dcsimg

Descubra tudo sobre o curso de Análise de Sistemas EAD

Sim, é possível entrar na área da tecnologia estudando a distância! Veja como!

A área de análise e desenvolvimento de sistemas é uma das mais pulsantes no Brasil. Porém, curiosamente, é também uma das que mais sofrem com a falta de pessoal especializado.

A tecnologia, presente em praticamente todos os aspectos da nossa vida, requer profissionais dinâmicos e atentos ao que há de mais novo e inovador no planeta.

Por sorte, existem diversos caminhos para chegar lá – e nada muito complicado ou impossível de alcançar (ainda bem!).

No caso do curso de Análise de Sistemas não existe “casa de ferreiro, espeto de pau”: aqui a tecnologia está ajudando a formar mais e mais especialistas, principalmente na modalidade a distância, com ajuda da internet e dos recursos didáticos mais avançados e dinâmicos.

Quer saber como funciona o curso de Análise de Sistemas nesse formato? Fique ligado e descubra logo a seguir!

O curso de Análise de Sistemas EAD

Os estudantes interessados em Análise de Sistemas podem optar por diversas graduações disponíveis no Brasil.

Tem desde cursos mais rápidos até os mais densos e longos, como Engenharia de Computação.

No entanto, o mais recomendado nesses casos é optar pelo tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Por quê?

Bom, primeiramente porque o curso é mais focado na atuação profissional do analista de sistemas em si. A gente sabe que, na área da tecnologia, quanto mais especializado, melhor.

Segundo, porque essa característica permite a entrada rápida num mercado de trabalho carente de bons profissionais.

Terceiro, porque é um curso facilmente encontrado em cerca de 80 faculdades pelo país e pode ser feito de casa, com toda a comodidade possível.

Quarto, porque se trata de uma graduação de nível superior que rende diploma válido no mercado de trabalho.

Vamos conhecer melhor os detalhes dessa graduação? Veja no tópico a seguir!

Como é o curso de Análise de Sistemas EAD

O curso de Análise de Sistemas a distância tem duração média de dois anos e meio e pode ser feito de duas maneiras: totalmente remoto, com pouquíssimos encontros presenciais ao longo do semestre, ou no modelo semipresencial, com encontros bem mais frequentes (semanais ou quinzenais).

Em ambos os formatos, os estudantes irão encontrar todos os conteúdos necessários para o curso em um ambiente virtual de aprendizagem. Nesse espaço, que é acessado pela internet, tem aulas em vídeo, apresentações, animações, textos e apostilas, livros digitais, videoconferências, tutoriais, etc.

Os estudantes podem fazer quase tudo isso de casa, no horário que for mais conveniente. A flexibilidade permite, por exemplo, que as pessoas conciliem os estudos com outras tantas atividades do dia a dia.

Durante todo o tempo, os estudantes podem contar com o apoio de professores e tutores, que ficam on-line, prontos para tirar dúvidas, dar orientações e explicações necessárias.

Ao finalizar os estudos, os profissionais estão prontos para trabalhar com manutenção de redes, desenvolvimento de software, sistemas operacionais, análise de requisitos e um profundo conhecimento de todas as plataformas tecnológicas existentes.

O curso também tem um foco importante na gestão de pessoas e projetos na área da Tecnologia da Informação.

O mercado de trabalho para o analista de sistemas é incrivelmente grande, e envolve, por exemplo, startups, empresas de tecnologia, indústrias, prestadoras de serviço, agências, hospitais, escolas, comércio em geral, bancos, etc.

Com um diploma reconhecido no mercado, o profissional pode também tentar vaga em concursos públicos que exigem nível superior ou dar prosseguimento aos estudos em cursos de pós-graduação.

As matérias do curso de Análise de Sistemas EAD

Durante todo o curso de análise de sistemas EAD, o estudante terá uma carga considerável de disciplinas que envolvem análise de algoritmos, estrutura de dados, técnicas de programação, arquitetura de computadores, gerenciamento de projetos e banco de dados.

Veja alguns exemplos que retiramos do curso oferecido pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID):

  • Aplicações para Internet
  • Banco de Dados
  • Empreendedorismo
  • Engenharia de Software
  • Estrutura de Dados
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Gestão de Projetos e de Dados
  • Gestão de Sistemas de Informação
  • Matemática Aplicada
  • Modelagem de Dados
  • Organização e Arquitetura de Computadores
  • Probabilidade e Estatística
  • Programação de Computadores
  • Programação Orientada a Objetos
  • Programação para Dispositivos Móveis
  • Programação Web
  • Qualidade de Software
  • Redes de Computadores
  • Sistemas Cliente/servidor
  • Sistemas Hipermídia/multimídia
  • Sistemas Operacionais
  • Técnicas de Desenvolvimento de Algoritmos
  • Técnicas de Programação

Valor do curso de Análise de Sistemas EAD

Além de prático, estudar a distância pode ser bastante econômico – e isso vale também para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD.

Mesmo em instituições bastante reconhecidas pelo Brasil, como a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), por exemplo, as mensalidades são bem acessíveis.

O curso semipresencial custa cerca de R$ 300 por mês. Já o totalmente a distância é um pouco mais barato: R$ 280, aproximadamente. Mas esses são os valores sem descontos. Dá para pagar bem menos se você consultar os benefícios da faculdade.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD também pode ser encontrado no ProUni, o programa de bolsas do governo federal. Com ele, estudantes conseguem fazer a graduação sem pagar nada em instituições de boa qualidade. Para participar, é necessário ter feito o Enem mais recente e se encaixar nos critérios de renda familiar, formação escolar e desempenho exigidos pelo MEC.

Onde estudar Análise de Sistemas EAD

É muito simples fazer um bom curso de Análise de Sistemas EAD: basta se certificar de que a faculdade escolhida tem reconhecimento do MEC e é respeitada no mercado de trabalho.

Se você está em busca de indicações, a gente tem algumas bem interessantes que contam com Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD:

Veja também:

Descubra quais são as diferentes faculdades de Informática

O que achou do curso de Análise de Sistemas EAD? É o ideal pra você? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin