dcsimg

Saiba quais são as áreas de atuação de Medicina Veterinária

Ama os animais e fica de coração partido quando descobre que algum entrou em extinção? Então veja agora tudo sobre  áreas de atuação da Medicina Veterinária!

O médico veterinário pode atuar em clínicas aplicando tratamentos, receitando medicamentos ou realizando cirurgias em animais domésticos e silvestres. Também pode atuar promovendo boa alimentação e cuidando da saúde e reprodução de rebanhos ou, ainda, fiscalizar o desenvolvimento de alimentos de origem animal.

Além disso, é possível trabalhar com a preservação de espécies, para que animais não entrem em extinção.

Como podemos ver, é uma área que oferece muitas opções de carreira. Por isso, vamos mostrar abaixo mais informações sobre as áreas de atuação da Medicina Veterinária. Confira:

Medicina Veterinária: áreas de atuação possíveis para esse profissional

A partir de agora, vamos apresentar os principais caminhos que um médico veterinário pode seguir após concluir a faculdade:

Veterinária clínica: umas das áreas mais tradicionais

A atuação em clínicas e hospitais é uma das áreas mais procuradas dentro da Medicina Veterinária. Quando opta por trabalhar nesse segmento, o médico veterinário faz atendimento de animais domésticos visando à manutenção e à promoção da sua saúde.

Esse profissional é responsável por realizar cirurgias, fazer prescrição de remédios e tratar doenças. Alguns veterinários optam por se especializar em áreas mais específicas, como Ortopedia, Psicologia Animal, Nutrição Animal e Dermatologia.

Agronegócio: uma opção fora dos centros urbanos

No agronegócio, existem muitas atividades e funções que você pode desempenhar. Uma delas é participar da produção de alimentos de origem animal supervisionando a qualidade da carne, de leite e ovos, por exemplo.

Muitas vezes, também é necessário que o médico veterinário cuide desses animais. Ele costuma ser responsável pela promoção da saúde, alimentação e controle de doenças do rebanho.

Fiscalização: essencial para a qualidade dos alimentos

É fundamental que os alimentos de origem animal vendidos em supermercados ou demais estabelecimentos sigam certas normas de conservação, manuseio e de tudo o que mantém sua qualidade.

É aí que entra o médico veterinário. Devido ao seu amplo conhecimento relacionado aos animais e à produção de alimentos como carnes e queijos, ele pode atuar inspecionando as dependências de estabelecimentos que vendem esse tipo de alimento.

Perícia técnica e veterinária esportiva: em prol da saúde dos animais nas competições

Não é novidade que existem muitos eventos e competições em que os animais são as atrações principais. Nesses ambientes, a atuação do médico veterinário se faz necessária de duas formas. Primeiro, ele pode trabalhar na área de perícia, avaliando se cada um dos animais participantes está com a saúde em dia ou se tomaram algum hormônio proibido pela competição.

Já na Veterinária Esportiva, esse profissional cuida dos animais que participam desses eventos. Diferente do perito, ele não tem a função de inspecionar, mas sim de cuidar e tratar desses animais, a fim de evitar doenças, lesões ou demais problemas relacionados à saúde ao longo da competição.

Pesquisa: área fundamental para a conservação de espécies

Quem não se recorda do caso do rinoceronte-branco do norte, que entrou em extinção recentemente? Assim como ele, muitas espécies já desapareceram ou estão entrando em extinção.

Por isso, a atuação do pesquisador é tão importante: ele estuda a fundo sobre as diferentes espécies a fim de compreender, por exemplo, métodos de reprodução. Esse estudo visa combater a extinção de animais que já estão ameaçados. Além disso, ele também deve cuidar da preservação das espécies que ainda não correm risco.

Desenvolvimento de técnicas para melhoramento genético, de alimentação e clonagem são outras áreas de estudo do médico veterinário. Os locais que mais contratam o médico veterinário pesquisador são centros de pesquisas e reservas naturais.

Indústria: segmento que oferece muitas opções de carreira

O médico veterinário que trabalha na indústria é responsável por acompanhar o todo o processo de produção de produtos destinados aos animais. Por exemplo, alimentos, vitaminas, medicamentos, vacinas e rações.

Ele também pode cuidar da parte de comercialização desses produtos.  

Saúde pública: para prevenir e controlar de doenças

Na saúde pública, o médico veterinário deve garantir a prevenção e o controle de zoonoses, ou seja, doenças que acometem os animais e podem contaminar os humanos.

É possível atuar no setor público na vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental ou em laboratórios. Para trabalhar no setor público, é necessário passar no concurso.

Mercado de trabalho

A oferta de cursos de Medicina Veterinária é grande, afinal o mercado de trabalho desse segmento não para de crescer. Para você ter ideia, segundo a Associação Brasileira da indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo.

Mas, lembre-se: você terá bastante concorrência, principalmente se sua ideia for trabalhar em clínicas. O negócio é se reinventar para driblar a concorrência e conquistar uma clientela fiel. Muitos profissionais já atuam com alimentação saudável para animais, cuidados estéticos, hotéis para cachorros, adestramentos, fisioterapia e até planos de saúde.

A indústria de medicamentos para animais e demais produtos veterinários é uma área menos concorrida. Já no agronegócio, o trabalho não para, por isso também é uma área excelente para esse profissional.

Onde estudar Medicina Veterinária

Por se tratar de um segmento que emprega bastante, a oferta de cursos é grande e não será difícil encontrar uma instituição que o ofereça. Só tenha o cuidado de verificar antes da matrícula se a faculdade é reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Para ajudar você, abaixo vamos dar algumas sugestões. Além das faculdades que vamos mostrar serem reconhecidas pelo MEC, elas aceitam o Enem como forma de ingresso e contam com programas próprios de bolsas e descontos em mensalidades. Conheça agora!

Veja também:

Medicina Veterinária: carreira, curso e onde estudar

Quanto ganha um veterinário?

Medicina Veterinária é mesmo uma área muito ampla. Se você optar por esse curso, terá muitas opções legais de carreira para seguir. Agora que você já sabe tudo sobre as áreas de atuação da Medicina Veterinária, comente abaixo qual delas mais chama a sua atenção!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin