dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Contabilidade

Confira agora mesmo como é o curso de Contabilidade, o que se estuda e onde encontrar uma boa faculdade!

Uma grande parte da graduação em Contabilidade (ou Ciências Contábeis) é formada por matérias da área de Exatas: Matemática Financeira, Probabilidade e Estatística são algumas delas.

Mas o curso é abrangente e aborda também outros temas.

E todos eles são essenciais para o futuro contabilista. Ele vai precisar, por exemplo, conhecer bem as leis trabalhistas e tributárias e alguns aspectos da área de Recursos Humanos, para poder orientar os investimentos empresariais.

Tanto conhecimento assim é importante, já que o profissional de Contabilidade influencia a tomada de decisões financeiras em empresas de todos os portes. O mercado de trabalho é amplo e concorrido, e por isso é bom estar preparado!

Conheça agora mesmo o curso de Contabilidade, as matérias estudadas e algumas opções de faculdade!

Como é o curso de Contabilidade?

Contabilidade é um curso superior do grau de bacharelado, normalmente com duração de quatro anos.

Embora muitos pensem que essa graduação é da área das Ciências Exatas, ela está classificada como uma Ciência Humana.

Pode até parecer estranho, mas na Contabilidade os números sempre estarão a serviço da administração, da gestão e da adequação às leis vigentes em determinada sociedade. E tudo isso tem mais a ver com Humanas do que com Exatas.

No curso, a técnica e a habilidade com cálculos dividem espaço com a sensibilidade para analisar mercados, planejar ações e desenvolver visão estratégica. Esse “feeling” pode ser um grande diferencial na hora de procurar emprego e subir na carreira.

Falando em emprego, o aluno formado vai encontrar um mercado concorrido, mas muito amplo. Afinal de contas, instituições de todos os portes e setores necessitam de profissionais contábeis, desde um pequeno comércio até uma empresa multinacional.

O contabilista pode trabalhar em escritórios de contabilidade, no setor contábil de empresas ou abrir seu próprio negócio.

O curso habilita o estudante a atuar como contador, consultor, perito, auditor, planejador tributário, analista financeiro e administrador de tributos, entre outras funções.

Um mercado tão atrativo é provavelmente um dos motivos por que o curso de Contabilidade está entre os cinco do país com mais alunos matriculados, de acordo com o mais recente Censo da Educação Superior no Brasil.

O que se estuda no curso de Contabilidade?

Já comentamos aqui sobre o equilíbrio entre matérias de Exatas e Humanas nas graduações em Contabilidade.

Agora chegou a vez de dar uma olhada mais a fundo nas disciplinas do curso.

Pegamos como base a grade curricular da graduação em Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e com uma das maiores estruturas universitárias do país.

Selecionamos as principais matérias. Em outras faculdades, elas podem receber denominações diferentes, mas o conteúdo de Contabilidade costuma seguir estes temas:

  • Administração
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Análise das Demonstrações Contábeis
  • Auditoria
  • Contabilidade de Custos
  • Contabilidade e Orçamento Público
  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade Societária
  • Contabilidade Tributária
  • Controladoria
  • Dimensões Políticas e Sociais nas Organizações
  • Direito Aplicado aos Negócios
  • Direito Empresarial
  • Direito Tributário
  • Economia
  • Estrutura e Elaboração das Demonstrações Contábeis
  • Matemática Financeira
  • Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão
  • Perícia Contábil e Arbitragem
  • Planejamento Tributário
  • Probabilidade e Estatística
  • Psicologia do Trabalho
  • Sistemas de Informações Gerenciais
  • Tecnologia da Informação e da Comunicação
  • Teoria da Contabilidade

Nos últimos semestres, o currículo inclui ainda os estágios supervisionados e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Depois de formado, o aluno precisa se inscrever no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na regional correspondente ao seu estado. É preciso passar pelo Exame de Suficiência para poder obter o registro e começar a atuar profissionalmente.

Curso de Contabilidade a distância

Na modalidade a distância (EAD), você pode fazer praticamente toda a graduação pela internet, sem sair de casa.

No curso de Contabilidade a distância, o conteúdo é equivalente ao do curso presencial, o diploma é igual e as mensalidades costumam ser mais baratas.

As graduações EAD acontecem em plataformas digitais que trazem todos os recursos necessários para a aprendizagem: aulas, vídeos, áudios, textos, exercícios, simulações, fóruns de debate e muitas outras ferramentas virtuais.

Os encontros presenciais, realizados em polos de apoio em várias cidades do Brasil, costumam acontecer apenas para a aplicação de provas, apresentações de trabalho e atividades práticas em grupo.

Em um tipo específico de EAD, chamado semipresencial, os encontros presenciais são mais frequentes, podendo ocorrer uma ou duas vezes por semana. De todo modo, a maior parte da graduação em Contabilidade também será feita em casa, pela plataforma virtual.

Onde estudar Contabilidade

Contabilidade é um dos cursos com maior oferta de vagas no país, disponível em cerca de 1.000 faculdades espalhadas por todo o território nacional.

É recomendável, no entanto, pesquisar a reputação das universidades. Além da qualidade de ensino, as faculdades de tradição conferem diplomas mais valorizados pelas empresas, o que facilita a sua vida na hora de procurar emprego.

A primeira informação a verificar é se a faculdade é reconhecida pelo MEC. Sem esse reconhecimento, o diploma não tem validade.

Uma vez confirmado esse dado, informe-se sobre há quanto tempo ela oferece o curso de Contabilidade e quantas turmas já foram formadas. Se possível, converse com professores, alunos e ex-alunos.

Para facilitar sua busca, listamos a seguir algumas sugestões de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Elas contam com amplas estruturas e oferecem o curso de Contabilidade em vários pontos do Brasil, nas modalidades presencial e a distância.

Confira:

As faculdades da nossa lista também trabalham com benefícios como bolsas, financiamentos, descontos e convênios.

Veja também:

Quanto ganha um contador?

E aí, está animado para fazer Contabilidade? Acha que o conteúdo tem a ver com seus interesses? Conte tudo para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin