dcsimg

Descubra se existe o curso de Direito EAD

Quer saber se existe curso de Direito a distância? Saiba onde você pode cursar Direito neste texto!

O curso de Direito é um dos mais antigos do país. As primeiras cidades a terem o curso foram Olinda e São Paulo, e isso ocorreu no século XVIII.

Pelos livros literários e de história, sabemos que a principal formação dos filhos das famílias mais ricas no Brasil era a de “Bacharel de Direito”. O curioso é que, até hoje, esse curso ainda tem muito prestígio na sociedade, sendo considerado uma ótima opção que conta com várias possibilidades de emprego.

Contudo, infelizmente o curso de Direito ainda não é oferecido no país na modalidade a distância (EAD). Sendo assim, se você desejar ser formado em “Direito”, precisará buscar por um curso tradicional, que é presencial. Apesar disso, existem alguns cursos superiores na área do Direito que podem ser realizados a distância: são os cursos tecnólogos e você poderá saber mais sobre eles lendo este texto.

O curso de Direito e o Mercado de Trabalho

O profissional de Direito, após concluir a faculdade, é nomeado de “Bacharel de Direito”. A partir desse título, o recém-formado terá um leque de oportunidades que poderá escolher. Entre as principais carreiras seguidas por pessoas formadas em direito estão:

  • Carreira de Advogado

Se a pessoa deseja seguir uma carreira de advogado, após concluir seu curso de Direito, precisará se submeter à prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Essa prova avaliará os conhecimentos adquiridos ao longo da formação na faculdade e, se aprovado, o candidato terá a carteirinha da OAB e poderá exercer a advocacia em qualquer área que escolha, como Direito Penal, Direito da Família, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Civil etc.

  • Carreira Jurídica

Outra possibilidade é o bacharel de direito prestar concursos públicos para ingressar em um dos diversos órgãos públicos do Brasil. Nesse sentido, pode-se optar entre diversas instituições e cargos tais como Juiz, Desembargador, Delegado de Polícia, Promotor, Procurador etc.

  • Carreira Acadêmica

Além dessas duas alternativas, o bacharel em Direito também pode continuar seus estudos e realizar Mestrado, Doutorado e até mesmo Pós-Doutorado com o objetivo de realizar estudos e pesquisas na área do Direito, podendo utilizar desses títulos para também se tornar professor universitário.

O curso de Direito: disciplinas e duração

O curso de Direito é voltado para formação do Bacharel de Direito, o qual deve ter conhecimentos em todas áreas, ainda que deseje trabalhar especificamente com apenas uma delas.

Durante a faculdade, a formação inicia-se com disciplinas mais amplas e voltadas ao estudo da Sociologia, Filosofia, Teoria Geral do Estado etc. Posteriormente, o curso se centra no estudo dos diversos códigos de leis brasileiros que manifestam-se por meio das matérias de Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito Ambiental, Direito Administrativo etc.

A duração do curso de Direito normalmente é de 5 anos. Nos últimos anos, normalmente é exigido do aluno estágio e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), mas esses critérios variam de acordo com cada faculdade.

Cursos a distância na área do Direito

Apesar de não existir Direito na modalidade EAD, você pode fazer um Curso Superior de Tecnologia, também chamado de Curso Tecnólogo, na Área Jurídica, e isso pode abrir a possibilidade para que você atue nesta área.

Esses cursos têm a mesma validade que outros cursos de Ensino Superior. A diferença é que os tecnólogos são mais voltados a uma área mais específica e têm um maior foco na prática, em vez de estudos teóricos. Assim, o curso tecnólogo é pensado diretamente para o mercado de trabalho.

Desse modo, se você deseja realizar um curso EAD na Área Jurídica, estes Cursos Superiores de Tecnologia são uma excelente opção:

  • Investigação Forense e Perícia Judicial: Tem duração de três anos.  Forma investigadores e peritos que normalmente atuam em Institutos de Criminalística. Pode prestar concurso público para garantir emprego. Seu trabalho se resume a analisar e produzir provas por meio de análise dos vestígios de um crime. Assim, emite laudos e pareceres que servirão de base para a Justiça.
  • Serviços Penais: Tem duração de dois anos. Forma profissionais que gerenciam serviços penitenciários, ou seja, no dia a dia das unidades prisionais, ou em diversos setores administrativos implementando políticas públicas e elaborando estratégias de prevenção e reintegração social. Fazem também vistorias e perícias, além de emitirem laudos e pareceres técnicos..
  • Segurança Pública:Tem duração de dois anos. Forma profissionais que atuam no planejamento e na gestão de diversas ações de segurança pública, manutenção da ordem, segurança comunitária e defesa civil. Atuam também atuação junto ao departamento de polícia técnico-científica em vistorias, perícias e emissão de pareceres e laudos técnicos.

Onde estudar Direito ou Cursos Tecnólogos na área da Justiça

Tenha em mente que, se você deseja fazer o curso  de Direito ou um dos curso, precisa buscar por uma faculdade séria, comprometida com os alunos e, o mais importante, que seja reconhecida pelo MEC.

Isso será importante para que você possa, de fato, aprender durante a faculdade e ter certeza que investiu seu tempo e seus esforços no lugar correto.

Conheça algumas universidades que oferecem o curso de Direito presencial e Cursos Tecnólogos na área Jurídica e que são aprovadas pelo Ministério da Educação.

Nessas universidades, você contará com uma boa estrutura de curso, professores e equipe de administração.

Diante dessas possibilidades, você pode ingressar na carreira Jurídica sem necessariamente passar pelo curso tradicional de Direito. O melhor é que vários desses cursos Técnicos são ofertados na modalidade EAD, de modo a te permitir uma flexibilidade de horários dedicados ao estudo.

Veja também:

Direito e Advocacia: saiba mais sobre a profissão

Curso de Direito

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o curso de Direito, conte para nós – aqui embaixo nos comentários – porque escolheu esse curso e qual carreira você pretende seguir após se formar.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin