Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Conheça faculdades pra trabalhar no mercado financeiro

26 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Sonha com uma carreira no mundo das finanças? Saiba agora mesmo quais cursos te farão chegar lá!

O mercado financeiro atrai inúmeros profissionais em todo o mundo. A aspiração por altos salários, reconhecimento e funções de responsabilidade são pontos relevantes para quem deseja trabalhar nessa área.

Mas qual a formação necessária para trabalhar no mercado financeiro? Qualquer curso de ciências exatas pode preparar um bom profissional? Descubra qual a melhor opção de faculdade para sua carreira!

Quem trabalha no mercado financeiro?

Para atuar no mercado financeiro é necessário ser um profissional que vá além dos cálculos. O profissional de finanças deve ter pensamento estratégico e capacidade para interpretar e analisar dados, descobrindo e propondo as melhores soluções.

A área pode ser bem burocrática, respeitando leis e passos fiscais. Também é importante saber sobre logística, estatística, gestão de crises e tendências de mercado, cujo trabalho  envolve muitas informações.

Diferentes graduações podem levar o profissional ao mercado financeiro e suas grandes oportunidades, cujo mercado é bastante disputado, com seu segmento de alta demanda e altos salários.

Diante da fase de crise econômica, o mercado segue em árduo trabalho e sempre em busca de bons profissionais, prontos para encarar todos os desafios. Portanto, a preparação acadêmica é essencial para alcançar posições relevantes.

Qual faculdade fazer para trabalhar no mercado financeiro?

As opções são muitas! Mas algumas escolhas podem facilitar a caminhada profissional. A área de Exatas é a primeira opção e ainda assim são muitos cursos. As áreas de Recursos Humanos, Marketing ou Economia também são formações promissoras para alçar voos rumo às funções do mercado financeiro e ainda lhe dar destaque pelo conhecimento diferenciado e complementar da área de atuação. Veja quais faculdades você pode cursar:

Ciências Contábeis

O profissional de contabilidade é responsável por toda a área de contas de uma organização, bem como registro, entradas, saídas, despesas e lucros. Os processos gerenciais de um departamento financeiro também pode ser gerido pelo contador, em casos de compra, venda e investimentos, por exemplo.

Cabe ao contador apontar o melhor caminho fiscal e financeiro à empresa para o bom andamento dos negócios em seus vários movimentos e também juntos aos órgãos fiscalizadores.

Em alguns casos, o contador pode assumir grandes responsabilidades, como na gestão da controladoria de uma empresa, possuindo habilidades como a tomada de decisões e também participação dos conselhos, em caso de empresas de grande porte.

No bacharelado de quatro anos de Ciências Contábeis, o aluno adquire o conhecimento necessário para a realização de auditorias e inventários, processos inevitáveis e essenciais para organizações que buscam manter suas finanças e demais áreas em situação regular.

Administração

Uma das graduações mais procuradas no país, Administração prepara profissionais para a área financeira de uma empresa, mas também para todo setor administrativo, incluindo gestão de pessoas.

O administrador pode trabalhar em diferentes setores em uma organização, em diferentes cargos, mas estará apto a pensar em projetos que otimizem os processos e rotinas da empresa, incluindo questões e desafios relacionados ao setor financeiro.

O curso também tem duração de quatro anos e pode ser encontrado na maioria das instituições de ensino do Brasil.

Economia

Esse é o curso de ciências humanas que, normalmente, acredita-se ser de ciências exatas. A faculdade de Economia prepara profissionais para análise e interpretação de dados e cenários, sejam eles nacionais ou internacionais.

O economista será preparado ao longo da faculdade para apresentar soluções economicamente sustentáveis e exequíveis em uma organização pública ou privada.

Na economia, todos os lados são avaliados para um planejamento e solução. Fatores culturais, políticos, ambientais e tantos outros podem determinar mudanças ou estagnação em um projeto ou negócio; e avaliação é feita pelo economista.

Em quatro anos de bacharelado, o profissional formado em Economia poderá lidar com estatísticas de forma estratégica e trabalhar em diferentes formatos e tamanhos de empresa.

Engenharia de Produção

Muitos cursos de engenharia podem oferecer ótimas oportunidades  para se trabalhar no mercado financeiro, mas é na faculdade de Engenharia de Produção que o aluno se depara com o desafio de alinhar, promover e avançar com a produtividade de uma empresa.

Entendendo e moldando processos, este engenheiro saberá aproveitar da melhor forma todo recurso disponível, seja financeiro ou humano.

Pelo fato de que na maioria das vezes  o profissional de Engenharia de Produção lida diretamente com o capital humano de uma empresa, também é capacitado em gerir pessoas e colaboradores.

Este profissional não atuará apenas em indústrias, mas também em empresas de varejo, finanças e prestadoras de serviço. A graduação é de cinco anos.

Onde estudar e se preparar para o mercado financeiro?

Como já ressaltado, o mundo das finanças é um dos principais alvos de quem cursa graduação. Por isso, as principais faculdades do país já oferecem os cursos mais procurados nas áreas listados acima! Em alguns casos, é possível encontrar até no formato EAD. Incrível, não é?

Veja quais instituições de ensino possuem as graduações que vão te levar ao mercado financeiro com cursos reconhecidos e avaliados pelo MEC:

Agora é só escolher o curso que mais combina com você e onde estudar! Conte nos comentários qual faculdade mais chamou sua atenção.

Acompanhe também:

Ciências Contábeis ou Economia: qual a melhor opção?

Saiba mais sobre o curso de Administração de Empresas

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.