dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de RH e veja onde estudar

Dá para se formar em RH em pouco tempo e ainda sair da faculdade com boa empregabilidade. Saiba mais aqui!

Em dois anos de faculdade, você pode sair com o diploma de Recursos Humanos nas mãos. Daí, é só partir para o mercado de trabalho, onde um bom profissional de RH vem sendo cada vez mais valorizado.

Essa graduação está entre as de maior oferta nas universidades brasileiras, o que reforça a ideia de que o gestor de RH está em alta no mercado. O número de cursos já ronda os 1.000, considerando faculdades presenciais e a distância.

O profissional formado vai atuar diretamente com os funcionários e sua relação com as empresas, tendo em vista a produtividade e o bom ambiente de trabalho. O objetivo é deixar todo mundo contente!

Conheça agora mesmo o curso de RH, as matérias estudadas e veja onde fazer a faculdade!

Sobre o curso de RH

Na maioria das faculdades, o curso recebe o nome de Gestão de Recursos Humanos. Mas atenção, porque em algumas instituições a denominação pode ser outra.

O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia relaciona os seguintes nomes para cursos com conteúdo equivalente ao de Gestão de Recursos Humanos:

  • Desenvolvimento de Recursos Humanos
  • Gerência de Desenvolvimento de Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Pessoas e Competências
  • Gestão de Pessoas e das Relações de Trabalho
  • Gestão de Pessoas nas Organizações
  • Gestão de Talentos
  • Gestão em Controladoria e Recursos Humanos
  • Recursos Humanos

Os cursos tecnológicos foram pensados para atender à demanda do mercado de trabalho. No caso do RH, ele foi durante muitos anos – e ainda é! – uma disciplina dentro do curso de Administração.

Acontece que as empresas passaram a necessitar cada vez mais de profissionais com conhecimentos e habilidades muito específicas para o setor de Recursos Humanos. Essa área das organizações foi ganhando destaque e importância a partir dos anos 60, o que acabou, mais tarde, originando o curso.

A graduação se concentra nas atividades do departamento de RH. O aluno aprende a elaborar folhas de pagamento, solucionar conflitos, analisar leis trabalhistas, administrar a política de cargos e salários, realizar programas e atividades motivacionais, recrutar e capacitar funcionários e zelar por um bom ambiente de trabalho.

Tudo isso para que o futuro profissional possa gerenciar o capital humano das empresas de forma estratégica. De acordo com a consultoria especializada Robert Half, um dos maiores desafios atuais do RH é evitar a fuga de talentos. Para isso, uma boa estratégia de salários e promoções, por exemplo, pode ser fundamental.

O que se estuda no curso de RH

Muitas matérias abordam diretamente atividades cotidianas do profissional de RH, como Recrutamento e Seleção e Administração de Cargos e Salários.

Outras trazem um conhecimento mais teórico, mas que também será aplicado na rotina do RH de forma prática, como Psicologia do Trabalho e Comunicação Empresarial.

Como exemplo de grade curricular de RH, veja algumas das principais disciplinas do curso da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) a distância, sabendo que os nomes das matérias podem variar conforme a faculdade.

  • Administração de Cargos e Salários
  • Administração de Departamento Pessoal
  • Comunicação Empresarial
  • Consultoria em RH
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental
  • Gestão das Organizações
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Estratégica
  • Psicologia do Trabalho
  • Recrutamento e Seleção de Pessoas
  • Relações Trabalhistas
  • Sistemas Gerenciais de Apoio à Decisão
  • Treinamento e Desenvolvimento de RH

Curso de RH a distância

Morre de vontade de estudar RH mas não tem tempo de ir à faculdade? O curso de RH a distância pode ser a solução!

O diploma vale tanto quanto o presencial. Isso, desde que a faculdade e o curso estejam credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) – não deixe de verificar essa informação antes de entrar na faculdade!

O conteúdo do curso a distância é equivalente ao do presencial, e a duração da faculdade é igual. A grande diferença mesmo é a flexibilidade de horários que o aluno tem para estudar.

Isso é possível por que o curso de RH a distância é feito quase totalmente pelo computador, e você pode acessar os conteúdos onde e quando quiser.

A exigência é a mesma e você tem que seguir certinho o cronograma de cada matéria, mas tem a vantagem de poder adaptar os horários de estudo com as outras tarefas da sua rotina.

O ambiente virtual onde funciona o curso é muito completo e de fácil navegação. Você assiste às aulas, lê os textos, faz os exercícios e participa de fóruns de discussão para aprofundar os temas mais importantes. Além disso, tem canais de comunicação sempre abertos para solucionar dúvidas com tutores e professores.

Toda graduação a distância precisa ter um polo de apoio. O polo é uma estrutura física utilizada para a parte presencial dos cursos a distância (realização de provas, por exemplo) e também para resolver questões administrativas.

Por isso, antes de se animar por um curso de RH a distância, verifique se a faculdade do seu interesse mantém um polo de apoio em sua cidade ou região. Universidades bem estruturadas costumam ter polos em várias cidades de todo o Brasil.

Onde estudar RH

Veja agora algumas opções de faculdades que oferecem o curso de RH nos sistemas presencial e a distância. Elas fazem parte de grandes grupos educacionais e contam com enorme estrutura no país inteiro.

As mensalidades seguem a média do mercado e, em alguns casos, estão inclusive abaixo da média. No caso de você optar pelo RH a distância, o preço é ainda mais acessível.

Além disso, são credenciadas e bem avaliadas pelo MEC, o que pode fazer toda a diferença na hora de procurar emprego.

Confira:

Veja também:

Descubra o preço de uma faculdade de RH

Está preparado para entrar no mundo do RH? Já escolheu a sua faculdade? Comente seus planos aqui com a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin