Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Conheça o curso de TI a distância e veja onde estudar

26 de abril de 2019
Conheça o curso de TI a distância e veja onde estudar
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Quem gosta da área de Tecnologia da Informação não pode reclamar: no Brasil existem vários cursos superiores diferentes, e bastante eficazes, para quem quer estudar a distância.

Tem graduação para quem quer atuar como analista de sistemas, desenvolver aplicativos, criar jogos digitais, lidar com estrutura de redes e até para quem quer criar computadores do nada!

Tudo isso com a vantagem de poder estudar a distância, de forma flexível e adequada à rotina de cada um.

Quer saber mais? Conheça a seguir o curso de TI a distância e veja onde estudar!

O curso de TI a distância

Existem diversos cursos na área da Tecnologia da Informação que você pode escolher para fazer a distância. Veja alguns deles:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Banco de Dados
  • Ciências da Computação
  • Defesa Cibernética
  • Desenvolvimento de Sistemas de Software
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Comunicações
  • Engenharia de Software
  • Informática em Saúde
  • Internet das Coisas
  • Jogos Digitais
  • Redes de Computadores
  • Segurança da Informação
  • Sistema de Informação
  • Sistemas de Computação
  • Sistemas de Informação
  • Sistemas para Internet
  • Tecnologia da Informação

A área comporta basicamente dois tipos de cursos superiores:

  • Os bacharelados, que são cursos com formação mais abrangente e permitem um leque maior de atuação no mercado ? como é o caso de Engenharia de Software, Engenharia de Computação, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Aqui a duração varia de quatro a cinco anos, dependendo da graduação.
  • Os superiores de tecnologia têm uma formação mais focada, pautada pelas necessidades do mercado. A vantagem, além da grande aceitação em empresas de todos os portes, é o tempo de formação, que varia de dois a três anos apenas.

Independentemente de ser bacharelado ou tecnólogo, todos os cursos que listamos acima são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e rendem um diploma válido no mercado de trabalho. Isso quer dizer que você pode tentar vagas na área de TI, prestar concursos públicos de nível superior ou mesmo investir em uma pós-graduação.

Os cursos podem ser feitos quase inteiramente de casa, com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem preparado especialmente para apresentar as disciplinas e os conteúdos de forma interativa. Há encontros pontuais para apresentação de trabalhos e realização de provas.

A exceção são aqueles cursos que demandam mais atividades em laboratório (como os de Engenharia). Nesse caso, as aulas ocorrem semanalmente ou quinzenalmente nos polos de apoio fornecidos pelas faculdades. Esse formato é conhecido como semipresencial. No restante do tempo, as aulas são online.

Em ambos os casos, os alunos contam com apoio total de professores e tutores durante todo o processo.

Como conseguir bolsas para fazer cursos de TI a distância

Quer fazer um curso de TI a distância pagando menos? Então a saída mais lógica é tentar uma bolsa de estudos. Existem diversos caminhos para conseguir a sua. Veja qual é o mais adequado para você:

  • Bolsas pela internet: por meio de sites parceiros das faculdades, você pode conseguir uma bolsa de estudos quase instantaneamente. Basta pesquisar as opções disponíveis para o curso que você quer, escolher uma unidade onde estudar, se inscrever e garantir o desconto, que pode chegar até 75% em cima do valor da mensalidade. É só isso. Não precisava ter feito o Enem ou passar por vestibular, comprovar renda, nada.
  • Bolsas das próprias faculdades: se você fez o vestibular local da faculdade e se deu bem nas provas, há grande chances de você conseguir uma bolsa parcial para fazer seu curso de TI. Se tiver tirado uma boa nota no Enem, também. Se vier transferido de outra faculdade ou estiver fazendo uma segunda graduação, idem. Existem diversas maneiras de conseguir bolsa pelas próprias faculdades, só que cada instituição tem seu mecanismo. É preciso entrar no site e se informar sobre as promoções disponíveis.
  • Bolsa do ProUni: o programa do Governo Federal concede bolsas de estudos para quem quer fazer um curso presencial ou a distância em uma faculdade particular de qualidade. Só que o caminho aqui é um pouco mais trabalhoso. Primeiro o interessado precisa ter feito obrigatoriamente o Enem mais recente e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Depois, deve atender aos critérios socioeconômicas exigidos pelo MEC. Na sequência, passa por uma seleção bastante concorrida e, se estiver entre os inscritos com as melhores notas, ganha a bolsa. São duas seleções por ano, no início dois semestres letivos. Sempre tem bolsa do ProUni para cursos a distância na área de TI.

Onde fazer um curso de TI a distância

No Brasil, os cursos a distância na área de Tecnologia da Informação podem ser encontrados com facilidade por todo Brasil.

Como a oferta é grande, a gente recomenda que você sempre observar se a faculdade é reconhecida pelo MEC e recebeu uma boa avaliação geral ? o que é uma boa garantia de que você terá um diploma de nível superior valorizado no mercado de trabalho.

Para quem ainda está fazendo pesquisas, a gente tem algumas sugestões de faculdades de qualidade que oferecem cursos de TI e a distância em praticamente todo Brasil:

Veja também:

Quanto ganha um profissional de TI?

Qual curso na área da Tecnologia da Informação seria a sua escolha número um? Conte para a gente nos comentários!

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.