dcsimg

Curso de Arquitetura a distância existe? Entenda

Descubra se você pode se formar em Arquitetura e Urbanismo de casa, gastando pouco!

Em um mercado que cresce depressa, o arquiteto tem a nobre missão de trazer criatividade, técnica e ousadia a projetos nas áreas de construção civil, decoração, design industrial e de interiores.

É uma profissão que ganha adeptos ano após ano. Hoje, já conta com quase 150 mil profissionais em atuação. Para você ter uma ideia, há menos de 10 anos apenas metade desse pessoal estava em atividade.

Esse número impressionante, somado aos mais de 167 mil alunos matriculados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo espalhados pelo país, dão ideia da concorrência que espera por você futuramente.

Para muitos que sonham em trabalhar com Arquitetura, fazer o curso a distância seria a maneira mais simples de se preparar para o mercado. Já pensou poder fazer uma boa parte do curso no seu próprio tempo, adequando os estudos à rotina? Ou ainda economizar um bocado com mensalidades e deslocamentos?

Mas será que isso já é possível? Existe curso de Arquitetura a distância? Tire todas as suas dúvidas a seguir!

Curso de Arquitetura a distância

Se você pensa em aproveitar todos os benefícios de estudar Arquitetura a distância, já pode comemorar e preparar a papelada para a matrícula: dá sim para fazer o curso na modalidade EAD!

Mais de 25 faculdades já receberam autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer mais essa possibilidade a você.

Mas será que o curso de Arquitetura online funciona? Será que dá para formar um arquiteto a distância?

A gente explica tudo em 6 tópicos rápidos:

  1. Duração: O curso de Arquitetura a distância tem duração de cinco anos e o nível de formação é o bacharelado – do mesmo jeito que o presencial.
  2. Formato das aulas: Ao contrário do que se possa pensar, os alunos da modalidade a distância não estudam 100% remotamente. Pelo próprio perfil da graduação, que tem muitas aulas em laboratório e visitas a campo no currículo, os estudantes fazem parte das aulas pelo computador e parte presencialmente. É o que chamamos de modalidade semipresencial. As aulas presenciais podem ser semanais ou quinzenais, dependendo da faculdade. As aulas a distância, por outro lado, podem ser feitas a qualquer momento.
  3. As aulas a distância: A parte teórica do curso de Arquitetura a distância acontece em um ambiente virtual de aprendizagem, acessado pela internet. Nele, o estudante irá aprender com o apoio de recursos como videoaulas, apresentações interativas, conferências ao vivo, bate-papo com professores e tutores, bibliotecas digitais e muito mais. Isso sem falar que há sempre uma equipe pronta para tirar dúvidas e dar orientações aos alunos.
  4. Polos e unidades: A parte presencial do curso pode acontecer na própria unidade da faculdade escolhida ou no polo de apoio presencial mais próximo de sua casa ou trabalho. Os polos contam com laboratórios especializados e tudo o que é necessário para a realização das aulas, não se preocupe.
  5. Os estágios: Os estágios obrigatórios do curso de Arquitetura a distância acontecem de forma tradicional, presencial, e são supervisionados por professores ou responsáveis.
  6. A validade do diploma: O profissional formado em um curso de Arquitetura a distância poderá trabalhar normalmente na área, desde que respeite dois pontos fundamentais: 1) Tenha feito o curso em uma faculdade reconhecida pelo MEC e 2) Depois da formatura, associe-se ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do estado onde reside. O diploma também poderá ser usado para tentar vaga em concurso público ou fazer a matrícula em cursos de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado).

Boas faculdades que têm o curso de Arquitetura a distância

É bom ficar atento: nem todas as faculdades credenciadas pelo MEC para oferecer Arquitetura a distância têm vagas disponíveis no momento. Algumas ainda não abriram turmas.

Outras, por outro lado, estão com o curso a mil por hora. É o caso das faculdades abaixo – que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Conheça:

Valor do curso de Arquitetura a distância

Com tantos recursos tecnológicos e uma frequência de aulas presenciais relativamente alta, a gente pode pensar que o curso de Arquitetura a distância deve ser quase tão caro quanto o presencial.

Mas é fato que a maioria das graduações EAD saem mais em conta do que as tradicionais – e Arquitetura não foge à regra.

Em algumas das faculdades que listamos acima, como a Cruzeiro do Sul, por exemplo, o sonho de se formar em Arquitetura pode ser mais acessível do que você imagina: R$ 470.

Pois é: com um valor que é apenas um terço do cobrado em cursos tradicionais, já dá para começar a correr atrás do seu diploma.

E se você acha que ainda está pesado, saiba que pode tentar alguns benefícios:

  • ProUni: Programa do governo federal que distribui bolsas de estudos a alunos de baixa renda em cursos presenciais ou a distância em faculdades particulares de todo o país. Para ganhar o benefício, que pode ser integral ou pagar metade do valor da mensalidade, o interessado precisa encarar um processo seletivo. A inscrição abre duas vezes ao ano e é exclusiva para quem fez o Enem mais recente e se encaixa em critérios de desempenho nas provas, renda e formação escolar.
  • Crédito estudantil: Geralmente instituições de grande porte, como a Anhanguera, oferecem programas de financiamento ou parcelamento do valor das mensalidades. A vantagem é que o programa não faz tantas exigências quanto o ProUni. O PEP da Anhanguera, por exemplo, permite que o estudante parcele até 70% do valor do curso. A dívida só começa a ser paga depois da formatura.
  • Bolsas e convênios: Informe-se no local onde você quer estudar sobre a disponibilidade de bolsas e convênios – eles podem render descontos bem interessantes e representar uma bela economia no fim de cada semestre.

Veja também:

Conheça as faculdades a distância com menores mensalidades

Curtiu o curso de Arquitetura a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin