Fique por dentro das principais áreas de atuação do biomédico e saiba onde cursar Biomedicina presencialmente ou a distância.
Você já deve saber o que faz o Biomédico, certo? Só para relembrar, esse profissional identifica, classifica e estuda microrganismos causadores de doenças.
Ele também desenvolve medicamentos e vacinas para combater enfermidades, além de poder seguir carreira em mais de 10 áreas de atuação de Biomedicina.
Curioso para saber mais sobre os campos de trabalho desse profissional? Segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), estes são os ramos que o biomédico atua:
Análises Clínicas
Análise Clínica nada mais é do que um exame laboratorial que estuda substâncias para diagnosticar problemas de saúde.
Nesse ramo, o biomédico:
- realiza diversas análises
- assume e executa o processamento de sangue e suas sorologias
- assume e realiza exames pré e pós-transfusionais
- assina laudos de suas análises
- assume a responsabilidade técnica e de assessoria, chefia e direção de atividades de análises clínicas
Análises Ambientais
Nem só de exame de sangue vive o biomédico. Ele também é capacitado para realizar análises físico-químicas e microbiológicas que ajudam a detectar agentes poluentes e a tratar água e esgoto.
Além desses exames, o biomédico pode ocupar a função de responsável técnico em tratamento de água e de efluentes (resíduos oriundos de processos industriais, de esgotos e de redes pluviais).
Análises Bromatológicas
Esta área de atuação de Biomedicina parece complicada, concorda? Mas é só impressão! Nesse ramo, o biomédico realiza exames para verificar a qualidade dos alimentos.
Ele também pode ser o responsável técnico bromatológico de produtos alimentícios e produzir relatórios técnicos, realizar perícias e consultorias e assinar laudos.
Biologia Molecular
Nesta área, conectada com a genética e a bioquímica, o biomédico estuda interações entre diversos sistemas da célula. Ele coleta materiais, analisa-os, interpreta-os, emite e assina laudos e pareceres técnicos.
Genética
Nesta promissora área de atuação de Biomedicina, o biomédico trabalha em diversas pesquisas genéticas ? seja como coordenador ou membro pesquisador.
Ele também faz exames de citogenética humana e genética humana molecular (DNA) e assume a responsabilidade técnica dos exames, produzindo, assinando e encaminhando os laudos.
Reprodução Humana
Isso mesmo: o biomédico também pode ajudar pessoas com dificuldade de ter filhos. Além de poder atuar em embriologia e em banco de sêmen, ele realiza uma série de atividades e exames laboratoriais:
- identificação e classificação oocitária
- processamento e criopreservação seminal
- espermograma
- classificação e criopreservação embrionária
- biópsia embrionária e Hatching
- manipulação de gametas e pré-embriões
Citologia Oncótica
Neste ramo, o biomédico analisa microscopicamente as características celulares do material coletado por raspagem ou punção, para detectar lesões tumorais. Um bom exemplo de exame de citologia oncótica é o exame preventivo de colo do útero ? o papanicolau.
Banco de Sangue
O profissional de Biomedicina também pode atuar em bancos de sangue, como o Hemorio, a Fundação Pró-Sangue de São Paulo e bancos localizados em hospitais.
Neste ramo, o biomédico processa sangue e suas sorologias, faz exames pré e pós-transfusionais e manuseia equipamentos de autotransfusão. Ele também pode ser chefe técnico, assessor ou diretor de:
- unidades transfusionais
- banco de células de cordão umbilical
- banco de células-tronco
- banco de órgãos
- bancos de células para transplantes de medula autólogos e heterólogos
Imagenologia
Aqui, o biomédico trabalha com exames de imagem para diagnosticar problemas de saúde. Ele opera equipamentos, desenvolve novas técnicas e protocolos de estudo e examinação, além de poder trabalhar com informática e radiologia médica.
Dá uma olhada nos exames que ele pode realizar:
- tomografia computadorizada (TC)
- ressonância magnética (RM)
- medicina nuclear (MN)
- radioterapia (RT)
- ultra-sonografia (USG)
Outras áreas de atuação de Biomedicina
O Conselho Regional de Biomedicina de Porto Alegre lista mais algumas áreas em que o biomédico pode seguir carreira. Confira:
- Acupuntura
- Docência e Pesquisa
- Microbiologia dos Alimentos
- Toxicologia (nos ramos Forense, Ambiental, Analítica, Ocupacional e Experimental)
- Perfusão (suporte à cirurgia cardíaca)
- Saúde Pública
- Sanitarista
- Biomedicina Estética
- Informática de Saúde
- Auditoria Biomédica
Onde estudar Biomedicina
A graduação em Biomedicina é um bacharelado que dura cerca de 4 anos e pode ser realizado presencialmente ou a distância.
Na modalidade EAD, é possível cursar Biomedicina nas seguintes faculdades:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
- Centro Universitário Sociesc
- Centro Universitário São Judas Tadeu (CSJT)
- Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)
- Universidade Paranaense (UNIPAR)
- Centro Universitário Ingá
Já na modalidade presencial, a oferta é maior: existem cerca de 460 bacharelados em Biomedicina.
Para ajudar na escolha, listamos algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem o curso de Biomedicina presencialmente.
As instituições abaixo aceitam a nota do Enem, concedem bolsa de estudo de até 100% aos alunos, permitem financiar a graduação usando crédito universitário privado e participam do ProUni e do FIES:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Qual é o salário de Biomedicina?
Conheça a grade curricular do curso de Biomedicina
Agora que você já conhece as áreas de atuação em Biomedicina, deixe seu comentário dizendo por que escolheu essa graduação!