Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Guia das Profissões

Saiba tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda

22 de janeiro de 2019
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Publicidade, do latim “publicus” (público), é o ato de divulgar informações ou ideias ao público. Esta técnica de comunicação de massa tem como objetivo principal fornecer detalhes sobre produtos ou serviços para fins comerciais, visando influenciar o comportamento do mercado e dos consumidores.

Publicidade e propaganda

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?

Duração

A duração do curso de Publicidade e Propaganda geralmente é de quatro anos. Este período de estudo é típico para a maioria dos programas de bacharelado no Brasil, incluindo a área de Comunicação Social, na qual Publicidade e Propaganda está categorizada​​​​​​​​​​.

Valor do curso

Com mensalidade a partir de R$50,00, o Guia da Carreira oferece bolsas diversas bolsas de estudo para o curso de Publicidade e Propaganda.

Grade Curricular

  • Aplicativos Gráficos
  • Ciência Política
  • Comportamento do Consumidor
  • Comunicação Digital
  • Comunicação Integrada
  • Criatividade e Inovação
  • Design em Publicidade
  • Direção de Arte
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • Estágio Supervisionado
  • Estética em Comunicação
  • Fotografia Publicitária
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão e Atendimento Publicitário
  • Gestão Organizacional
  • Introdução à Comunicação e Publicidade
  • Laboratório de Pesquisa
  • Laboratório em Comunicação Audiovisual
  • Leitura e Produção de Texto
  • Linguagens da Comunicação
  • Marketing Político
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Optativa 1
  • Optativa 2
  • Planejamento de Mídia
  • Produção em Aúdio
  • Produção Gráfica
  • Redação Publicitária
  • Sociologia
  • Teorias da Comunicação
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Tratamento de Imagens
  • Tópicos Avançados
  • Ética e Legislação Publicitária

O que o aluno aprende no curso:

No curso de Publicidade e Propaganda, os alunos aprendem uma variedade de habilidades e conhecimentos essenciais para a carreira na indústria da comunicação e do marketing. Algumas das áreas principais de estudo incluem:

  1. Teoria da Comunicação: Estudo histórico e crítico sobre a evolução da comunicação e suas principais redes globais.
  2. Fotografia Publicitária: Técnicas e práticas de fotografia voltadas para a publicidade.
  3. Introdução à Mídia: Fundamentos dos diferentes meios de comunicação como veículos de publicidade.
  4. Pesquisa de Mercado: Métodos de elaboração, coleta e análise de pesquisas de mercado.
  5. Redação Publicitária: Desenvolvimento de habilidades para escrever textos publicitários eficazes.
  6. Direção de Arte: Criação visual e estética de peças publicitárias.
  7. Produção Gráfica, Sonora e Audiovisual: Produção de conteúdo publicitário para diferentes mídias.
  8. Marketing e Gestão de Marcas: Estratégias de posicionamento e gerenciamento de marcas no mercado.
  9. Comunicação Política e Institucional: Desenvolvimento de campanhas para governos e organizações.
  10. Comportamento do Consumidor: Estudo sobre as motivações e comportamentos dos consumidores.

Mercado de Trabalho para publicitários

  1. Agências de Publicidade: Trabalho em diferentes departamentos, como criação, planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.
  2. Empresas Privadas: Atuação em departamentos de marketing e vendas, definindo estratégias de comunicação e colaborando com agências de publicidade.
  3. Produção de Conteúdo: Trabalho em produtoras de vídeo, áudio e internet, estúdios de fotografia, e gráficas.
  4. Consultoria: Prestação de serviços como consultor independente para definição de estratégias de marca.
  5. Setor Público e ONGs: Desenvolvimento de campanhas educativas, promocionais ou de conscientização.
  6. Mídias Sociais e Marketing Digital: Atuação crescente devido à expansão da internet e das redes sociais, exigindo adaptação e inovação nas estratégias de comunicação.
  7. Educação e Pesquisa: Atuação como professor ou pesquisador em instituições de ensino superior.

Onde estudar Publicidade e Propaganda

Existem mais de 200 universidades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda em todo o País, sendo que a maioria é de faculdades privadas.

Tantas opções assim podem mais atrapalhar do que ajudar na hora de escolher onde fazer o curso de Publicidade e Propaganda. É por isso que a gente já fez uma triagem para você, separando boas instituições de ensino que contam com o reconhecimento e a boa avaliação do Ministério da Educação (MEC)

Confira algumas boas faculdades de Publicidade e Propaganda reconhecidas pelo MEC:

Veja também:

Quanto ganha um publicitário?

Você pretende seguir a carreira de Publicidade e Propaganda? Conte para a gente nos comentários!

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.