dcsimg

Conheça as áreas da Engenharia e saiba onde estudar

A Engenharia é uma ciência que engloba diversos ramos de atuação, mas todos eles possuem a mesma intenção, que é trazer benefícios para os seres humanos.

Para realizar uma graduação em qualquer ramo da Engenharia, o estudante deve ter aptidão e gostar de estudar a área de exatas, pois durante todo o curso ele verá  disciplinas desse campo de conhecimento.

As graduações em Engenharia têm o tempo médio para formação de 5 anos e podem ser vistas nas modalidades a distância, semipresencial e presencial.

Áreas da Engenharia

Confira as principais áreas da Engenharia:

Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental tem como objetivo diminuir os impactos no meio ambiente causados por agentes externos. O estudante aprenderá como atuar em gestão e avaliação ambientais, abastecimento, drenagem e tratamento de água.  

Engenharia de Petróleo

Esse curso prepara o estudante para descobrir e explorar poços, com técnicas de produção, distribuição, transporte e processamentos de óleo ou gás natural. As  disciplinas mais vistas durante a graduação são das áreas de geologia e mineração.

Engenharia Elétrica

Essa graduação trabalha com estudos e aplicação de eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Após a formação, o profissional formado em Engenharia Elétrica terá capacidade de planejar, construir e manter sistemas capazes de gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.

Engenharia Civil

O Engenheiro Civil projeta, gerencia e executa obras e construções com a intenção de trazer bem estar aos clientes e à sociedade em geral, além de atuar na preservação ambiental.

Engenharia de Automação

As máquinas automáticas e os controles de processos industriais estão, na maioria das vezes, na responsabilidade do Engenheiro de Automação, pois a sua graduação é totalmente direcionada para projetar, gerenciar e operar esses tipos de máquinas.

Engenharia de Produção

O Engenheiro de Produção é um profissional muito importante dentro de uma empresa, pois ele tem como sua principal função garantir a eficiência dos processos produtivos e manter os baixos custos de seus produtos.

Engenharia de Transporte

Os responsáveis por construir, manter, gerir e operar redes de rodoferroviárias, portos, aeroportos, pontes, rodovias, hidrovias, são os Engenheiros de Transporte ou de Mobilidades. Durante o curso o estudante será preparado para lidar com situações referentes aos transportes em geral.

Engenharia Mecânica

O engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria. É uma das graduações mais escolhidas da Engenharia e oferece alta empregabilidade e remuneração.

Engenharia Química

O estudante de Engenharia Química aprende a transformar matérias-primas através de processos químicos em produtos úteis e apropriados para o nosso uso. Para realizar esse curso é necessário ter muita finalidade com tecnologia, pesquisas e experimentos.

Quanto custa estudar Engenharia?

Os valores da faculdade Engenharia varia de acordo com o tipo escolhido. A região que será feito o curso, a modalidade e o turno também colaboram para essas alterações.

Em média, o valor da faculdade de Engenharia presencial custa R$700. Já nas modalidades semipresencial e a distância esses valores podem cair pela metade.

Onde estudar Engenharia?

Se você sonha em realizar uma graduação em Engenharia, veja algumas opções de instituições bem conceituadas e reconhecidas pelo MEC que dispõem de cursos desta área nas modalidades a distância, semipresencial e presencial:

Veja mais:

Conheça os 15 cursos que oferecem os melhores salários

Descubra quais são os 7 cursos tecnólogos mais bem pagos

Já escolheu qual Engenharia fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin