Conheça o curso de Gestão de Pessoas e veja onde estudar

A carreira em Gestão de Pessoas é promissora. Veja aqui como ingressar nesse mercado!

curso de gestão de pessoasGestão de Pessoas é um dos nomes que pode ter o curso de Gestão de Recursos Humanos. O foco é o mesmo: administrar a relação dos funcionários com as empresas, desde a contratação até as estratégias para evitar a fuga de talentos.

O aluno aprende sobre Administração, Psicologia, Comunicação e Direito Trabalhista, tudo aplicado ao dia a dia do profissional. O curso é do grau tecnológico e tem curta duração: em dois anos você já sai com o seu diploma.

A oferta é enorme, em universidades públicas e privadas e nos sistemas presencial e a distância. Isso traduz uma forte demanda do mercado de trabalho por profissionais com formação específica em Gestão de Pessoas.

Confira agora mesmo mais informações sobre o curso e veja onde estudar!

Como é a graduação em Gestão de Pessoas?

O curso de Gestão de Pessoas é do tipo tecnológico, que proporciona formação de nível superior em um tempo relativamente curto. A graduação tem caráter objetivo e totalmente voltada para o mercado de trabalho.

Muitos alunos, inclusive, já são profissionais do setor que necessitam de um diploma universitário para avançar na carreira.

A faculdade promove as habilidades de detectar talentos e desenvolver líderes, dois aspectos que, segundo a consultoria especializada Robert Half, estão entre os mais valorizados pelas empresas para o profissional de RH.

Quando você estiver procurando o curso ideal, é preciso estar atento às diferentes denominações que a graduação em Gestão de Pessoas pode ter nas faculdades brasileiras.

O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia aponta que, além de Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos, o curso pode ser oferecido com os seguintes nomes:

  • Desenvolvimento de Recursos Humanos
  • Gerência de Desenvolvimento de Pessoas
  • Gestão de Pessoas e Competências
  • Gestão de Pessoas e das Relações de Trabalho
  • Gestão de Pessoas nas Organizações
  • Gestão de Talentos
  • Gestão em Controladoria e Recursos Humanos
  • Recursos Humanos

Um dos pontos fortes do curso é a empregabilidade. O setor de RH das empresas vem ganhando cada vez mais peso, já que a satisfação da equipe tem relação direta com a produtividade das organizações.

Curso de Gestão de Pessoas online

Existe uma oportunidade para estudar Gestão de Pessoas sem ter que frequentar a faculdade todos os dias e, mesmo assim, sair com um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e que vale tanto quanto o presencial: é o curso a distância (EaD).

Além da flexibilidade de horários e do conforto de estudar em casa, o curso de Gestão de Pessoas online tem outra vantagem: as mensalidades são menores do que a de um curso presencial. Uma ótima opção para quem deseja fazer uma graduação com um investimento menor, mas com qualidade.

O conteúdo do curso online é equivalente ao presencial e a duração é a mesma. Na Anhanguera, por exemplo, a duração do curso nas modalidades tradicional e a distância é de dois anos. Esse formato ainda possibilita a interação com professores e outros alunos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).  

Em alguns casos, o aluno vai precisar ir até o polo de apoio presencial para realizar alguma atividade avaliativa, mas a maioria das disciplinas são ofertadas por meio da internet.

O que se estuda no curso de Gestão de Pessoas

O curso de tecnólogo em Gestão de Pessoas é bastante objetivo e específico, mas conta também com uma parte teórica, que vai dar base ao profissional para traçar estratégias e promover o bom ambiente da organização.

De acordo Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de Gestão de Pessoas deve oferecer uma formação capaz de preparar profissionais para:

  • Planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios;
  • Desenvolver planos de carreira;
  • Promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e da organização (cultura, estrutura e tecnologias);
  • Planejar programas de qualidade de vida no trabalho;
  • Especificar e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização;
  • Avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores;
  • Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação;

Confira a seguir algumas disciplinas da grade curricular do curso de Gestão de Pessoas

  • Psicologia do Trabalho
  • Comunicação Empresarial
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Gestão das Organizações
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Estratégica
  • Sistemas Gerenciais de Apoio à Decisão
  • Administração de Cargos e Salários
  • Administração de Departamento Pessoal
  • Recrutamento e Seleção de Pessoas
  • Relações Trabalhistas
  • Treinamento e Desenvolvimento de RH

Mercado de Trabalho para formados Gestão de Pessoas

O profissional de Gestão de Pessoas pode atuar em empresas de assessoria, consultoria, planejamento, em indústrias de comércios e serviços, em órgãos públicos e centros de pesquisa. Em média, um profissional formado nessa área pode ganhar em torno de R$2700 a R$2800, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os valores podem variar de acordo com região do país, empresa, trabalho a ser desenvolvido, jornada de trabalho e experiência profissional. 

Onde encontrar o curso de Gestão de Pessoas

O curso de Gestão de pessoas é super fácil de encontrar em faculdades de todo o Brasil. Lembre-se que em muitas instituições ele se chama Gestão de Recursos Humanos.

A primeira coisa que você tem que verificar antes de escolher a faculdade é saber se ela tem o aval do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Só o reconhecimento do Ministério garante a validade do diploma.

Depois de ter certeza do aval do MEC, vale a pena procurar as notas da faculdade e do curso. São vários critérios avaliados pelo MEC, com conceitos de 1 a 5 (sendo que 5 é a nota máxima).

O curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), por exemplo, é muito bem avaliado pelo MEC, com notas acima da média em vários quesitos.

Outro ponto importante é conhecer a infraestrutura da faculdade, como bibliotecas e salas de informática com equipamentos atualizados. No caso dos cursos a distância, você deve se informar sobre a estrutura dos polos de apoio e a experiência da faculdade em graduações online.

Veja agora nossas sugestões de faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Gestão de Pessoas presencial e online:

O que achou do curso de Gestão de Pessoas? Já tem uma faculdade preferida? Presencial ou a distância? Conte tudo aqui para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin