Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Como trabalhar com livros? Conheça 13 profissões na área

10 de abril de 2024
Um homem preto sentado, usando o notebook. Ao lado dele, um homem branco olhando para o notebook também.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Sua paixão pela leitura pode se tornar uma profissão. Existem algumas profissões interessantes para quem quer trabalhar com livros, desde editores e livreiros até bibliotecários e críticos literários. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Para quem busca seguir um caminho profissional dentro desta área é importante, não só gostar da literatura, mas também buscar formações e experiências relevantes na área.

Isso porque trabalhar com livros exige uma compreensão profunda não apenas do conteúdo dos livros, mas também das práticas editoriais, do mercado editorial, da gestão de bibliotecas e do contexto literário mais amplo. 

Neste artigo, você vai conhecer algumas das profissões relacionadas a área, além das formações que podem contribuir para que você possa trabalhar com livros!

+ Conheça a história de Machado de Assis e seus 3 principais livros

Quais profissões trabalham com livros?

Trabalhar com livros é uma carreira sonhada por muitos, especialmente por aqueles que têm paixão pela leitura, escrita, por arte e histórias. 

Há diferentes profissões na área, desde a concepção da obra até chegar às mãos dos leitores, e muitas dependem de cursos de graduação. Conheça algumas delas:

1. Escritor/Autor

São os criadores do conteúdo dos livros. Eles podem trabalhar em diversos gêneros, incluindo ficção, não ficção, poesia, guias práticos, e mais. Sua habilidade principal é a capacidade de transmitir ideias, histórias ou conhecimentos de maneira clara e envolvente.

+ Veja como se tornar um escritor e saiba mais sobre essa carreira

2. Editor de Texto

Trabalham de perto com os autores para revisar, editar e aprimorar o manuscrito. Eles focam em melhorar a fluidez, coerência, gramática e estilo do texto para garantir que o produto final seja de alta qualidade.

+ Conheça a carreira de Editor de Texto

3. Designer Gráfico/Designer de Capas

São responsáveis pelo design e pela aparência visual do livro, o que inclui a capa e a disposição interna do texto e imagens. Uma capa atraente é crucial para chamar a atenção do leitor.

+ Designer Gráfico: o que faz, como se tornar um e onde estudar

4. Ilustrador

Cria imagens e desenhos que complementam o texto, especialmente em livros infantis, livros didáticos e outras obras que se beneficiam de ilustrações para transmitir ideias ou histórias.

+ Confira 6 carreiras para quem gosta de desenhar

5. Agente Literário

Atua como intermediário entre os autores e as editoras. Eles ajudam a vender o manuscrito para uma editora, negociar contratos e gerenciar os direitos autorais, além de orientar a carreira do autor.

6. Revisor de Texto

O profissional se especializa na correção de erros de ortografia, gramática e pontuação. Eles são a última linha de defesa para garantir que o texto esteja livre de erros antes da publicação.

+ O que é ser revisor?

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

7. Gerente de Produção Editorial

Supervisiona o processo de produção do livro, desde a edição inicial até a impressão e distribuição. Eles gerenciam prazos, orçamentos e coordenam o trabalho entre diferentes departamentos (como design, impressão e marketing).

+ Conheça a profissão Produção Editorial

8. Impressor

Trabalha na impressão física do livro, garantindo que a qualidade do material impresso atenda aos padrões da editora e do mercado.

9. Distribuidor de Livros

Responsável por garantir que os livros cheguem às livrarias, bibliotecas e consumidores. Isso pode incluir a logística de armazenamento, transporte e gestão de estoque.

10. Livreiro

Trabalha na venda de livros para o público, seja em lojas físicas ou online. Eles recomendam livros, gerenciam estoques e organizam eventos como lançamentos de livros e sessões de autógrafos.

11. Bibliotecário

Trabalha em bibliotecas organizando, catalogando e disponibilizando livros e recursos para o público. Eles também ajudam os usuários a encontrar informações e realizar pesquisas.

12. Crítico Literário

Escreve análises e críticas de livros para jornais, revistas ou plataformas online. Eles avaliam a qualidade, o significado e o impacto dos livros, influenciando potencialmente a sua recepção pelo público.

13. Tradutor

Converte o texto de um livro de um idioma para outro, mantendo o tom, estilo e significado originais. Isso permite que os livros alcancem um público mais amplo em diferentes países e culturas.

+ Conheça a profissão Tradutor e interprete e o que estudar

O que fazer para trabalhar com livros?

Para ingressar na área, além de conhecer as profissões, é importante saber o caminho para chegar até lá. Quem deseja trabalhar com livros pode e deve investir em educação e habilidades específicas, muitas das quais podem ser adquiridas ou aprimoradas através de programas de graduação adequados. 

O primeiro passo é identificar qual aspecto do trabalho com livros mais te interessa. Seja escrevendo, editando, ilustrando, vendendo, ou cuidando de sua conservação e catalogação, cada área requer um conjunto específico de habilidades e conhecimentos.

Depois, claro, é investir em educação formal. Dependendo do seu interesse, diferentes graduações ou especializações podem ser mais adequadas. Aqui estão algumas sugestões:

Letras

Ideal para futuros escritores, editores e revisores, o curso de Letras foca no estudo da língua, literatura, e teorias da comunicação. Ele oferece uma base sólida em gramática, estilística e crítica literária. 

Você também pode fazer o curso com ênfase em literatura, o que pode te preparar ainda mais para trabalhar com livros.

Jornalismo

Para aqueles interessados em crítica literária e reportagem sobre o mercado de livros, o curso de Jornalismo ensina as técnicas de escrita, pesquisa e análise necessárias para se comunicar com o público.

Editoração ou Publicação

Alguns países e universidades oferecem cursos específicos em editoração, que preparam os alunos para o mundo da publicação de livros, ensinando sobre o processo editorial, design gráfico, marketing e vendas.

Artes Visuais

Para ilustradores de livros, um diploma em Artes Visuais pode ser o caminho, pois oferece formação em desenho, pintura, e outras mídias visuais, além de teorias da arte que podem enriquecer o trabalho criativo.

Biblioteconomia e Ciência da Informação

Essa formação é essencial para aqueles que desejam trabalhar em bibliotecas, este curso ensina sobre a organização, gestão e disseminação de informações e recursos literários.

+ Biblioteconomia: curso, carreira e onde estudar

Tradução e Interpretação

Para tradutores de livros, cursos nesta área fornecem as habilidades linguísticas e culturais necessárias para traduzir textos de forma precisa e sensível. Também é uma forma de trabalhar com livros.

+ Saiba tudo sobre fazer um curso de tradutor e intérprete

Parte desses cursos existem tanto na modalidade de graduação e pós-graduação. Muitas universidades oferecem as formações, inclusive, com bolsas de até 80% nas mensalidades. Conheça algumas:

Além da graduação, buscar experiência prática através de estágios, trabalhos freelancers, ou projetos pessoais pode ser um caminho interessante para abrir portas e, claro, fazer networking.

+ Leia também!
Descubra quais são os melhores cursos para quem gosta de ler
10 profissões para quem gosta de ler

Os mais lidos
Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.