Saiba como montar um portfólio digital

Portfólio digital é o seu cartão de visitas. É o meio mais fácil com o qual você pode entregar uma plataforma visual que facilite com que recrutadores e profissionais consigam avaliar preliminarmente o seu trabalho.

> Encontre bolsas de estudo de até 80% para sua carreira.

Montando um portfólio digital consistente, você tem um cartão de visitas que impressiona. Você tem em um único ambiente todas as informações que essas pessoas que te procuram precisam para visualizar suas aptidões e currículo.

Qualquer profissional, de qualquer área, pode fazer um portfólio digital. Existem diversos modelos com os quais você pode trabalhar em cima. Um fotógrafo pode reunir fotos-chave de trabalhos e montar uma plataforma online bem visual e acessível. 

Um jornalista pode criar um site com o qual apresenta seu currículo e possui uma seção de blog, para redirecionar às suas respectivas publicações. Um designer pode começar a mostrar seu talento na própria formatação do portfólio digital.

Se você está com dúvidas sobre como montar um portfólio digital, confira a seguir! Falaremos muito sobre o processo criativo e as principais vantagens competitivas de ter um portfólio bem estruturado.

Para que serve um portfólio digital?

Há aquele velho ditado: “é a primeira impressão que fica”. Muitas vezes um processo seletivo acontece antes mesmo de um contato direto para uma entrevista. Recrutadores analisam os materiais de divulgação que os profissionais disponibilizam para mostrar suas valências e habilidades adquiridas.

Se você tem um ótimo cartão de visitas, a primeira impressão que fica é naturalmente boa. Você já parte do pressuposto que está mostrando seu trabalho antes mesmo de mostrar sua pessoa para um recrutador. Processos de seleção se tornam mais assertivos, tanto para o lado de Recursos Humanos, quanto para o lado de quem está procurando por um emprego.

Um portfólio digital mostra quem você é, o seu currículo e os seus trabalhos. Mais, mostra sua personalidade imprimida ao montar aquele pacote. Transmite um pouco do cuidado que você tem com suas ações e objetivos. 

Pense, voltamos a usar o exemplo do jornalista: você usa um PDF para mandar seu currículo e vários links separados com matérias suas publicadas em diferentes portais de conteúdo. Não seria mais fácil enviar um só ambiente com o qual recrutadores possam visualizar todas essas informações?

portfólio digitalE olha a (falta de) surpresa: não são todas as pessoas que tomam esse cuidado para montar seu portfólio digital. Para integrar quem é, seu repertório e currículo, em uma plataforma harmônica, visual e acessível. Atender a esses requisitos certamente é um diferencial competitivo. 

Se o seu objetivo é acadêmico, você mostra às instituições de ensino os mesmos valores: organização e comprometimento com suas ações e objetivos. Todo repertório que você pode somar em um momento decisivo de um processo seletivo, seja para um mestrado, para um doutorado ou para um MBA, por exemplo, você tem que usar. Tem que investir.

Talvez seja essa clareza na sua apresentação que possa te garantir um emprego ou uma bolsa de estudos. Também é um forte termômetro para visualizar sua trajetória e perceber se a direção seguida está de acordo com suas expectativas profissionais.

Quais são as vantagens de ter um portfólio digital bem estruturado?

Ao construir a seção “para que serve um portfólio digital”, passamos por alguns pontos bem importantes e que compõem talvez três das principais vantagens de ter um material desse pronto e bem estruturado. Confira a seguir:

Ter um cartão de visitas atrativo

A tônica desse texto talvez seja você ter um cartão de visitas atrativo. Ter uma apresentação própria organizada e visualmente chamativa. Mostrar seu trabalho, quem você é e seu currículo em um único lugar, é certamente um facilitador de caminhos. Se antes um cartão entregava os meios pelos quais uma pessoa precisava te achar, hoje você tem como apresentar isso mostrando todas suas valências e repertório adquirido.

