui pode ajudar. Ele precisa de uma ambulância rápido. Por favor, venham logo!

Questão 12

TEXTO A Simulado Enem 2009 - Questão 12 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

OITICICA, H. Metaesquema I, 1958. Guache s/ cartão 52 cm x 64 cm.
Museu de Arte Contemporânea - MAC/USP
Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 01 maio 2009.

TEXTO B
Metaesquema I
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta - dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema - estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.

Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 02 maio 2009 (adaptado).

Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima verifica-se que

a obra confirma a visão do texto quanto à ideia de estruturas que parecem se movimentar, no campo limitado do papel, procurando envolver de maneira mais efetiva o olhar do observador

a falta de exatidão no espaçamento entre as figuras (retângulos) mostra a falta de rigor da técnica empregada, dando à obra um estilo apenas decorativo.

Metaesquema I é uma obra criada pelo artista para alegrar o dia-a-dia, ou seja, de caráter utilitário.

a obra representa a realidade visível, ou seja, espelha o mundo de forma concreta.

a visão da representação das figuras geométricas é rígida, propondo uma arte figurativa.

Questão 13

Simulado Enem 2009 - Questão 13 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Disponivel em: http://www.uol.com.br. Acesso em: 15 fev. 2009.

Observe a charge, que satiriza o comportamento dos participantes de uma entrevista coletiva por causa do que fazem, do que falam e do ambiente em que se encontram.

Considerando-se os elementos da charge, conclui-se que ela

defende, em teoria, o desmatamento.

valoriza a transparência pública.

destaca a atuação dos ambientalistas.

ironiza o comportamento da imprensa.

critica a ineficácia das políticas.

Questão 14

O convívio com outras pessoas e os padrões sociais estabelecidos moldam a imagem corporal na mente das pessoas. A imagem corporal idealizada pelos pais, pela média, pelos grupos sociais e pelas próprias pessoas desencadeia comportamentos estereótipados que podem comprometer a saúde. A busca pela imagem corporal perfeita tem levado muitas pessoas a procurar alternativas ilegais e até mesmo nocivas à saúde.

Revista Corpoconsciência. FEFISA, v. 10. nº 2, Santo André, jul./dez. 2006. (adaptado).

A imagem corporal tem recebido grande destaque e valorização na sociedade atual. Como consequência,

a ênfase na magreza tem levado muitas mulheres a depreciar sua autoimagem, apresentando insatisfação crescente com o corpo.

as pessoas adquirem a liberdade para desenvolver seus corpos de acordo com critérios estéticos que elas mesmas criam e que recebem pouca influência do meio em que vivem.

a modelagem corporal é um processo em que o indvíduo observa o comportamento de outros, sem, contudo, imitá-los.

o culto ao corpo produz uma busca incansável, trilhada por meio de árdua rotina de exercícios, com pouco interesse no aperfeiçoamento estético.

o corpo tornou-se um objeto de consumo importante para as pessoas criarem padrões de beleza que valorizam a raça à qual pertencem.

Questão 15

TEXTO 1
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra
[...]

ANDRADE, C. D. Antologia poética. Rio de Janeiro/São Paulo: Reocord, 2000. (fragmento)

TEXTO 2 Simulado Enem 2009 - Questão 15a - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Simulado Enem 2009 - Questão 15b - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Simulado Enem 2009 - Questão 15c - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

DAVIS, J. Garfield, um charme de gato - 7. Trad da Agência Internacional Press. Porto Alegre: L&PM, 2000.

o texto 1 perde suas características de gênero poético ao ser vulgarizado por histórias em quadrinho.

o texto 2 pertence ao gênero literário, porque as escolhas linguísticas o tornam uma réplica do texto 1.

a escolha do tema, desenvolvido por frases semelhantes, caracteriza-os como pertencestes ao mesmo gênero.

os textos são de gêneros diferentes porque, apesar da intertextualidade, foram elaborados com finalidades distintas.

as linguagens que constroem significados nos doistextos permitem classificá-los como pertencestes ao mesmo gênero.

Questão 16

Em Touro Indomável, que a cinemateca lança nesta semana nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a dor maior e a violência verdadeira vêm dos demônios de La Motta - que fizeram dele tanto um astro no ringue como um homem fadado à destruição. Dirigida como um senso vertiginoso do destino de seu personagem, essa obra-prima de Martin Scorcese é daqueles filmes que falam à perfeição de seu tema (o boxe) para então transcendê-lo e tratar do que importa: aquilo que faz dos seres humanos apenas isso mesmo, humanos e tremendamente imperfeitos.

Revista Veja. 18 fev., 2009 (adaptado).

Ao escolher este gênero textual, o produtor do texto objetivou

construir uma apreciação irônica do filme.

evidenciar argumentos contrários ao filme de Scorcese.

elaborar uma narrativa com descrição de tipos literários.

apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente.

afirmar que o filme transcende o seu objetivo inicial e, por isso, perde sua qualidade.

Questão 17

Cada vez mais, as pessoas trabalham e administram servços de suas casas, corno mostra a pesquisa realizada em 1993 pela Fundação Europeia para a Melhoria da Qualidade de Vida e Ambiente de Trabalho. Por conseguinte, a 'centralidade da casa' é uma tendência importante da nova sociedade. Porém, não significa o fim da cidade, pois locais de trabalho, escolas, complexos médicos, postos de atendimento ao consumidor, áreas recreativas, ruas comerciais, shopping centers, estádios de esportes e parques ainda existem e continuarão existindo. E as pessoas deslocar-se-ão entre todos esses lugares com mobilidade crescente, exatamente devido à flexibilidade recém-conquistada pelos sistemas de trabalho e integração social em redes: como o tempo fica mais flexível, os lugares tornam-se mais singulares à medida que as pessoas circulam entre elas em um padrão cada vez mais móvel.

CASTELLS, M. A Sociedade em rede. V. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

As tecnologias de informação e comunicação têm a capacidade de modificar, inclusive, a forma das pessoas trabalharem. De acordo com o proposto pelo autor

a 'centralidade da casa' tende a concentrar as pessoas em suas casas e, consequentemente, reduzir a circulação das pessoas nas áreas comuns da cidade, como ruas comerciais e shopping centers.

as pessoas irão se deslocar por diversos lugares, com mobilidade crescente, propiciada pela flexibilidade recém conquistada pelos sistemas de trabalho e pela integração social em redes.

cada vez mais as pessoas trabalham e administram serviços de suas casas, tendência que deve diminuir com o passar dos anos.

o deslocamento das pessoas entre diversos lugares é um dos fatores causadores do estresse nos grandes centros urbanos.

o fim da cidade será uma das consequências inevitáveis da mobilidade crescente.

Questão 18

Som de preto
O nosso som não tem idade, não tem raça
E não tem cor.
Mas a sociedade pra ge nte não dá valor.
Só querem nos criticar, pensam que somos animais.
Se existia o lado ruim, hoje não existe mais,
porque o 'funkeiro' de hoje em dia caiu na real.
Essa história de 'portada', isso é coisa banal
Agora pare e pense, se liga na'responsa':
se ontem foi a tempestade, hoje vi ra a bonança.
É som de preto
De favelado
Mas quando toca ninguém fica parado

Música de Mc's Amilcka e Chocolate. In: Dj Malboro. Bem funk. Rio de Janeiro, 2001 (adaptado).

À medida que vem ganhando espaço na mídia, o funck carioca vem abandonando seu caráter local, associado às favelas e à criminalidade da cidade do Rio de Janeiro, tornando-se uma espécie de símbolo da marginalização das manifestações culturais das periferias em todo o Brasil. O verso que explicita essa marginalização é:

"O nosso som não tem idade, não tem raça".

"Mas a sociedade pra gente não dá valor".

"Se existia o lado ruim, hoje não existe mais".

"Agora pare e pense, se liga na 'responsa"'.

"se ontem foi a tempestade, hoje vira a bonança".

Questão 19

Cientistas da Grã-Bretanha anunciaram ter identificado o primeiro gene humano relacionado com o desenvolvimento da linguagem, o FOXP2. A descoberta pode ajudar os pesquisadores a compreender os misteriosos mecanismos do discurso - que é uma característica exclusiva dos seres humanos. O gene pode indicar porque e como as pessoas aprendem a se comunicar e a se expressar e porque algumas crianças têm disfunções nessa área. Segundo o professor Anthony Monaco, do Centro Wellcome Trust de Genética Humana, de Oxford, além de ajudar a diagnosticar desordens de discurso, o estudo do gene vai possibilitar a descoberta de outros genes com imperfeições. Dessa fomma, o prosseguimento das investigações pode levar a descobrir também esses genes associados e, assim, abrir uma possibilidade de curar todos os males relacionados à linguagem.

Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 4 meio 2009 (adaptado).

Para convencer o leitor da veracidade das informações contidas no texto, o autor recorre à estratégia de

citar autoridade especialista no assunto em questão.

destacar os cientistas da Grã-Bretanha.

apresentar citações de diferentes fontes de divulgaçao científica.

detalhar os procedimentos efetuados durante o processo da pesquisa.

elencar as possíveis consequências positivas que a descoberta vai trazer.

Questão 20

Luciana trabalha em uma loja de venda de carros. Ela tem um papel muito importante de fazer a conexão entre os vendedores, os compradores e o serviço de acessórios. Durante o dia, ela se desloca inúmeras vezes da sua mesa para resolver os problemas dos vendedores e dos compradores. No final do dia, Luciana só pensa em deitar e descansar as pernas.

Na função de chefe preocupado com a produtividade (número de carros vendidos) e com a saúde e a satisfação dos seus funcionários, a atitude correta frente ao problema seria

propor a criação de um programa de ginástica laboral no início da jornada de trabalho.

sugerir a modificação do piso da loja para diminuir o atrito do solo e reduzir as dores nas pernas.

afirmar que os problemas de dores nas pernas são causados por problemas genéticos.

ressaltar que a utilização de roupas bonitas e do salto alto são condições necessárias para compor o bom aspecto da loja.

escolher um de seus funcionários para conduzir as ativdades de ginástica laboral em intervalos de 2 em 2 horas.

Questão 21

Quer evitar pesadelos? Então não durma de barriga para cima. Este é o conselho de quem garante ter sido atacado pela Pisadeira. A meliante costuma agir em São Paulo e Minas Gerais. Suas vítimas preferidas são aquelas que comeram demais antes de dormir. Desce do telhado seu esconderijo usual - e pisa com muita força no peito e na barriga do incauto adormecido, provocando os pesadelos. Há controvérsias sobre sua aparência. De acordo com alguns, é uma mulher bem gorda. Já o escritor Cornélio Pires forneceu a seguinte descrição da malfeitora: "Essa é ua muié muito magra, que tem os dedos cumprido e seco cum cada unhão! Tem as perna curta, cabelo desgadeiado, quexo revirado pra riba e nari magro munto arcado; sobranceia cerrado e zoio aceso..."
Pelo sim, pelo não, caro amigo....barriga para baixo e bons sonhos.

Almanaque de Cultura Popular. Ano 10, out. 2008. nº 114 (adaptado).

Considerando que as variedades linguíticas existentes no Brasil constituem patrimônio cultural, a descrição da personagem lendária, Pisadeira, nas palavras do escritor Cornélio Pires,

mostra hábitos linguíticos atribuídos à personagem lendária.

ironiza vocabulário usado no registro escrito de descrição de personagens.

associa a aparência desagradável da personagem ao desprestígio da cultura brasileira.

sugere crítica ao tema da superstição como integrante da cultura de comunidades interioranas.

valoriza a memória e as identidades nacionais pelo registro escrito de variedades linguísticas pouco prestigiadas.

Questão 22

A ética nasceu na pólis grega com a pergunta pelos critérios que pudessem tornar possível o enfrentamento da vida com dignidade. Isto significa dizer que o ponto de partida da ética é a vida, a realidade humana, que, em nosso caso, é uma realidade de fome e miséria, de exploração e exclusão, de desespero e desencanto frente a um sentido da vida. É neste ponto que somos remetidos diretamente à questão da democracia, um projeto que se realiza nas relações da sociabilidade humana.

Disponível em: http://www.jornaldeopiniao.com.br Acesso em: 03 maio 2009.

O texto pretende que o leitor se convença de que a

ética é a vivência da realidade das classes pobres, como mostra o fragmento "é uma realidade de fome e miséria".

ética é o cultivo dos valores morais para encontrar sentido na vida, como mostra o fragmento "de desespero e desencanto frente a um sentido da vida".

experiência democrática deve ser um projeto vivido na coletividade, como mostra o fragmento "um projeto que se realiza nas relações da sociabilidade humana".

experiência democrática precisa ser exercitada em benefício dos mais pobres, com base no fragmento "tornar possíel o enfrentamento da vida com dignidade".

democracia é a melhor forma de governo para as classes menos favorecidas, como mostra o fragmento "É neste ponto que somos remetidos diretamente à questão da democracia".

Questão 23

DIGA NÃO AO NÃO

Quem disse que alguma coisa é impossível?
Olhe ao redor. O mundo está cheio de coisas que, segundo os pessimistas, nunca teriam acontecido.
"Impossível."
"Impraticável."
"Não".
E ainda assim, sim.
Sim, Santos Dumont foi o primeiro homem a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico. Sim, Visconde de Mauá, um dos maiores empreendedores do Brasil, inaugurou a primeira rodovia pavimentada do país. Sim, uma empresa brasileira também inovou no país. Abasteceu o primeiro voo comercial brasileiro. Foi a primeira empresa privada a produzir petróleo na Bacia de Campos.
Desenvolveu um óleo combustível mais limpo, o OC Plus.

O que é necessário para transformar o não em sim? Curiosidade. Mente aberta. Vontade de arriscar.
E quando o problema parece insolúvel, quando o desafio é muito duro, dizer: vamos lá.

Soluções de energia para um mundo real.

Jornal da ABI. nº 336, dez. de 2008 (adaptado).

O texto publicitário apresenta a oposição entre "impossível", "impraticável", "não" e "sim","sim", "sim". Essa oposição, usada como um recurso argumentativo, tem a função de

minimizar a importância da invenção do avião por Santos Dumont.

mencionar os feitos de grandes empreendedores da história do Brasil.

ressaltar a importância do pessimismo para promover transformações.

associar os empreendimentos da empresa petrolífera a feitos históricos.

ironizar os empreendimentos rodoviários de Visconde de Mauá no Brasil.

Questão 24

COM NICIGA, PARAR DE FUMAR FICA MUITO MAIS FÁCIL

1. Fumar aumenta o número de receptores do seu cérebro que se ativam com nicotina.
2. Se você interrompe o fornecimento de uma vez, eles enlouquecem e você sente os desagradáveis sintomas da falta do cigarro.
3. Com seus adesivos transdérmicos, Niciga libera nicotina terapêutica de forma controlada no seu organismo, facilitando o processo de parar de fumar e ajudando a sua força de vontade. Com Niciga, você tem o dobro de chances de parar de fumar.

Revista Época, 24 nov. 2008 (adaptado).

Para convencer o leitor, o anúncio emprega como recurso expressivo, principalmente,

as rimas entre Niciga e nicotina.

o uso de metáforas como 'força de vontade".

a repetição enfática de termos semelhantes como "fácil" e "facilidade".

a utilização dos pronomes de segunda pessoa, que fazem um apelo direto ao leitor.

a informação sobre as consequências do consumo do cigarro para amedrontar o leitor.

Questão 25

Sentimental

1 Ponho-me a escrever teu nome com
   letras de macarrão.
   No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
4 e debruçados na mesa todos contemplam
   esse romântico trabalho.

   Desgraçadamente falta uma letra,
7 uma letra somente
   para acabar teu nome!

   —Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!

10 Eu estava sonhando...
    E há em todas as consciências este cartaz amarelo:
    "Neste pais é proibido sonhar."

ANDRADE, C. D. Seleta em Prosa e Verso. Rio de Janeiro: Record, 1995.

Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predominância das funções da linguagem no texto de Drummond, pode-se afirmar que

por meio dos versos "Ponho-me a escrever teu nome" (v.1) e "esse romântico trabalho" (v.5), o poeta faz referências ao seu próprio ofício: o gesto de escrever poemas líricos.

a linguagem essencialmente poética que constitui os versos "No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debruçados na mesa todos contemplam" (v.3 e 4) confere ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista.

na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir o que sente.

em "Eu estava sonhando..." (v.10), o poeta demonstra que está mais preocupado em responder à pergunta feita anteriormente e, assim, dar continuidade ao diálogo com seus interlocutores do que em expressar algo sobre si mesmo.

no verso "Neste pais é proibido sonhar." (v.12), o poeta abandona a linguagem poética para fazer uso da função referencial, informando sobre o conteúdo do "cartaz amarelo" (v.11) presente no local.

Questão 26

Pobre Isaura! Sempre e em toda parte esta contínua importunação de senhores e de escravos, que não a deixam sossegar um só momento! Como não devia viver aflito e atribulado aquele coração! Dentro de casa contava ela quatro inimigos, cada qual mais porfiado em roubar-lhe a paz da alma, e torturar-lhe o coração: três amantes, Leôncio, Belchior, e André, e uma êmula terrível e desapiedado, Rosa. Fácil Ihe fora repelir as importunaçoes e insolências dos escravos e criados; mas que seria dela, quando viesse o senhor?!...

GUIMARÃES, B. A escrava Isaura. São Paulo: Ática, 1995 (adaptado).

A personagem Isaura, como afirma o tiítulo do romance, era uma escrava. No trecho apresentado, os sofrimentos por que passa a protagonista

assemelham-se aos das demais escravas do país, o que indica o estilo realista da abordagem do tema da escravidão pelo autor do romance.

demonstram que, historicamente, os problemas vividos pelas escravas brasileiras, como Isaura, eram mais de ordem sentimental do que física.

diferem dos que atormentavam as demais escravas do Brasil do século XIX, o que revela o caráter idealista da abordagem do tema pelo autor do romance.

indicam que, quando o assunto era o amor, as escravas brasileiras, de acordo com a abordagem lírica do tema pelo autor, eram tratadas como as demais mulheres da sociedade.

revelam a condição degradante das mulheres escravas no Brasil, que, como Isaura, de acordo com a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seus senhores.

Questão 27

O SERTÃO E O SERTANEJO

Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz das cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o incêndio quelgum tropeiro, por acaso ou mero desenfado, ateia com uma faúlha do seu isqueiro. Minando à surda na touceira. queda a vívida centelha. Corra daí a instantes qualquer aragem, por débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em pontos, aqui, ali, a consumir com mais lentidão algum estorvo, vai aos poucos morrendo até se extinguir de todo, deixando como sinal da avassaladora passagem o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes passos. Por toda a parte melancolia; de todos os lados tétricas perspectivas. É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar as pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade. Transborda a vida.

TAUNAY, A. Inocência. São Paulo: Ática 1993 (adaptado).

O romance romântico teve fundamental importância na formação da ideia de nação. Considerando o trecho acima, é possivel reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para construção da identidade da nação é a

possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.

consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país.

construção, em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltação, de uma imagem da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira.

expansão dos limites geográfioos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do território nacional e deu a conheoer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros.

valorização da vida urbana e do progresso, em detrimento do interior do Brasil, formulando um conceito de nação centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira.

Questão 28

Canção amiga

Eu preparo uma canção,
em que minha mãe se reconheça
todas as mães se reconheçam
e que fale como dois olhos.
[...]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

ANDRADE, C. D. Novos poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948 (fragmento).

A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor com o objetivo principal de

transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.

envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.

realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.

destacar o processo de construção de seu poema, ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta.

manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.

Questão 29

Isto

Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.

Sentir? Sinta quem lê!

PESSOA, F. Poemas escolhidos. São Paulo: Globo, 1997.

Fernando Pessoa é um dos poetas mais extraordinários do século XX. Sua obsessão pelo fazer poético não encontrou limites. Pessoa viveu mais no plano criativo do que no plano concreto, e criar foi a grande finalidade de sua vida. Poeta da "Geração Orfeu", assumiu uma atitude irreverente.

Com base no texto e na temática do poema Isto, conclui-se que o autor

revela seu conflito emotivo em relação ao processo de escritura do texto.

considera fundamental para a poesia a influência dos fetos sociais.

associa o modo de composição do poema ao estado de alma do poeta.

apresenta a concepção do Romantismo quanto à expressão da voz do poeta.

separa os sentimentos do poeta da voz que fala no texto, ou seja, do eu lírico.

Questão 30

As imagens seguintes fazem parte de uma campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo. Simulado Enem 2009 - Questão 30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Disponível em: http://www.cafesemfumo.blogspot.com. Acesso em: 10 abr. 2009 (adaptado).

O emprego dos recursos verbais e não-verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas

evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.

indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.

apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infantil.

mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório.

indicar que os que mais sofrem as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem o uso direto do cigarro.


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Atualmente é consultor independente de educação, focado em carreiras e mercado de trabalho e colaborador ativo no Guia da Carreira.
 
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