dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Gestão Financeira

Gosta da área administrativa e deseja iniciar logo a faculdade para ingressar na área? Então, confira agora mais informações sobre o curso de Gestão Financeira, uma das áreas da Administração!

Fazer um curso superior garante ao aluno melhor colocação no mercado de trabalho, mais chances de subir de cargo e melhores salários. Uma das áreas que mais crescem no Brasil é a administrativa, trata-se de um setor essencial em todo tipo de empresa.

A área administrativa é composta por diversas outras áreas, mas, para trabalhar em uma delas, você não precisa necessariamente cursar Administração. Você pode optar por fazer um curso focado em determinada área da Administração.

Sendo assim, em vez de cursar um bacharelado em Administração, que tem duração de 4 anos, você pode optar por fazer apenas uma das áreas que a compõe. Nesse caso, fará um curso de grau tecnológico com duração de 2 anos a 2 anos e meio.

Uma das opções de cursos tecnológicos é a área de Finanças. Se tem interesse nesse setor, o curso de Gestão Financeira é indicado para você. Por isso, nesse artigo falaremos as principais informações sobre o curso de Gestão Financeira. Confira!

Qual a função do Gestor Financeiro?

Esse profissional, como o próprio nome já indica, cuida das finanças de determinada organização. Faz o planejamento financeiro a partir da organização, captação e aplicação de recursos.

Para isso, esse profissional precisa ser capaz de analisar créditos e demonstrativos contábeis, acompanhar a manutenção de estoques, avaliar o faturamento e o fluxo de caixa.

Além disso, é muito importante ficar antenado com as novidades do mercado para sugerir mudanças caso seja necessário. Mudanças que podem envolver alterações nas aplicações, novas formas de pagamento e modificações em demais ações financeiras que estejam envolvidas no sucesso econômico da companhia.

Para desenvolver sua função de forma eficiente, o gestor financeiro deve ter visão ampla e sistêmica, boa comunicação, facilidade para trabalhar em equipe e capacidade de liderança.

Como e onde atua o Gestor Financeiro?

As atividades financeiras podem ser desenvolvidas nos cargos de assistente, analista, assessor ou consultor no mercado financeiro. Em alguns cargos, esse profissional terá mais responsabilidade e autonomia para trabalhar, em outros sua função será prestar assistência a um superior da companhia.

Também poderá trabalhar no departamento financeiro de empresas de diferentes ramos e portes como, por exemplo, bancos, instituições de crédito, corretoras de valores, organizações do terceiro setor ou distribuidoras de valores mobiliários. Pode atuar, ainda, como consultor, de forma autônoma.

Como é o curso de Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira deve capacitar o aluno para que este desenvolva habilidades que atendam às necessidade do mercado. Para isso, é importante que ele aprenda a usar ferramentas e técnicas que melhorem os resultados econômico-financeiros da companhia.

Durante todo o curso, o aluno verá muito cálculo. Estudará fundamentos das Finanças, Contabilidade, Matemática Financeira, Administração, Estatística, Gestão de investimento, Mercado de capitais, Capital de giro e Formação de preços. Serão ministradas ainda aulas de Direito Empresarial, Legislação tributária, Ética e Comportamento organizacional.

Grade curricular do curso de Gestão Financeira

Para você entender melhor como funciona o curso de Gestão Financeira, separamos uma grade curricular. Dessa forma, você conseguirá ver as disciplinas ministradas durante o curso.

Vale ressaltar que essa grade curricular é da Universidade Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial). Se você decidir por outra instituição, algumas matérias podem ser diferentes. Isso porque disciplinas gerais são alteradas de faculdade para faculdade.

Módulo 1 – Ambiente Organizacional

  • Introdução e Teoria da Administração – 80 horas
  • Estatística – 80 horas
  • Matemática Financeira – 80 horas
  • Matemática Aplicada – 80 horas
  • Informações Estratégicas – 80 horas

Módulo 2 – Aspectos Jurídicos e Contabilidade

  • Caracterização e Formação da Organização e Estado – 80 h
  • Fundamentos e Princípios do Direito – 80 h
  • Contabilidade de Custos – 80 h
  • Fundamento de Custeio – 80 h
  • Princípios da Formação de Preços – 80 h

Módulo 3 – Ambiente Econômico-Financeiro

  • Natureza dos Fundamentos Econômicos – 80 horas
  • Princípios, Organização e Bases da Atividade Econômica – 80 horas
  • Introdução à Teoria da Firma – 80 horas
  • Princípios Contábeis – 80 horas
  • Estrutura de Capital – 80 horas

Módulo 4 – Estrutura de Capitalização

  • Administração Financeira e Regime de Capitalização – 80 horas
  • Fundamentos do Orçamento de Capital – 80 horas
  • Estrutura de Capital e Políticas de Crédito – 80 horas
  • Conceito de Mercado de Capitais – 80 horas
  • Sistema Financeiro Nacional – 80 horas

Onde Estudar Gestão Financeira

Como esse curso faz parte da área administrativa, uma das que mais crescem no país, não será muito difícil você encontrar uma instituição que ofereça essa graduação. Entretanto, é importante que você analise alguns pontos antes para não ter “dor de cabeça” durante a graduação.

Os principais aspectos a serem considerados são a facilidade de acesso, a infraestrutura que a universidade oferece aos alunos e, principalmente, se a faculdade em questão é reconhecida pelo Ministério da Educação, o MEC.

Sabemos que pesquisar as faculdades uma por uma dá muito trabalho. Pensando nisso, selecionamos para você algumas opções que atendem a todos esses requisitos. Além disso, elas também possuem programas próprios de bolsas e descontos em mensalidades. Conheça abaixo essas opções!

Veja também:

Gestão Financeira: curso e mercado de trabalho

Quanto ganha um gestor financeiro?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin