dcsimg

Saiba como conseguir bolsa e fazer faculdade gratuitamente

Descubra se é possível realizar o seu sonho de graça!

Umas das coisas mais cobiçadas pelos jovens é um diploma de ensino superior, pois o sonho de ter uma profissão é muito grande e o mercado de trabalho hoje está muito concorrido. E quanto mais especializado ele for, mais oportunidades irão aparecer.

Apesar da vontade de ter um diploma, muitos não conseguem realizá-la, pois as mensalidades de muitas instituições não são acessíveis e acabam distanciando este sonho. Mas agora vamos mostrar diversas formas de você conquistar o seu objetivo e seu sucesso.

Para começar, iremos falar das universidades públicas federais e estaduais, que estão espalhadas no país inteiro e oferecem, na sua grande maioria, um leque de cursos e áreas a serem seguidas. Para se integrar nestas instituições, a melhor escolha, e algumas vezes a única, é realizar o ENEM e tentar uma vaga pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada) no ano que realizou a prova.

Desta forma, você poderá escolher a instituição e o curso que vai concorrer.

Já que sabemos que as vagas no SISU são muito concorridas e com o score mínimo (mínimo de pontos no ENEM) muito alto, vamos agora sugerir diversas formas para você conseguir bolsas para estudar em instituições particulares.

Bolsas pelo ProUni

O ProUni (Programa Universidade para todos) está conseguindo realizar o sonho de muitos jovens do país, pois nele as faculdades particulares disponibilizam vagas de bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes que ainda não possuem diploma de ensino superior.

Para se candidatar às bolsas parciais (50%), é preciso que a renda bruta familiar seja de até três salários mínimos por pessoa e, para as bolsas integrais (100%), a renda familiar deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O estudante também precisa ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) anterior à seleção e obtido nota igual ou superior a 450 pontos no seu exame e não ter zerado a redação. Além disso, deve atender uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • ser pessoa com deficiência.
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, e ter integrado o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

O ProUni oferece cursos tanto presenciais quanto a distância e todas as instituições que participam do programa são reconhecidas pelo MEC.

Instituições com convênio

Muitas instituições possuem parcerias com diversas empresas e oferecem muitas bolsas de estudo para o empregado ou seus familiares. Veja as empresas com as quais a instituição que você quer estudar mantêm parceria e qual o tipo de bolsa oferecida por ela.

Bolsas diretamente nas instituições

Instituições particulares, apesar de oferecerem bolsas no ProUni, também disponibilizam bolsas em seus vestibulares ou seleções com a nota do ENEM. Poucas instituições dão bolsas de 100%, mas muitas concedem bolsas de 50 a 70%, o que deixa o aluno mais tranquilo ao pagar a mensalidade.

Essas são algumas das instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de estudo:

Veja também:

Veja as 10 faculdades online com menores mensalidades

As 10 faculdades mais baratas do Brasil

Já decidiu como você vai tentar uma bolsa de estudo? E para qual curso você vai prestar? Conte para nós!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin