Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Curso Técnico

Profissões de nível técnico em alta para 2023

28 de setembro de 2022
profissões de nível técnico em alta 2023
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

O curso técnico é uma alternativa muito procurada por quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Isso porque entre 1 ano e meio a 2 anos já é possível obter o certificado de conclusão e iniciar então a carreira profissional.

Uma das vantagens é que é possível fazer o curso durante o ensino médio, então se você deseja trabalhar e estudar com certeza está no caminho certo. Mas é claro que quem já concluiu os estudos também pode ingressar no técnico para se qualificar.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você se encaixa em um desses perfis é bom ficar de olho nas tendências do mercado de trabalho para se qualificar e preparar melhor para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Mas fique tranquilo que o Guia da Carreira te ajuda!

Confira, a seguir, as profissões de nível técnico que estarão em alta em 2023, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Profissões de nível técnico em alta para 2023

Técnicos em mecânica veicular

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), esses profissionais são responsáveis por “realizar ensaios e testes e montar componentes na fabricação e manutenção veicular automobilística de acordo com normas de qualidade e de segurança do trabalho”.

Além disso, esses profissionais podem prestar assessoria a equipes internas e externas. Para ter o certificado e trabalhar na área o estudante precisa fazer o Curso Técnico em Manutenção Automotiva.

Profissionais de planejamento, programação e controles logísticos

O Curso Técnico em Logística prepara os profissionais de planejamento, programação e controles logísticos para lidar com processo de compra, recebimento e distribuição de serviços.

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, esses profissionais também realizam procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos.

Montadores de sistemas e estruturas de aeronaves

Diversas são as funções e atribuições dos montadores de sistemas e estruturas de aeronaves. De acordo com a CBO, eles são responsáveis por:

  • Montar sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos;
  • Ler e interpretar documentação técnica.
  • Fabricar componentes de estruturas das aeronaves.
  • Instalar sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos, sistemas hidráulicos, de trens de pouso, de comando de vôo, de combustível, de oxigênio, pneumáticos, de ar condicionado e de pressurização, sistemas moto-propulsores e unidades auxiliares de partida, sistemas de hélice, rotor e instrumentos de controle de aeronaves.
  • Ensaiar sistemas, motores e componentes.
  • Trabalhar comprometidos com a segurança de voo e de pessoas.

Para seguir essa profissão é possível fazer o Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula, em Manutenção de Aeronaves em Grupo Motopropulsor ou em Estrutura e Pintura de Aeronaves.

Técnicos em eletromecânica

O Curso Técnicos em Eletromecânica prepara os profissionais para trabalhar em indústrias com linhas de produção automatizadas,
aeroespaciais, automobilística, metalomecânica de plástico e também em laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção.

Segundo a CBO, as funções desse profissional podem ser definidas em:

  • Planejar, executar e participar da elaboração de projetos eletromecânicos de máquinas, equipamentos e instalações;
  • Usinar peças e interpretam esquemas de montagem e desenhos técnicos. Montam máquinas;
  • Fazer entrega técnica e realizam manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações.;
  • Coordenar e liderar equipes de trabalho, quando necessário

Técnicos mecânicos na manutenção de máquinas, sistemas e instrumentos

Esses profissionais são responsáveis por planeja e controlar atividades relativas à manutenção mecânica, executando-as e participando da elaboração de projetos, seguindo normas técnicas, de qualidade, de preservação ambiental, de saúde e segurança no trabalho, procedimentos legais e objetivos da empresa.

Para trabalhar na área é necessário fazer o Curso Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais.

Desenhistas projetistas da eletrônica

Para trabalhar nessa área é necessário fazer o Curso Técnico em Eletroeletrônica, que podem atuar em empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas
eletroeletrônicos.

Leia mais: + Saiba qual é o salário de um profissional com curso técnico

+ Qual o curso técnico que mais emprega?

Diferença entre curso técnico e tecnólogo

Ambos possuem uma duração mais curta, de até 2 anos, porém o curso tecnólogo é considerado uma graduação, ou seja, ao concluir o estudante terá um diploma de ensino superior.

Uma das principais diferenças é que para um fazer um curso tecnólogo é obrigatório ter um diploma de conclusão do ensino médio, adquirido tanto no ensino regular quanto pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Como você viu, não é obrigatório ter concluído o ensino médio para fazer um técnico, sendo possível até fazer os dois paralelamente. Após concluir o tecnólogo é possível ingressar em uma pós-graduação, já ao fim do técnico, em um curso superior.

Ter uma graduação no diploma possibilita ganhar salários mais altos. Porém tudo isso depende do que você deseja no momento, o mais importante é se qualificar e se manter atualizado com as tendências.

Onde fazer um curso técnico?

Quer melhorar o seu currículo e ingressar no mercado de trabalho com o certificado de técnico? Opte por instituições que são autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para que o seu diploma seja reconhecido nas empresas e outras instituições.

Algumas instituições parceiras do Guia da Carreira se enquadram nesse perfil e ainda ofertam bolsas de estudo para cursos técnicos presenciais ou a distância, para quem deseja ter mais flexibilidade nos estudos. São elas:

  • Escola Politécnica Brasileira
  • Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET)
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)
  • Faculdade de Ensino Superior Pelegrino Cipriani (Faspec)

E se você pretende fazer uma graduação, seja um curso tecnólogo, bacharelado ou licenciatura, saiba que também é possível encontrar descontos especiais em algumas universidades. Confira e conheça todas as ofertas disponíveis:

Saiba mais: + Veja a diferença entre bacharelado, tecnólogo e licenciatura

+ Conheça quais são os cursos tecnólogos mais valorizados

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.