Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Ecologia

25 de junho de 2015
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Ecologia

A Ecologia é uma área em evidência. Trata-se de uma carreira cada vez mais relevante, pois envolve conhecimentos fundamentais para preservar o ambiente em que vivemos e descobrir formas de minimizar ou evitar impactos causados pelas ações do homem na natureza.

A preocupação maior com questões ecológicas e de sustentabilidade, bem como leis nacionais e internacionais mais rigorosas, faz com que o profissional da Ecologia seja procurado por empresas de vários segmentos, desde pousadas até construtoras, passando por organizações não governamentais e o setor público.

Conheça alguns dos principais campos de atuação para os profissionais especializados em Ecologia e veja onde estudar para ingressar nesta carreira!

Campos de atuação da Ecologia

São muitos os campos de atuação que um profissional da Ecologia pode seguir. Entre os principais, citamos:

1. Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais

Toda ação do homem gera um impacto no meio ambiente. Antes de realizar qualquer tipo de atividade que possa causar um desequilíbrio ambiental, é preciso realizar um estudo com o objetivo de identificar os possíveis impactos naquele ecossistema ou região.

É comum pensarmos que somente grandes indústrias ou obras causam impactos significativos no meio ambiente, mas a verdade é que mesmo uma obra simples como a construção de uma casa pode causar um desequilíbrio na natureza.

Quase todo projeto de construção civil, obras de infraestrutura ou do agronegócio necessita deste tipo de avaliação de risco.

2. Recuperação e Manejo de Ecossistemas

Mesmo com um bom planejamento e estudos de impactos ambientais, a degradação de certos ambientes é inevitável, e por isso é fundamental investir na recuperação desses locais. Infelizmente, muitas áreas ecológicas são degradadas devido a explorações clandestinas. Quando isso acontece, a destruição é ainda maior, devido à falta de controle sobre os processos de exploração.

Tratando de recuperação, a Ecologia implanta e fiscaliza projetos ligados à recuperação dos ambientes degradados, buscando deixar o ambiente o mais próximo possível de como era antes daquela ação humana.

3. Turismo Ecológico

O turismo ecológico, ou ecoturismo, tem por objetivo realizar atividades turísticas de forma sustentável, incentivando a conservação de patrimônios ambientais e culturais e fortalecendo a consciência ecológica dos turistas.

Para a realização destas atividades é necessário pesquisar locais apropriados, elaborar roteiros de passeios e orientar equipes de guias turísticos sobre as características ambientais da região.

Há quem considere o turismo ecológico uma atividade prejudicial ao meio ambiente devido ao fluxo de veículos e pessoas. Porém, ecologistas afirmam que é um dos meios de educação ambiental e conscientização ecológica mais eficientes e que esta prática contribui para a preservação dos ecossistemas tanto nos locais de turismo como em outras regiões, pois promove mudanças comportamentais nos turistas.

Como se especializar em Ecologia

Quem deseja seguir carreira em Ecologia encontra duas opções de formação superior e a escolha vai depender do tempo disponível para estudar, da rapidez com que se quer entrar no mercado de trabalho e da área de atuação em que se pretende trabalhar.

Bacharelado

No bacharelado, o estudante tem uma formação generalista, com equilíbrio entre disciplinas teóricas e práticas. São cursos superiores de quatro anos em média que dão uma visão mais ampla da profissão e preparam profissionais para atuação em diversos segmentos da Ecologia.

Quem pretende trabalhar com Ecologia encontra pelo menos três bacharelados diferentes:

  • Ecologia
  • Ecologia e Análise Ambiental
  • Ciências Biológicas ? Ecologia e Biodiversidade

Tecnólogo

O curso tecnológico, ou curso de tecnólogo, é uma formação de nível superior que dura entre 2 e 3 anos. Focada nas necessidades do mercado de trabalho, esta graduação tem mais disciplinas práticas e prepara o estudante para atuar em um ramo mais específico da profissão.

Os cursos tecnológicos na área de Ecologia são:

  • Agroecologia
  • Gestão Ambiental
  • Saneamento Ambiental

Veja algumas das principais universidades credenciadas pelo MEC que oferecem cursos superiores na área de Ecologia:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Curso de Gestão Ambiental

Você se identifica com questões ecológicas? Tem interesse em seguir carreira na área de Ecologia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.