Agregar suas valências e trabalhos em um único ambiente acessível

Mostrar suas valências e repertório adquirido em um único ambiente acessível é exatamente a maravilha do portfólio digital. Você não precisa entregar seus arquivos de forma separada. Você tem tudo arquivado em uma plataforma online e disponível para consulta a qualquer momento. É um agregador de quem você é e o que você faz. Não tem só o seu telefone: tem seus feitos, suas passagens profissionais, exemplos de trabalhos entregues. Pacote completo.

Diferencial competitivo

Esse pacote completo é um diferencial competitivo. Para recrutadores, um material desses em mão é ouro para analisar um candidato e ser mais assertivo. Um portfólio digital estruturado mostra muito da personalidade da pessoa e do seu nível de entrega. Como recrutador, você já chega para uma conversa muito mais embasado e não dá tiros no escuro. Logo, enquanto candidato, você está em uma posição mais estratégica diante de concorrentes que não possuem o recurso.

Leia mais: conheça a profissão Produção Multimídia

Passo a passo para montar um portfólio digital

Montamos 4 passos básicos para você começar a esboçar seu portfólio digital. É válido dizer que o trabalho para montar um portfólio digital é constante. Você sempre precisará alimentar, atualizar e aprimorá-lo. Há sempre espaço para melhorias – e você precisa buscar elas. Mas, comece por..

1 – A escolha pelo formato ideal

A escolha pelo formato ideal irá variar dependendo da sua intenção ou área de atuação. Um fotógrafo pode montar um book com suas fotos, que conte uma narrativa e mostre suas valências enquanto comunicador. Ele pode ser entregue em um PDF ou em um arquivo de apresentação. Um UX Designer pode arquitetar seu próprio site, já mostrando suas habilidades na acessibilidade com a qual as pessoas visualizam seus trabalhos e currículo. 

2 – Procure referências e monte o visual conforme sua personalidade

Nunca deixe de procurar referências, elas irão balizar o que está sendo feito pelos profissionais no mercado – e te mostrar os caminhos para o diferencial competitivo. O diferencial sempre está em mostrar sua personalidade nas vias onde ninguém enxergou ainda. Entenda referências e monte o visual do seu portfólio digital conforme os dados coletados e uma estratégia traçada em cima da sua personalidade.

3 – Selecione os seus melhores trabalhos

Portfólio não é depósito. Você é um jornalista e trabalha com hard news. Produz 4 ou 5 notas por dia. A ideia não é colocar cada trabalho seu no portfólio digital. Você precisa selecionar os seus melhores trabalhos, aqueles que enchem os olhos. Os trabalhos que mostrem aos recrutadores que você é capaz de fazer algo grande, algo diversificado, algo de impacto. 

4 – Conte sobre você de forma simples e mostre sua experiência

Se estamos partindo do pressuposto de que o portfólio digital é o seu cartão de visitas, você tem a oportunidade de contar sobre você e mostrar toda sua experiência. Faça isso de forma clara e simples. Ser conciso e assertivo é a forma mais eficaz de prender quem está navegando pelo seu portfólio para tentar te conhecer.

Não deixe de conferir: como responder quais são suas qualidades em uma entrevista de emprego

Melhore seu portfólio digital com uma especialização

A competitividade no mercado de trabalho destaca a importância da qualificação profissional. Para rechear ainda mais o seu portfólio digital, por que não pensar em uma especialização?

Ao fazer sua escolha, a primeira informação que deve verificar é se a faculdade tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o seu curso. 

Essa é a garantia de que você vai obter um diploma de nível superior válido em todo o país, que poderá ser usado para encontrar um emprego na área ou participar de concursos públicos que exijam esse grau de escolaridade.

Fizemos uma seleção com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem especializações. Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do Brasil, todas elas contam com programas de descontos, bolsas e financiamentos facilitados. Confira:

> Não perca a oportunidade de encontrar bolsas de estudo de até 80% para turbinar sua carreira!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin