dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Processos Gerenciais

Se você gosta de organizar, planejar e negociar, a faculdade de Processos Gerenciais pode ser uma boa opção. Confira tudo sobre o curso!

Processos Gerenciais tem um pouco a ver com Administração, Marketing, Recursos Humanos, Logística e com outros cursos da área dos negócios. O diferencial é justamente este: proporcionar uma visão geral dos processos que envolvem gestão.

Quem se forma nessa faculdade sai com um perfil flexível, capaz de atuar em várias áreas do gerenciamento, seja no setor da indústria, do comércio ou de serviços. Essa versatilidade é muito valorizada pelas empresas.

O curso pertence ao grau tecnológico (ou de tecnologia), é de nível superior, pode ser feito de forma presencial ou a distância e tem curta duração: em apenas dois anos, você já está com o diploma nas mãos!

Descubra agora mesmo tudo sobre o curso de Processos Gerenciais, as principais matérias, onde você poderá trabalhar e dicas de faculdades que oferecem essa graduação.

Como é o curso de Processos Gerenciais?

A faculdade de Processos Gerenciais ensina um pouco de tudo o que tem a ver com o mundo dos negócios. Você aprende, por exemplo, a analisar demonstrativos contábeis, administrar compras e estoques, elaborar plano estratégico, acompanhar faturamento e fluxo de caixa.

Além disso, pratica – por meio de exercícios, estudos de caso e simulação de situações reais – sua capacidade de liderança, habilidades de negociador e o raciocínio rápido para a tomada de decisão em diversos contextos.

Uma característica interessante dessa graduação é que ela trabalha no aluno qualidades aparentemente opostas: os números e as relações humanas. O estudo de cálculos matemáticos vai ser fundamental para tarefas relacionadas às finanças, contabilidade e formação de preços, por exemplo.

Já o lado humano é importantíssimo para outros aspectos do dia a dia do profissional, como a gestão de conflitos, comportamento de equipes, administração de pessoal, negociação com clientes e fornecedores e comportamento do consumidor.

O mercado é favorável e as empresas vêm buscando profissionais que dominem todas essas competências específicas das organizações.

O caminho profissional pode começar ainda na época da faculdade, trabalhando como trainee em alguma empresa.

Depois de adquirir um pouco mais de experiência, algumas das funções mais comuns ocupadas por quem se forma em Processos Gerenciais são analista de cargos e salários, analista de orçamentos e custos, analista de recursos humanos, assistente administrativo e, com o tempo, cargos de gerência e chefia.

Uma das vantagens dos cursos tecnológicos, como o de Processos Gerenciais, é sua alta empregabilidade, já que eles foram criados justamente para atender a demandas do mercado por profissionais especializados.

O que se estuda em Processos Gerenciais

A graduação em Processos Gerenciais tem carga horária de 1.600 horas, o que geralmente pode ser feito em dois anos. Mesmo nesse período relativamente curto, dá tempo de aprender bastante coisa.

Apresentamos a seguir um exemplo de grade curricular, com as principais disciplinas que costumam fazer parte do curso. Os nomes das matérias podem ser diferentes dependendo da faculdade.

  • Comportamento e Cultura Organizacionais
  • Custos e Formação de Preços
  • Economia
  • Fundamentos Contábeis e Financeiros
  • Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos
  • Gestão das Relações Humanas
  • Gestão de Negócios
  • Gestão de Processos e Operações
  • Liderança e Gestão de Conflito
  • Planejamento Estratégico
  • Probabilidade e Estatística
  • Processos Decisórios
  • Sistemas Gerenciais de Apoio à Decisão
  • Teoria e Gestão Organizacional

Onde posso estudar Processos Gerenciais?

O curso de Processos Gerenciais existe há pouco tempo, mas a oferta já é grande no país. Ele pode ser feito presencialmente ou a distância.

O presencial você já conhece: é o jeito tradicional de fazer uma faculdade, com aulas de segunda a sexta, em horários fixos, junto aos colegas de turma e com o professor ali, ao vivo, na sua frente, explicando a matéria.

O modelo a distância surgiu mais recentemente e vem crescendo a passos largos no Brasil e no mundo, porque apresenta muitas vantagens. Um exemplo de instituição que oferece Processos Gerenciais a distância é a  Cruzeiro do Sul Virtual.

No curso de Processos Gerenciais a distância, a grade curricular é equivalente e o diploma tem a mesma validade do presencial. Além disso, o aluno ganha no conforto de estudar em casa, na flexibilidade de horários e no preço da mensalidade, que costuma ser mais acessível.

A opção por uma ou outra modalidade é totalmente sua. Você deve considerar sua rotina, perfil de estudos e disponibilidade de tempo.

Caso esteja pensando em optar pelo curso a distância, é necessário verificar se existe um polo de apoio em sua região. Você vai precisar frequentar o polo de apoio com alguma regularidade para fazer provas, trabalhos, etc. A informação pode ser consultada facilmente no site da faculdade.

Independentemente de escolher entre o sistema presencial ou a distância, há um dado fundamental que você deve conferir sempre: o credenciamento no Ministério da Educação (MEC). Somente faculdades e cursos autorizados pelo MEC podem emitir diplomas válidos em todo o Brasil.

Confira agora algumas faculdades credenciadas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Processos Gerenciais.

Elas têm grande estrutura, experiência no ensino presencial e a distância e trabalham com os programas governamentais FIES e o ProUni, além de terem seus próprios programas de benefícios financeiros.

Veja também:

Qual é o salário de Processos Gerenciais?

O que achou do curso? Processos Gerenciais é mesmo o seu caminho? Comente aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin