dcsimg

Conheça o curso de Gestão de Pessoas e veja onde estudar

A carreira em Gestão de Pessoas é promissora. Veja aqui como ingressar nesse mercado!

Gestão de Pessoas é um dos nomes que pode ter o curso de Gestão de Recursos Humanos. O foco é o mesmo: administrar a relação dos funcionários com as empresas, desde a contratação até as estratégias para evitar a fuga de talentos.

O aluno aprende sobre Administração, Psicologia, Comunicação e Direito Trabalhista, tudo aplicado ao dia a dia do profissional. O curso é do grau tecnológico e tem curta duração: em dois anos você já sai com o seu diploma.

A oferta é enorme, em universidades públicas e privadas e nos sistemas presencial e a distância. Isso traduz uma forte demanda do mercado de trabalho por profissionais com formação específica em Gestão de Pessoas.

Confira agora mesmo mais informações sobre o curso e veja onde estudar!

Como é a graduação em Gestão de Pessoas?

O curso de Gestão de Pessoas é do tipo tecnológico, que proporciona formação de nível superior em um tempo relativamente curto. A graduação tem caráter objetivo e totalmente voltado para o mercado de trabalho.

Muitos alunos, inclusive, já são profissionais do setor que necessitam de um diploma universitário para avançar na carreira.

A faculdade promove as habilidades de detectar talentos e desenvolver líderes, dois aspectos que, segundo a consultoria especializada Robert Half, estão entre os mais valorizados pelas empresas para o profissional de RH.

Quando você estiver procurando o curso ideal, é preciso estar atento às diferentes denominações que a graduação em Gestão de Pessoas pode ter nas faculdades brasileiras.

O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia aponta que, além de Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos, o curso pode ser oferecido com os seguintes nomes:

  • Desenvolvimento de Recursos Humanos
  • Gerência de Desenvolvimento de Pessoas
  • Gestão de Pessoas e Competências
  • Gestão de Pessoas e das Relações de Trabalho
  • Gestão de Pessoas nas Organizações
  • Gestão de Talentos
  • Gestão em Controladoria e Recursos Humanos
  • Recursos Humanos

Um dos pontos fortes do curso é a empregabilidade. O setor de RH das empresas vem ganhando cada vez mais peso, já que a satisfação da equipe tem relação direta com a produtividade das organizações.

Curso de Gestão de Pessoas online

Existe uma oportunidade para estudar Gestão de Pessoas sem ter que frequentar a faculdade todos os dias e, mesmo assim, sair com um diploma que vale tanto quanto o presencial: é o curso a distância.

Além da flexibilidade de horários e do conforto de estudar em casa, o curso de Gestão de Pessoas online tem outra vantagem: as mensalidades são mais acessíveis.

O conteúdo do curso online é equivalente ao do presencial e a duração é a mesma. Na Anhanguera, por exemplo, a duração do curso nas modalidades tradicional e a distância é de dois anos.

O que se estuda no curso de Gestão de Pessoas

O curso de tecnólogo em Gestão de Pessoas é bastante objetivo e específico, mas conta também com uma parte teórica, que vai dar base ao profissional para traçar estratégias e promover o bom ambiente da organização. Entre essas matérias, estão, por exemplo:

  • Psicologia do Trabalho
  • Comunicação Empresarial
  • Desenvolvimento Organizacional

As disciplinas de gestão aparecem ao longo de todo o curso. Conheça algumas:

  • Gestão das Organizações
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Estratégica
  • Sistemas Gerenciais de Apoio à Decisão

Mas o forte mesmo está no estudo das várias funções diárias do profissional de Gestão de Pessoas:

  • Administração de Cargos e Salários
  • Administração de Departamento Pessoal
  • Recrutamento e Seleção de Pessoas
  • Relações Trabalhistas
  • Treinamento e Desenvolvimento de RH

Onde encontrar o curso de Gestão de Pessoas

O curso de Gestão de pessoas é super fácil de encontrar em faculdades de todo o Brasil. Lembre-se que em muitas instituições ele se chama Gestão de Recursos Humanos.

A primeira coisa que você tem que verificar antes de escolher a faculdade é saber se ela tem o aval do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Só o reconhecimento do Ministério garante a validade do diploma.

Depois de ter certeza do aval do MEC, vale a pena procurar as notas da faculdade e do curso. São vários critérios avaliados pelo MEC, com conceitos de 1 a 5 (sendo que 5 é a nota máxima).

O curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), por exemplo, é muito bem avaliado pelo MEC, com notas acima da média em vários quesitos.

Outro ponto importante é conhecer a infraestrutura da faculdade, como bibliotecas e salas de informática com equipamentos atualizados. No caso dos cursos a distância, você deve se informar sobre a estrutura dos polos de apoio e a experiência da faculdade em graduações online.

Veja agora nossas sugestões de faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Gestão de Pessoas presencial e online:

Veja também:

Quanto ganha um profissional de RH?

O que achou do curso de Gestão de Pessoas? Já tem uma faculdade preferida? Presencial ou a distância? Conte tudo aqui para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin