5 dicas para aprender inglês rapidamente

Aprender inglês requer muita dedicação e esforço. Confira 5 dicas para otimizar os estudos e aprender rapidamente!

Por que estudar inglês?

Inglês é o idioma mais falado no mundo, sendo também requisitado no mercado de trabalho

Veja 5 dicas para estudar inglês

Aprender inglês pode ser mais fácil do que você imagina. Veja 5 dicas de como aprender inglês

Quais são as vantagens de estudar inglês?

Facilidade ao viajar, maiores chances de conseguir um emprego, entre outras vantagens

A língua inglesa é tida o principal idioma do mundo. Não tanto pelo número de falantes nativos, mas, principalmente, por ser o idioma mais utilizado para estabelecer uma comunicação por falantes de diferentes lugares. Já o estudo de inglês requer dedicação e esforço. Ainda assim, é possível aprender inglês sozinho ou, melhor ainda, com um professor particular ou curso adequado.

Existem diversas maneiras para se estudar, por isso, listamos 5 dicas rápidas para otimizar seus estudos e acelerar o aprendizado do idioma. Pense que, com um esforço diário, a recompensa virá em pouco tempo. Quando você se der conta, será possível realizar um intercâmbio, estágio no exterior ou mesmo conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

+ 9 séries para aprender inglês sozinho

Por que estudar inglês?

dicas para aprender inglêsDiversos são os motivos que podem ser utilizados para motivar o estudo da língua inglesa. Quanto a carreira, podemos dizer que a fluência no idioma amplia de forma significante as chances de conseguir emprego, sendo um diferencial em seu currículo que pode vir a render um cargo com salários superiores.

Isso acontece devido a crescente relação entre empresas estrangeiras com as empresas nacionais e também pela expansão econômica ocorrida nos últimos anos no Brasil.

Além disso, é importante lembrar que o inglês é o idioma mais falado no mundo, seja como língua principal ou segunda língua. Dentre os falantes nativos ele ocupa a terceira posição e, ainda, os países que falam tal idioma são, em sua maioria, potências econômicas mundiais, como os Estados Unidos, a Inglaterra, a Austrália e o Canadá.

Confira 5 dicas para aprender inglês

1. Monte uma rotina de estudos

Sim, o tempo é um fator determinante para o aprendizado ou não sobre determinado conteúdo. Isso porque não é possível querer aprender um idioma, totalmente do zero, dentro de sete dias, não é mesmo? Por isso, entender e respeitar o tempo de aprendizado é importante.

Também deve-se ter em mente que uma rotina de estudo é fundamental. Estudar diariamente, mesmo que alguns minutos, é importante para quem quer pegar fluência em determinado idioma. Lembre-se: se você não tiver 1h do dia para estudar, dedique-se ao menos alguns minutos. O importante é não acabar o dia sem estudar nada!

+ 7 dicas para aprender a falar inglês sozinho

2. Realiza um curso de inglês

Embora existam diversos materiais com conteúdos que ensinam a língua inglesa sem a presença de um professor, deve-se considerar a matrícula em um curso de inglês. Isso porque os cursos, além do professor, possuem uma metodologia de ensino, que costumam apresentar questões de gramática, conversação, vocabulário, entre outros tópicos, de modo sistemático e organizado, criando conexões entre os diferentes aprendizados do aluno.

Essa opção é indicada, principalmente, para quem conhece pouco ou mesmo nada sobre o idioma. Já que, nesse caso, é comum que muitas dúvidas apareçam. On-line ou presencial, não importa: o curso de idioma deixa o alunos mais seguro quanto ao aprendizado obtido.

+ 4 ótimos aplicativos para aprender inglês

3. Estabeleça metas

dicas para aprender inglêsEstabeleça metas de estudo: quantas horas por dia você quer estudar? Quantas palavras novas por semana você quer aprender? Qual é o nível de fluência a ser alcançado e em quanto tempo?

Essas são algumas perguntas que devem ser feitas para a elaboração do plano de estudo. Estabelecer metas é uma ação que possui várias vantagens, como: identificar o nível de aprendizado atual, determinar qual será a dedicação diária ao estudo, manter o foco e o ânimo, já que é possível identificar os avanços.

+ 5 benefícios de aprender inglês on-line

4. Assistir filmes em inglês

Você pode começar com o áudio em inglês e a legenda em português. Posteriormente, coloque legendas em inglês. E, depois, sem legendas. Esse é um modo de aprender a estabelecer relação entre a palavra escrita e a falada, além de identificar as diferentes pronuncias que uma mesma palavra pode ter. Caso você ainda esteja no nível inicial ou intermediário, uma opção é assistir desenhos.

Isso porque as animações costumam ter um vocabulário mais enxuto e uma pronúncia mais correta, afinal, como elas são voltadas para o público infantil, elas possuem também um caráter educativo.

5. Converse em inglês

dicas para aprender inglêsPraticar a conversação é fundamental para perder a “trava” ao falar, resultado da insegurança. Lembre-se: você não é nativo no idioma e ainda o está aprendendo, então é normal cometer deslizes e não ter uma pronúncia impecável. Por isso, nada de se culpar ou sentir vergonha de errar, hein!

Atualmente, existem sites e aplicativos que conectam pessoas de diferentes lugares do mundo que possuam um mesmo objetivo: falar inglês. Então, não é verdade que você precisa pagar um curso. Desse modo, precisa de dinheiro, apenas de tempo e organização.

Com as dicas acima e muita dedicação e força de vontade, em pouco tempo será possível aprender inglês e ter boa capacidade de comunicação no idioma. Mas lembre-se, o aprendizado deve ser feito todos os dias, só assim será possível atingir a fluência mais rapidamente. Boa sorte com os estudos!

+ É possível aprender inglês com o Duolingo?

E aí, gostou das dicas? Então, que tal já começar a colocar em prática? A dedicação diária o hábito mais importante para um processo de aprendizado efetivo. Sozinho, em grupo ou com um professor: a verdade é que existem vários métodos e modos para aprender inglês.

Compartilhe com o seu amigo ou colega de trabalho essas dicas de como aprender inglês!

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin