dcsimg

Saiba como é o curso de Engenharia a distância e onde cursar

Pensando em seguir carreira na área de Engenharia? Então conheça as alternativas nesse campo e saiba como funciona o curso de Engenharia a distância.

Engenharia é a área para quem tem aptidões que envolvem criação, desenho, ciências físicas e matemáticas, uma boa visão espacial e raciocínio lógico.

Em sua concepção tradicional, a Engenharia lidava com objetos palpáveis, mas as constantes transformações no mundo do trabalho e nas ocupações lhe deu mais algumas responsabilidades. Atualmente, a área também lida com obrigações fiscais, custos, sistemas e aplicações tecnológicas.

Se é de seu interesse fazer um curso de graduação nessa área, você deve conhecer as possibilidades, já que a Engenharia tem ramificações que dão ênfase a campos de aplicação mais específicos.

Para tirar suas dúvidas e facilitar a sua decisão na hora de escolher, fizemos um apanhado de informações sobre a carreira em Engenharia.

Falaremos também sobre como fazer um curso de Engenharia a distância, uma vez que essa modalidade de ensino cresce a cada dia e tem sido a solução para quem quer estudar, mas precisa trabalhar.

Curso de Engenharia a distância: titulações

Os cursos de graduação superior em Engenharia formam bacharéis – algumas faculdades formam tecnólogos.

Tanto o bacharelado quanto o tecnológico abrem um amplo campo de atuação para o profissional. A diferença entre os eles é o tempo de estudo (bacharelado entre 4 e 5 anos e tecnológico entre 2 e 3 anos) e o foco.

Enquanto o bacharel tem uma formação conceitual e teórica, o tecnólogo tem uma formação prática e bem direcionada às necessidades do mercado.

Já a licenciatura é para quem deseja dar aulas no ensino fundamental e médio. Caso seja do interesse do engenheiro, ele pode validar as disciplinas do bacharelado e fazer as que o tornem apto a lecionar. Não existe licenciatura em Engenharia.

Por que cursar faculdade de Engenharia a distância?

O ensino a distância atendeu uma demanda de educação superior e profissionalizante a quem não dispunha de condições para frequentar um curso presencial.

Muitas pessoas precisam trabalhar tão logo concluem o ensino médio, outras não conseguem acesso às universidades públicas e não têm como investir em uma faculdade privada.

Seja qual for o caso, elas são contempladas com cursos superiores a distância, em diversas áreas do conhecimento, mesmo diploma de cursos de graduação presenciais e preço baixo. Além disso, com a possibilidade de conseguirem descontos, financiamentos ou bolsas de estudos.

Onde estudar Engenharia a distância e quais as opções

Quando falamos em Engenharia, estamos englobando todos os tipos. Para você ter uma ideia clara, vamos mostrar as opções oferecidas pelas instituições e depois explicar um pouco sobre cada uma delas, suas principais características e campo de atuação.

Todos os cursos listados a seguir são de bacharelado, autorizados e reconhecidos pelo MEC:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

  • Engenharia Civil
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Produção

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Produção

Universidade de Franca (UNIFRAN)

  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Produção

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Na Faculdade Pitágoras, a modalidade oferecida não é totalmente a distância, é semipresencial, dividida da seguinte forma: 44% a distância e 56% presencial. As opções oferecidas são:

  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica

Fique por dentro das Engenharias

Engenharia Civil

Os profissionais desta área têm entre suas funções criar o projeto de serviços e obras de construção civil, executar, supervisionar e coordenar o projeto e obra. Além da construção civil, também aplicam seus conhecimentos em Geotecnia, sistemas estruturais, de transportes, Hidrotecnia e afins.

Engenharia da Computação

Formação que capacita o profissional a desenvolver, adaptar, implementar, industrializar e instalar sistemas computacionais e a integrar recursos lógicos e físicos para atender às demandas de informática, computação e automação.

Engenharia de Controle e Automação

É a área da Engenharia que forma profissionais para atuarem no controle de processos industriais que envolvem o planejamento, fabricação e manutenção de máquinas e de outros sistemas de automação utilizados na indústria. A tendência dessa área é ganhar cada vez mais visibilidade e campo de atuação com a Indústria 4.0.

Engenharia de Produção

Qualquer processo de produção precisa ser bem planejado para otimizar recursos financeiros, de pessoal e tempo, a fim de garantir a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos e aumentar a produtividade. Essa é, basicamente, a função do engenheiro de produção.

Engenharia Elétrica

Forma profissionais para atuarem com projetos, acompanhamento e execução de obras em geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. Importante frisar que sua formação também o prepara para trabalhar com as fontes renováveis de energia, como a eólica e solar.

Engenharia Mecânica

O projeto, instalação, otimização, operação e manutenção de sistemas mecânicos, eletromecânicos e termodinâmicos de elementos de máquinas e estruturas são parte do trabalho de um profissional formado em Engenharia Mecânica.

Engenharia Ambiental

Forma profissionais para atuarem como agentes responsáveis pelo estudo dos sistemas de produção com a finalidade de reduzir os impactos ambientais e conservar os recursos naturais. Sua função também é ajudar com a qualidade de vida da população, por meio da elaboração e execução de projetos de saneamento, dos recursos hídricos e tratamento de resíduos.

Complemente a leitura:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para passar em Engenharia

É possível conseguir uma bolsa de estudos para EAD?

Agora que está um pouco mais informado sobre as Engenharias, conte-nos os seus planos. Já sabe qual área seguir e qual faculdade escolher?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin