dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Enfermagem em Guarulhos

Procurando um curso de Enfermagem em Guarulhos? Saiba como funciona a graduação e onde estudar!

O profissional de Enfermagem é um dos mais requisitados no mercado de trabalho. Ele, acompanhado do médico e de outros profissionais de saúde, é responsável por cuidar do bem-estar da população em geral.

O mercado de trabalho para esse profissional é bastante amplo: há oportunidades de trabalho em hospitais, clínicas (incluindo as de estética), centros de reabilitação e ainda pode atuar em regime home care, cuidando de pacientes na casa deles.

Quer saber onde fazer o curso de Enfermagem em Guarulhos? Continue a leitura deste post e conheça as instituições que oferecem essa graduação na cidade:

Como funciona o curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem é oferecido na modalidade bacharelado e dura entre 4 e 5 anos, dependendo da instituição. A graduação pode ser feita nas modalidades presencial e semipresencial.

Na opção semipresencial, o estudante tem acesso aos conteúdos teóricos por meio do ambiente virtual, mas precisa ir à faculdade algumas vezes na semana para realizar aulas práticas de laboratórios.

Também é necessário que os alunos façam aulas práticas em hospitais, postos e clínicas para que tenham contato com a realidade dos serviços de saúde e consigam prestar assistência necessária aos pacientes.

O estágio é o período o qual os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática tudo que foi aprendido nas salas de aula. Assim como a apresentação do TCC (trabalho de conclusão de curso), é uma etapa obrigatória para a formatura do enfermeiro.

Qual o perfil do profissional de Enfermagem?

O objetivo primário do enfermeiro é prevenir, proteger, promover e reabilitar a saúde dos pacientes. Ele trabalha em conjunto com outros profissionais, como médicos, psicólogos e terapeutas, desenvolvendo práticas que ajudem na manutenção da qualidade de vida dos pacientes.

Por isso, é fundamental que esse profissional tenha conhecimento sobre anatomia humana, citologia, histologia, fisiologia e outros assuntos relacionados ao corpo humano. Essa compreensão é importante para que o enfermeiro saiba quais decisões devem ser tomadas em cada momento durante sua jornada de trabalho.

O enfermeiro também precisa ter um conhecimentos sólido sobre nutrição e primeiros socorros, visto que ele atua em situações de emergência (prestando socorro a pessoas que sofreram acidentes ou um AVC, por exemplo) e ainda lida com quem que necessita de uma nutrição especial.

O enfermeiro ainda domina assuntos sobre saúde mental, cuidados especiais com crianças, adolescentes e idosos e deve ter conhecimento em gestão e liderança. Isso porque esse profissional frequentemente atua com gestão de pessoas.

Mas não se preocupe, pois você não precisa dominar todas essas habilidades antes de ingressar no curso de Enfermagem, pois tudo é aprendido durante os anos de graduação.

Como é o mercado de trabalho para o enfermeiro?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), intitulada de Perfil da Enfermagem no Brasil, mais de 90% dos profissionais da área estão empregados. A maior parte trabalha entre 40 e 60 horas semanais e a maior parte das vagas ocupadas se encontra no setor público: municípios, estados e governo federal.

Ainda há espaço para o profissional em clínicas particulares, entidades filantrópicas, institutos de pesquisa, cooperativas, empresas de medicina em grupo, laboratórios e nas salas de aula. Sim, o enfermeiro pode dar aulas para cursos de auxiliar e técnico de Enfermagem e em faculdades e universidades, desde que tenha mestrado ou doutorado.

De acordo com a pesquisa do Cofen, o profissional de Enfermagem recebe entre R$1 mil e  R$7 mil reais mensais, dependendo da capacitação do enfermeiro, tamanho do hospital ou clínica que atua, experiência e região onde mora.

Para trabalhar na área, não basta somente se formar e ter um diploma; ainda é preciso ter registro no COREN (Conselho Regional de Enfermagem).

Onde fazer o curso de Enfermagem em Guarulhos?

Há diversas opções para quem deseja fazer um curso de Enfermagem em Guarulhos. Atualmente, a cidade conta com instituições que oferecem a graduação tanto na modalidade a distância quanto presencial, mas todas são particulares.

Os valores das mensalidades variam bastante e os cursos a distância têm valores mais acessíveis. Confira a lista!

Instituição Sigla Modalidade
Centro Educacional Anhanguera Anhanguera Presencial
Centro Universitário Claretiano CEUCLAR A distância
Universidade Paulista UNIP A distância
Universidade Universus Veritas Guarulhos Univeritas UNG Presencial
Faculdade Eniac ENIAC Presencial
Faculdade de Guarulhos FAG Presencial
Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos FG Presencial

Como escolher a melhor faculdade de Enfermagem em Guarulhos?

Para escolher um bom curso de Enfermagem em Guarulhos é preciso avaliar diversos critérios, desde a estrutura da instituição até a qualidade do corpo docente. No caso de a graduação ser a distância, é preciso se certificar de que a universidade oferece a carga horária mínima estabelecida pelo MEC de atividades presenciais.

Agora, se você quer estudar em uma faculdade bem avaliada pelo Ministério, pode acessar a página e-MEC e verificar a nota de avaliação da instituição onde pretende estudar.

Quais outras faculdades oferecem o curso de Enfermagem fora da cidade de Guarulhos?

Se você não mora na cidade de Guarulhos, mas quer fazer o curso de Enfermagem, não terá dificuldades em encontrar instituições que oferecem a graduação. Abaixo, listamos de boas faculdades reconhecidas pelo MEC:

Veja também

Veja 9 profissões para quem gosta de ajudar pessoas

4 profissões em alta na área da saúde

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin