Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

O que se estuda em Medicina: grade curricular e disciplinas

19 de janeiro de 2019
materias medicina
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Atualizado em 31/03/2024

Conhecer as principais matérias de Medicina, saber mais sobre a grade curricular do curso e sobre essa formação é fundamental para quem deseja prestar vestibular ou Enem para essa carreira.

A Medicina é um dos cursos superiores mais procurados do Brasil, apresentando índices elevados de candidato por vaga em todas as regiões do País. É uma faculdade que exige bastante dedicação aos estudos, tanto para ser aprovado no processo seletivo quanto para ganhar o diploma no fim do curso.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!

Existem aquelas pessoas que já sabem desde cedo que querem ser médicos, outras ficam em dúvida sobre qual faculdade escolher até o momento de se inscrever no vestibular. Por isso, o conhecimento é fundamental.

Se você está pensando em fazer um curso de Medicina, confira em detalhes o que se estuda, quais as principais matérias e os temas abordados em cada uma delas. Veja também onde você pode estudar para se destacar nesta carreira!

Como é o curso de medicina?

O curso de Medicina é um dos mais longos entre todas as graduações. Dura em média 6 anos e é dividido em diversas fases, cada uma delas para preparar os futuros médicos para os desafios da profissão.

A grade curricular do curso de Medicina é organizada de forma diferente em cada instituição de ensino. Em alguns casos as disciplinas são agrupadas em módulos que compreendem uma área do conhecimento específica. Em outros, a estrutura do curso é baseada em eixos, ou áreas do saber, que se desenvolvem ao longo do curso.

Independentemente da maneira como cada universidade monta seu currículo, as matérias são praticamente as mesmas e podem ser divididas em três ciclos: básico, clínico e internato.

No vídeo a seguir, você pode ver um pouquinho mais sobre a carreira em Medicina. Ele foi feito pela TV Unesp, televisão digital da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, a UNESP, renomada universidade pública e que oferece o curso de Medicina no campus de Botucatu.

 

Veja também:
+ Medicina Enem: Quantos pontos é preciso para passar?

As fases do curso de medicina:

À medida em que formos apresentar e explicar sobre cada uma dessas fases, você irá também se deparar com algumas matérias de Medicina, mas detalharemos as principais no próximo tópico.

Ciclo Básico

O ciclo básico dura dois anos e contém as disciplinas mais teóricas do curso. São matérias introdutórias nas quais o aluno aprende sobre o funcionamento do corpo humano em seu estado normal, ou seja, sem doenças.

Este ciclo apresenta também algumas disciplinas da área de Humanas, envolvendo um pouco de antropologia, discussões de casos e comportamentos médicos, além de visitas a postos de saúde.

Ciclo Clínico

O ciclo clínico começa a preparar o aluno para lidar com pacientes e dura mais dois anos. Esta etapa de formação faz um estudo aprofundado sobre as doenças, porque elas acontecem, os efeitos que provocam em nosso organismo e como tratá-las.

Internato

O internato é o momento em que o aluno coloca em prática seus conhecimentos. É realizado nos dois últimos anos do curso, depois que o aluno já foi aprovado em todas as disciplinas dos ciclos básico e clínico.

Durante o internato o aluno passa a maior parte do tempo em hospitais, fazendo plantões e escalas em todas as especialidades médicas. A rotina é bem puxada: os internos atendem pacientes, acompanham a evolução de seu quadro clínico, auxiliam cirurgiões, realizam partos e plantões em pronto-socorro.

Após a conclusão do período de internato, o aluno se forma em Medicina e ganha o título de médico generalista.

materias medicina
Imagem de freepik

Principais matérias de Medicina

Agora que você já sabe como funciona essa graduação, é hora de conhecer algumas das principais disciplinas do curso de Medicina e um resumo do que é estudado em cada uma delas. 

1. Anatomia

Essa com certeza é uma das matérias do curso de Medicina que você já deve ter ouvido falar. Essa área estuda as estruturas macroscópicas do nosso corpo (como esqueleto, musculatura, veias e artérias, nervos, órgãos, etc.), sua localização, relações anatômicas e funcionais. Esta disciplina envolve a preparação de peças anatômicas e a dissecação de cadáveres.

2. Biologia Celular e Molecular

Analisa a composição química e estrutural das células, bem como as funções de cada um dos componentes celulares. Estuda o metabolismo de organismos uni e pluricelulares, os processos envolvidos na divisão celular e hereditariedade.

3. Fisiologia

Trata do funcionamento normal do organismo, da integração dos órgãos e demais sistemas do corpo humano. Estuda a morfologia e funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo, endócrino e nervoso, entre outros.

4. Histologia

Diz respeito às estruturas microscópicas dos tecidos e órgãos. Esta disciplina tem o objetivo de identificar as estruturas que compõem os diversos tecidos do corpo humano e estabelecer uma relação com as funções normais dos órgãos.

5. Imunologia

Estuda os mecanismos de defesa próprios do organismo humano, como eles reagem contra vírus e parasitas e como protegem o corpo de doenças. Nesta disciplina também é visto em que circunstâncias o sistema imunológico pode agravar ou mesmo gerar doenças.

6. Patologia

É a área que compreende o estudo das doenças e das alterações que elas provocam no organismo. Estabelece correlações com os sinais, sintomas e achados laboratoriais.

7. Embriologia

Acompanha o desenvolvimento dos organismos desde a fecundação dos gametas até o final do estado embrionário. Estuda as possíveis alterações que possam surgir em cada uma das etapas do desenvolvimento humano durante este período.

8. Oftalmologia

Estuda as patologias que ocorrem no globo ocular, como preveni-las e tratá-las. Faz uma relação destas doenças com alterações que podem ocorrer em outros órgãos e sistemas do corpo humano.

9. Farmacologia

Analisa as propriedades e a composição química dos medicamentos. Esta disciplina tem o objetivo de orientar o futuro médico quanto às indicações, contraindicações e toxicidade de remédios, como utilizá-los no tratamento de doenças e como eles podem reagir quando combinados com outros medicamentos.

10. Traumatologia e Ortopedia

Aborda temas como: fratura dos membros, coluna e quadril, processos infecciosos, métodos de tratamento, deformidade e síndromes da coluna, afecções inflamatórias e degenerativas, entre outros.

Leia também: + Conheça as diferentes áreas da Medicina e veja onde estudar

materias medicina
Imagem de Freepik

Qual a nota para passar em Medicina?

O curso de medicina é um dos mais concorridos do país, independentemente se é na universidade pública, seja ela estadual ou federal, ou particular. Portanto, se você almeja cursar essa graduação em uma instituição pública de ensino, é necessário se dedicar bastante.

Por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é preciso ter feito pelo menos 766 pontos na prova. Em universidades estaduais, as notas de corte também costumam ser elevadas, correspondendo entre 75% a 80% dos acertos em uma prova de vestibular.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela Revista Quero Bolsa, a menor nota de corte para Medicina no Enem 2023 foi de 766,70 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Já a maior pontuação foi de 918,34 pontos, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Quanto custa fazer um curso de Medicina

Para fazer medicina em uma faculdade particular também não é nada fácil! Até mesmo as instituições privadas possuem concorrência altíssima de candidatos por vaga. Além disso, uma mensalidade pode custar entre 5 mil reais e 12 mil reais.

Mas a boa notícia é que existem algumas alternativas para baratear esse custo: bolsas de estudo e programas do governo.

O governo federal possui dois programas que ajudam estudantes de baixa renda a conquistarem um diploma de ensino superior, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em que, como o próprio nome já diz, os alunos financiam a faculdade, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo de 50% e 100% para a graduação.

Confira: + Conheça os cursos de Medicina mais baratos do Brasil

+ Qual a diferença entre Sisu, ProUni e Fies? Entenda

Quanto ganha um profissional de Medicina?

O profissional de Medicina não conta com um salário mínimo profissional válido em todo o território nacional. A Lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, estabelece que o médico deve ganhar três salários mínimos para uma jornada de 20 horas semanais.

O Projeto de Lei1365/2022 que está em tramitação na Câmara dos Deputados, tenta estabelecer um piso salarial de R$ 10.991,19 para os médicos, acrescidos de hora-extra e trabalho noturno.

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) recomenda um salário ainda mais alto: R$ 17.742,78 por 20 horas semanais de trabalho. 

Onde estudar Medicina?

Existem diversos cursos de Medicina em todas as regiões do Brasil. Selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação) onde você vai encontrar o curso de Medicina ou de áreas correlatas. Todas elas participam do ProUni e do Fies, além de terem suas próprias iniciativas de bolsas, descontos, convênios e financiamento das mensalidades.

Saiba mais: + Melhores faculdades de Medicina, segundo o Guia da Faculdade

+ Medicina da Estácio: Descubra tudo sobre o curso

+ Biomedicina e Medicina: quais as diferenças?

E aí, pensa em fazer uma faculdade de Medicina? Gostou de saber o que se estuda nesta graduação? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.