Saiba mais sobre o curso de Agronegócio

Descubra onde atua, o que faz o profissional ligado ao agronegócio. Veja também opções de cursos e como está o mercado de trabalho!

O curso de Agronegócio objetiva formar profissionais aptos a desenvolverem tarefas de cunho administrativo e de gestão em empresas da área da agricultura e da pecuária. O profissional do agronegócio deve ser apto a observar, planejar, desenvolver e colocar em prática estratégias que aumentem o lucro do negócio, desde o seu plantio até a comercialização.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação

Como é o curso de Agronegócio?

curso de AgronegócioO curso superior de Agronegócio é oferecido nas modalidades de tecnólogo e bacharelado. Na segunda opção, o foco é na parte de gestão e administração de empreendimentos rurais. Por isso, nos primeiros anos, é comum a presença de matérias como Contabilidade, Matemática Financeira, Economia, Gestão de Recursos Humanos, Cálculo, Direito e Psicologia.

As matérias mais específicas aparecem nos últimos dois anos do curso e vão desde Políticas Agropecuárias e Mercado Agropecuário até Irrigação e Drenagem. A duração média desse curso, no bacharelado, é de quatro anos.

Já no curso tecnológico, o foco é a parte operacional. Por isso, o número de matérias relacionadas à área de Administração é menor do que o de uma graduação. Ao mesmo tempo, as atividades e disciplinas ligadas às etapas de produção são mais frequentes, tais como Conhecimento e Preparação do Solo e Manejo de Animais. Em média, a duração desse curso é de três anos.

Existe ainda o curso de Engenharia de Agronegócio. Esse curso tem por objetivo utilizar o conhecimento e as técnicas da Engenharia de Produção na área da agricultura e pecuária. Ele é oferecido, por exemplo, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e o tempo para conclusão é de cinco anos.

Seja qual for o curso na área de agronegócio, será necessária a realização de estágios supervisionados para a obtenção do diploma. Veja, a seguir, as características do curso oferecido nas modalidades bacharelado e tecnológico.

Qual a Diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo?

Bacharelado em Agronegócio

curso de AgronegócioO curso de bacharelado em agronegócio é indicado para os interessados em trabalhar com gestão. Isso porque o curso ensina conteúdos técnicos e científicos relacionados ao processo de produção agropecuária com foco na área de administração.

Assim, o estudante também aprende sobre economia e cálculo. Ao longo da formação, o aluno também aprende sobre a dinâmica do mercado agropecuário, legislação da área, princípios da logística, políticas e gestão ambiental.

+ 50 melhores faculdades de Agronomia do Brasil, segundo o MEC

+ Técnico agrícola: saiba tudo sobre o curso na Fatec

Depois de formado, o profissional está apto a gerenciar propriedades rurais e empresas do setor agrícola, além de conseguir definir estratégias e ações da sistema de produção. O bacharel em agronegócio deve conseguir também analisar a mão de obra necessária, analisar os custos e atuar em todas as etapas de produção agrícola.

No setor público, o profissional da área pode trabalhar com a implementação de políticas públicas de desenvolvimento agrícola.

+ 10 profissões em alta na área ambiental

Tecnológico em Agronegócio

curso de AgronegócioOs cursos tecnológicos duram, em média, três anos. Nessa modalidade de ensino, o enfoque também é o agronegócio. A diferença é que algumas instituições de ensino oferecem cursos mais específicos, como de cafeicultura, enquanto outras possuem um curso mais abrangente.

Em relação às disciplinas ensinadas, o estudante aprende conteúdos mais gerais das áreas de Matemática, Química, Física e Biologia, além de conteúdos específicos sobre produtividade de rebanhos e de plantações.

Ao longo do curso, os estudantes aprendem também técnicas de manejo agroeconômicas, como fertilização de solo. Além disso, ao concluir o curso, o tecnólogo pode atuar em um segmento específico da agropecuária, como os estudados ao longo do curso.

+ Entenda a diferença entre os cursos Agronegócio, Agronomia e Engenharia Agrícola

Confira a grade do curso de Agronegócio

A grade curricular do curso muda de acordo com a instituição de ensino. Ainda assim, algumas matérias são frequentes, confira:

  • Cálculo
  • Matemática Financeira
  • Contabilidade
  • Estatística
  • Lógica
  • Economia
  • Noções de Administração e Gestão
  • Direito
  • Marketing
  • Estratégia e Planejamento Agroindustrial
  • Política Agropecuária
  • Irrigação
  • Drenagem
  • Mercado Financeiro
  • Agronegócio
  • Logística

+ Saiba quais cursos fazer para trabalhar no setor agrícola

Veja como é a profissão no agronegócio

O profissional formado nessa carreira estará apto para desempenhar tarefas que vão desde o controle de funcionários, a definição de plantações, a previsão de colheitas e os maquinários utilizados até o confinamento e tratamento de animais. Além disso, atuará no gerenciamento de todos os setores do negócio, observando, planejando e definindo a melhor estratégia para alcançar a qualidade do produto em questão e o lucro.

Mercado de trabalho para Agronegócio

O mercado de trabalho atualmente está aquecido em função da grande atuação do setor de agronegócio na economia brasileira. Isso ocorre em função de o país ser uma das grandes potências mundiais em produção e exportação de alimentos como soja, milho, arroz e também no segmento da pecuária.

+ Saiba quais cursos fazer para trabalhar no setor agrícola

Onde estudar Agronegócio?

Ficou interessado na carreira de agronegócio? Então, confira a lista de faculdades com bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos. São instituições de ensino bem avaliadas pelo MEC. Além disso, não precisa comprovar renda nem apresentar a nota do Enem para conseguir a bolsa de estudo. Demais, não? Confira:

Veja também:

+ Quanto ganha um agrônomo?

+ 50 melhores faculdades de Agronomia do Brasil, segundo o MEC

Você gostaria de seguir carreira na área de Agronegócio? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin