dcsimg

Entenda se existe curso de magistério gratuito

Pensando em se tornar professor da rede infantil, e gostaria de saber se existe alguma opção gratuita de magistério? Então leia o nosso artigo e descubra a resposta.

A área de Educação é conhecida por chamar a atenção de muitos estudantes que estão pensando em qual carreira seguir, o que se deve ao fato de essa ser uma das áreas com grandes demandas por profissionais qualificados, entre outras razões.

Nesse cenário, dentre as diversas formações que você pode fazer para se tornar professor, existe o curso de Magistério, que tem como foco a atuação no ensino infantil.

Se você está pensando em seguir esse caminho, talvez já tenha se perguntado se existe algum curso de magistério gratuito. Então continue lendo esse artigo, pois vamos responder essa sua pergunta no final do texto. 

Mas antes, precisamos clarificar alguns pontos importantes…

Existe curso de magistério gratuito?

A primeira tarefa é responder essa pergunta!

Existem sim algumas opções gratuitas, mas o estudante precisa se dedicar para conseguir aproveitar as oportunidades.

Uma das principais formas de fazer um curso magistério gratuito é por meio do Sisu.

Depois de receber o resultado do Enem, o estudante utiliza o Sistema de Seleção Unificada para se candidatar a vagas de universidades públicas de todo o país.

Após acessar o site oficial do programa, o candidato entra com as informações sobre o seu desempenho no Enem e escolhe os cursos e as faculdades em que tem interesse.

Ao final do período de inscrição, o candidato recebe a informação se conseguiu conquistar a vaga desejada ou não.

Se por acaso você não conseguir sua vaga, não desanime! Você ainda pode contar com bolsas de estudo integrais em diversas faculdades ou pelo menos conseguir bons descontos nas mensalidades.

Quais as diferenças entre o magistério e as outras formações para professores?

Existem inúmeras possibilidades de formação para professores. No Brasil, temos pelos menos três caminhos possíveis. Entenda cada um deles:

Cursos superiores de Licenciatura: Habilitam o profissional a atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. 

É o tipo de formação mais comum, disponível em praticamente todas as universidades brasileiras. Entre os mais procurados, temos: Letras, Química, Ciências Biológicas, Geografia, etc.

Curso superior de Pedagogia: Forma professores para atuar na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Também habilita o profissional a atuar na gestão do sistema escolar.

Magistério: É um curso de nível médio que forma professores para atuar na educação infantil. 

Até pouco tempo atrás, os profissionais com magistério podiam lecionar até o quarto ano da educação fundamental. 

Um projeto de lei alterou essa permissão e agora é necessário buscar formação superior para continuar ensinando a essas séries.

Veja, em resumo, onde cada um desses profissionais pode atuar:

Licenciados e Pedagogos

  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Ensino Superior (apenas pós-graduados)

Magistério

  • Apenas na Educação Infantil

Alterações no curso de magistério

Até 1996, os cursos de licenciatura no Brasil dividiam-se em dois tipos: curta e plena. 

A Licenciatura Curta caracterizava os cursos que formavam professores para dar aulas no ensino infantil e no ensino fundamental I (1ª a 4ª séries). 

Esse tipo de curso também era chamado de Magistério e tinha uma duração menor que os cursos de licenciatura plena.  

No curso de Licenciatura Curta, não era necessário fazer um curso superior em uma universidade, e a carga horária total para se formar era de 180 horas.

Acontece que grande parte dos cursos de Licenciatura Curta foram reduzidos em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e, por isso, nos dias atuais, a maioria das licenciaturas é do tipo “plena”.

Mas fique tranquilo, a formação de magistério ainda continua totalmente válida, desde que o profissional tenha interesse em lecionar para o nível de educação infantil.

Onde fazer um curso de magistério? 

Os cursos de magistério de curta duração são encontrados normalmente em faculdades de grande porte.

Os de licenciatura tradicionais, por outro lado, estão disponíveis em praticamente todas as instituições de ensino superior do Brasil.

A gente separou a seguir pelo menos três faculdades que oferecem os dois tipos de tipos de curso de magistério: o tradicional e o de curta duração.

São instituições reconhecidas e bem avaliadas no mercado de trabalho.

Conheça:

Essa lista contém algumas faculdades que, além de populares, contam com uma ótima avaliação por parte do Ministério da Educação e também com várias facilidades financeiras, como poder usar sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudo integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade.

Veja também

Vale a pena fazer licenciatura?

Quanto ganha um professor universitário?

Animado para fazer o curso de magistério e se tornar professor? Compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin