Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

O que se estuda em Pedagogia?

22 de janeiro de 2019
Pedagogia
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira
A Pedagogia forma profissionais que trabalham com educação e aprendizagem. Existem duas principais áreas de atuação para pedagogos: o magistério e a administração escolar. Quem escolhe o magistério pode dar aulas para a educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. No campo da administração, este profissional pode gerenciar instituições de ensino, coordenar trabalhos pedagógicos, orientar professores e alunos. A faculdade de Pedagogia prepara o estudante para lidar com diversas situações de aprendizagem em escolas ou em ambientes como hospitais, presídios, locais de trabalho, etc. Mas afinal, o que se estuda no curso de Pedagogia? Quais as principais matérias e os conceitos abordados? Conheça em detalhes como é a grade curricular da faculdade de Pedagogia e saiba onde estudar para se destacar nesta área. Veja também: + Pedagogia: O que faz, áreas de atuação e salário!

O currículo do curso de Pedagogia

A Pedagogia tem como objeto de estudo a educação e busca melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Por este motivo,sua matriz curricular apresenta muitas disciplinas sobre os métodos e sistemas pedagógicos, como as crianças aprendem e assimilam os conteúdos e o papel do professor neste processo. As matérias do curso são essencialmente teóricas e exigem bastante leitura e dedicação aos estudos. Elas podem ser divididas em algumas áreas. Confira o que se estuda em cada uma delas: Estrutura e Organização do Sistema Educacional Abrange conhecimentos sobre as leis e normas da organização escolar brasileira. O enfoque está na educação básica, seu funcionamento, políticas de gestão, tipos de financiamento e sistema de avaliação educacional. Psicologia da Educação Estuda as contribuições da psicologia no campo da educação, principalmente os processos de aprendizagem nos diferentes ciclos da vida: infância, adolescência e idade adulta. Faz a relação entre as teorias de aprendizagem e a aplicação prática destas concepções na educação. Sociologia da Educação Discute a relação entre sociedade e educação, como acontecem as transformações escolares, a formação dos indivíduos e dos grupos sociais. As disciplinas desta área promovem debates sobre as doutrinas pedagógicas no contexto social do aluno, como é a vivência do estudante no ambiente escolar e qual o papel dos professores na educação das sociedades contemporâneas. Gestão da Educação Refere-se à administração dos sistemas educacionais e instituições escolares. Aborda temas como políticas educacionais, princípios de gestão escolar, coordenação de trabalhos pedagógicos e modelos de organização de escolas públicas e privadas. Didática A didática trata de técnicas de ensino, de como planejar uma aula e relacionar o conteúdo a ser explicado levando em consideração o cotidiano e a realidade do aluno. As disciplinas desta área abordam conteúdos como planejamento, metodologias de ensino e de avaliação. O objetivo é capacitar o futuro professor a elaborar planos de aula, selecionar e organizar os conteúdos a serem explicados e criar formas de avaliar o aprendizado. Alfabetização e Letramento As disciplinas desta área trazem os conceitos de alfabetização e letramento e os principais métodos de ensino da língua escrita. Estuda como a oralidade, a leitura e a escrita contribuem para o aprendizado do aluno. Ensino das Matérias da Educação Básica Trata-se das práticas de ensino de cada uma das matérias que são vistas na educação básica e nos primeiros anos do ensino fundamental. São elas:
  • Matemática
  • Língua Portuguesa
  • Ciências Naturais
  • História
  • Geografia
O enfoque das disciplinas desta área está nas diferentes metodologias de ensino das matérias, suas características e como se dá o processo de aprendizagem em cada uma delas. Literatura Infantil Estuda os conceitos de literatura e da formação do leitor. Discute a importância deste tema no desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Aborda também técnicas e metodologias para inserir a leitura e a literatura na educação infantil. Filosofia da Educação Desenvolve o espírito crítico e investigador do futuro professor através de reflexões filosóficas na área da educação. Tem o objetivo de explorar as correntes filosóficas que fundamentam as tendências pedagógicas. Técnicas de Avaliação da Aprendizagem Aborda os conceitos, fundamentos e finalidades da avaliação da aprendizagem do aluno. Discute sobre o papel do professor na avaliação escolar, os métodos de verificação de rendimento na escola e a avaliação por competências.

Onde estudar Pedagogia

Existem inúmeros cursos de Pedagogia em todas as regiões do país e é possível cursar esta graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância. Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Pedagogia: Além de serem reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, as faculdades acima trabalham com programas como ProUni e FIES, bolsas de estudos, financiamentos sem burocracia, descontos e convênios. Veja também: Quanto ganha um pedagogo? Você pensa em fazer uma faculdade de Pedagogia? Conte para a gente aqui nos comentários!
Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

Por Guia da Carreira em 31/10/2016

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.