dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo EAD

Trouxemos todos os detalhes sobre como fazer a graduação em Arquitetura a distância, com toda a flexibilidade e economia que a modalidade oferece!

Levanta mão quem está surpreso ao saber que existe a possibilidade de estudar Arquitetura e Urbanismo a distância!

Essa novidade – que é ótima, por sinal – já começa a despontar nas principais faculdades brasileiras.

Com isso, muita gente vai poder fazer esse curso com mais flexibilidade e tranquilidade – e ainda economizar uma boa grana no final do mês.

Se bateu aquela dúvida sobre como um curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser feito na modalidade a distância, a gente revela todos os segredos a seguir e ainda dá dicas de onde estudar. Confira!

O curso de Arquitetura e Urbanismo EAD

O curso de Arquitetura e Urbanismo EAD tem cinco anos de duração e forma bacharéis.

O que diferencia a versão EAD da presencial é que no curso de Arquitetura a distância os alunos realizam parte dos estudos de casa ou de qualquer outro local conectado à internet.

Mas é só uma parte mesmo, porque as atividades práticas, como aulas de desenho, produção de maquetes, visitas a canteiros de obras e passeios arquitetônicos continuam os mesmos: feitos ali, na hora, ao vivo.

Disciplinas que tratam, por exemplo, de História da Arte, Estética, Sustentabilidade são acompanhadas por meio de um ambiente virtual oferecido pela faculdade. Lá os alunos encontram tudo o que precisam para aprender os conteúdos necessários. Tem livros digitais, animações, aulas em vídeo, textos, fotografias, — tudo disponível para acessar a qualquer momento, de qualquer lugar conectado à internet.

Os conteúdos teóricos das disciplinas práticas também estão lá.

O ambiente ainda oferece diversas ferramentas inteligentes de avaliação, de desempenho e de comunicação com outros colegas, professores e tutores — que estão disponíveis a maior parte do tempo para tirar dúvidas ou bater um papo com os estudantes.

As atividades práticas, por sua vez, são realizadas nos polos de apoio oferecidos pelas faculdades. Por isso é importante você verificar se existe algum perto de você antes de se matricular no curso de Arquitetura e Urbanismo EAD.

Nos polos os estudantes encontram espaços como laboratório de informática, de desenho, de engenharia e tudo o que for necessário para o aprendizado. Todas as atividades são acompanhadas por professores e instrutores qualificados.

Validade do diploma do curso de Arquitetura e Urbanismo EAD

O diploma emitido por um curso de Arquitetura e Urbanismo EAD só terá valor no mercado de trabalho se a faculdade for reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse reconhecimento é a garantia de que você vai investir em um curso sério, que forma profissionais aptos a atuarem no mercado de trabalho de Arquitetura e Urbanismo nacional.

Outro ponto que você precisa observar é se o curso é bem avaliado pelo MEC. Essa avaliação diz que, além de aprender o que é preciso para ser um bom profissional, o aluno irá fazer isso da melhor forma possível, com conteúdos, professores e infraestrutura adequadas.

Se estiver tudo certo com a faculdade, pode ir tranquilo. O diploma de Arquitetura e Urbanismo de um curso a distância será aceito e reconhecido no mercado de trabalho, normalmente.

Dessa forma, você poderá atuar como arquiteto ou urbanista – e vai poder projetar casas, espaços corporativos e prédios, planejar o design de interiores, prestar consultoria, acompanhar obras e muito mais.

Ah, depois da formatura é preciso obter o registro profissional junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do estado onde reside.

Com diploma de Arquitetura Urbanismo EAD ainda dá para fazer pós-graduação e prestar concursos públicos que exigem nível superior.

Grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo EAD

Basicamente, tudo o que se estuda no curso presencial é visto também na versão EAD.

Confira abaixo um exemplo de grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo a distância do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA):

  • Arquitetura Brasileira
  • Atelier De Projeto De Arquitetura
  • Conforto Ambiental: Acústico e Lumínico
  • Conforto Ambiental: Térmico
  • Construções Sustentáveis
  • Desenho Arquitetônico
  • Ecologia Urbana
  • Estética e História da Arte
  • Estudos Sociais e Econômicos
  • Ética, Política e Sociedade
  • Fundamentos de Topografia
  • Geometria Descritiva Aplicada à Arquitetura \
  • História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo
  • Informática Aplicada
  • Infraestrutura Urbana
  • Instalações Elétricas de Baixa Tensão
  • Instalações Hidrossanitárias
  • Maquete
  • Metodologia Científica
  • Paisagismo
  • Planejamento Urbano e Regional
  • Resistência dos Materiais
  • Sistemas Estruturais
  • Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico
  • Tecnologia das Construções

Essa grade pode mudar de acordo com a faculdade, por isso é sempre bom consultar o programa de disciplinas antes de escolher onde estudar.

Os estágios continuam sendo obrigatórios, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso, para obter o diploma.

Qual o valor da mensalidade do curso de Arquitetura e Urbanismo EAD

Em muitas faculdades, o curso de Arquitetura e Urbanismo a distância sai pela metade do preço da versão presencial.

Com isso, torna-se uma opção muito interessante para quem quer estudar com mais economia — especialmente se considerarmos que tradicionalmente Arquitetura e Urbanismo é um curso caro em qualquer faculdade particular.

Algumas faculdades cobram cerca de R$ 550 mensais pelo curso. Frente à média de R$ 1.300 mensais da maioria das faculdades presenciais brasileiras, é bem em conta

A mensalidade pode mudar de acordo com a faculdade ou o polo onde é oferecido. O ideal é entrar em contato com a instituição onde você deseja estudar para consultar o valor exato.

Onde fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo EAD

Por enquanto, apenas 18 faculdades receberam a autorização do Ministério da Educação para oferecer o curso de Arquitetura e Urbanismo da modalidade EAD.

Ainda é pouco, considerando que algumas delas, apesar de estarem autorizadas, ainda não têm turmas abertas.

A expectativa, no entanto, é que cada vez mais instituições passem a oferecer essa opção de estudos, afinal o ensino a distância cresce a passos largos no Brasil.

A gente separou algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que contam com a graduação em Arquitetura e Urbanismo EAD. Que tal dar uma olhada?

Veja também:

Quanto ganha um Arquiteto?

O que achou da ideia de estudar Arquitetura e Urbanismo EAD? Vai se aventurar por esse formato? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin