Entenda como fazer a segunda licenciatura em 1 ano

Para ampliar sua atividade como professor, saiba que é possível fazer uma segunda licenciatura, dentro de um prazo mais curto. 

Em um ano de faculdade, você que é licenciado, por exemplo, em Matemática, poderá fazer Física, ou Química, ou Ciências Biológicas. Se licenciado em Geografia, fazer História, ou Ciências Sociais, ou Letras, etc.  

Você poderá acompanhar, presencialmente ou a distância (EAD), as aulas das disciplinas ofertadas pelas faculdades como segunda licenciatura. 

Se você quer agregar valor ao seu currículo para que sejam abertas muitas portas no campo profissional, saiba aqui como fazer!

O que é a segunda licenciatura em um ano

Criados pelo MEC e, em 2015, regulamentados pelo Conselho Nacional de Educação, os programas de segunda licenciatura vieram para aumentar o número de professores do ensino básico, composto de educação infantil, ensino fundamental obrigatório de nove anos e ensino médio. Se você é licenciado, terá mais facilidade para se graduar noutra matéria.

 A faculdade vai comparar seu currículo com o da disciplina que você deseja cursar. Se a área de conhecimento da licenciatura que você já tem apresentar equivalência com a que pretende, a carga horária da segunda será de 800 horas, correspondentes a um ano letivo.

Assim, se graduado em Matemática, você obterá em um ano a segunda licenciatura, em Física ou Química, pois estas e a primeira estão no ramo das ciências exatas. Por definição, apresentam conhecimentos afins. O mesmo critério se aplica à área de humanas.

Segunda licenciatura em áreas de conhecimento diferentes

A duração de uma segunda licenciatura, em matéria que não esteja classificada na mesma área de conhecimento da primeira, será um pouco maior. 

Por exemplo, se você é licenciado em História e agora quer Química, seu curso duraria 1.200 horas, isto é, um ano e meio.

Ainda assim, ao se fazer a comparação entre as demais graduações (curso tecnológico, primeira licenciatura, bacharelado) e a segunda licenciatura em qualquer área de conhecimento, esta é realizada em menos tempo. 

Você, já tendo a primeira, estará dispensado, na segunda, de rever tudo que for relacionado a pedagogia, ensino, didática. 

Seu objetivo na segunda licenciatura será absorver o conteúdo específico da nova disciplina. O estágio curricular supervisionado, em instituições de ensino, é obrigatório também nesta modalidade, com 300 horas. Se você já está atuando no magistério, o estágio pode ser de 200 horas.

Cursos de segunda licenciatura

Em princípio, são oferecidos em segunda licenciatura todos os cursos de licenciatura. 

A faculdade em que você pretende estudar lhe informará de quais dispõe. Alguns que podem ser encontrados são:

  • Artes Cênicas
  • Artes Visuais
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Sociais
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • Informática
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Música
  • Pedagogia
  • Química
  • Sociologia
  • Teologia
  • Turismo

Como ingressar na segunda licenciatura de 1 ano

Se pretende fazer sua segunda licenciatura, não é necessário participar de novo processo de admissão. 

Você deverá procurar informações sobre isto na faculdade que escolher para nela estudar, porque cada uma estabelece um procedimento para o ingresso no novo curso. 

Apesar de algumas variações, as providências costumam ser bem simples. Em geral, basta você apresentar a documentação solicitada e se matricular. 

A segunda licenciatura é uma opção bem interessante de turbinar seu currículo, tanto pelo que proporciona, quanto pelo modo de obtê-la.

Tipos de graduação que você pode fazer

No Brasil, os cursos superiores são divididos em tecnológicos, licenciaturas e bacharelados. Confira algumas informações sobre eles, sabendo que todos os três tipos de cursos podem ser presenciais ou acompanhados a distância (EAD):

Tecnológicos: São cursos que têm uma abordagem das matérias no sentido da prática, preparando você profissionalmente para agir em segmentos mais específicos do mercado, principalmente em setores de administração e gestão. Normalmente, costumam durar de 2 a 3 anos. 

Licenciaturas: Dão maior ênfase aos conhecimentos específicos do curso e à prática pedagógica, para que você saia habilitado a lidar com alunos, como professor do ensino fundamental e do ensino médio. Cursos como Matemática, Biologia, Letras, habilitam o estudante a ser professor desses temas em escolas. Têm, em média,  duração de 4 anos.

Bacharelados: Disciplinas que proporcionam um estudo mais amplo do setor de conhecimento, aprofundando a teoria em busca de formação profissional, e que articule o conhecimento teórico de sala de aula à prática profissional. Esse cursos duram mais tempo, com uma média de 4 a 5 anos, dependendo da graduação escolhida.

Onde posso fazer minha segunda graduação

Existem diversas instituições que aceitam o ingresso direto para uma segunda graduação. Separamos para você algumas universidades e faculdades que, além de aceitar a nota do Enem para ingresso direto, oferecem descontos, parcerias e convênios. E você ainda pode ter uma bolsa de até 100%, dependendo da sua nota no Enem. 

Agora que você já sabe como fazer uma segunda graduação, é só decidir qual o curso. Animado para começar? Conte para a gente nos comentários. 

Veja também:

Mestrado a distância

Especializações e o impacto no mercado de trabalho 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin